Início Notícias Investimentos Existe idade certa para começar a investir? Confira!

Existe idade certa para começar a investir? Confira!

0
0
(0)

Começar a investir ainda é uma questão para muitos brasileiros. Seja porque a renda é baixa em relação ao custo de vida ou pelo medo de fazer aplicações desconhecidas.

Além disso, há também a desculpa dada por muitos: a idade. Será que existe idade mínima para iniciar os investimentos? E a máxima? Pessoas na terceira idade podem investir?

De forma oficial, não existem restrições. O que precisa ser avaliado é qual tipo de aplicação pode ser mais vantajosa para cada momento da vida, ao considerar os objetivos pessoais.

Por isso, seja qual for sua idade, saiba que pode investir dinheiro onde quiser. Tenha em mente, porém, qual é a sua meta para quando deseja resgatar o montante.

Jovens e idosos devem optar por aplicações de baixo risco

Se você é jovem ou idoso, mas nunca investiu, o recomendado é começar com as aplicações mais conservadoras. Isso porque ao entrar neste mundo é comum sentir insegurança.

+ Como avaliar o nível de risco do investimento

Além disso, começar de cara com uma aplicação mais ousada pode trazer muitos prejuízos se você não tem o conhecimento necessário. Um exemplo de investimento com maior potencial de risco é o mercado de ações.

Diluir os investimentos também é uma ótima alternativa. Ou seja, não aplicar todo o seu valor poupado em um único lugar.

É possível investir em qualquer lugar, independentemente da idade

Conheça aplicações mais conservadoras para começar a investir

Como já mencionado, o objetivo do seu investimento conta mais que a idade na hora de escolher a aplicação. Uma das opções mais conservadoras, o Tesouro Selic é recomendado para praticamente todo mundo.

Ele é indicado para objetivos e metas de curto prazo ou para uma reserva de emergência. Por isso, vale para todas as idades.

Mas é importante reforçar o seguinte: muitas pessoas mais velhas abrem mão de uma reserva de emergência, mas em idades avançadas ela é muito necessária, assim como na juventude.

Essa negligência acontece, muitas vezes, devido à uma diminuição das obrigações em relação a filhos e construção de patrimônio. Porém, não significa que seja uma idade mais ‘barata’ de se viver.

O educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, alerta:

“O gasto com remédios fica muito mais alto, assim como o plano de saúde. A inflação na terceira idade também é maior”, relata Calil.

Em geral, os idosos costumam apresentar perfis mais conservadores de investimento em relação aos jovens. Por outro lado, os mais novos que são iniciantes também devem pensar bem e evitar arriscar muito sem conhecimento.

Pessoas nesses dois grupos, que estão buscando começar a investir, têm como opções de investimentos de baixo risco, por exemplo, Tesouro Direto, CDB Direto ou fundos de renda fixa.

Investimentos maiores só com mais experiência

Os investimentos apresentam um mundo de possibilidades. Isso significa que você não precisa ficar com receios de avançar só porque algumas modalidades representam riscos.

É claro que é preciso ter prudência para entrar em investimentos mais arriscados, mas existem formas de se preparar para isso. Na internet mesmo existem muitos cursos e conteúdos que podem te ajudar a ampliar sua visão no assunto.

Aliás, o verdadeiro investidor também é um eterno aprendiz. Para quem quer abraçar o ramo dos investimentos de verdade, deverá sempre estar se atualizando das melhores práticas e estratégias para gerir seu patrimônio.

Viu, só? Independente da sua idade, é possível começar a investir sim! Para começar, não é necessário investir muito dinheiro. Você pode começar, por exemplo, com R$100.

Gostou do nosso texto? Então continue navegando em nosso site e confira agora mesmo: 6 investimentos para começar com 100 reais. Boa leitura!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui