Início Notícias Finanças Pessoais Posso financiar imóvel direto com a construtora?

Posso financiar imóvel direto com a construtora?

0
Tempo de leitura: 6 minutos
4
(1)

É possível adquirir um imóvel por meio de cartas de crédito, crédito bancário ou também pela própria construtora. Nesta última opção, não há grandes mistérios: a negociação pode ser realizada e o pagamento feito normalmente durante os meses.

Independentemente da modalidade que escolherá, seja consórcio imobiliário, financiamento bancário ou com a construtora, que é o que estamos dando ênfase no momento, a compra do imóvel será como um empréstimo.

Por isso, você poderá ser avaliado de acordo com as regras para a aprovação. Lembrando que o método de análise pode variar entre uma instituição e outra.

Boa opção para quem não consegue aprovação de crédito

Para aqueles que têm certa dificuldade de conseguir um empréstimo em bancos e se deparam com algum tipo de resistência por parte dessas grandes empresas, a opção de realizar todos os trâmites com a construtora pode ser um ótimo negócio.

É sabido que a seleção feita pelas instituições financeiras para a liberação de créditos é cheia de pré-requisitos e exigem a comprovação de uma infinidade de papéis.

Geralmente, são solicitados os seguintes documentos: comprovantes de renda, comprovante de estado civil e certidões negativas.

As construtoras não costumam ser tão criteriosas e a avaliação geralmente é mais facilitada. Esse é mais um fator positivo para você, caso esteja pensando em financiar um imóvel em breve.

Em determinados casos, são pedidos e exigidos apenas RG, CPF e comprovante de residência. Algumas nem mesmo solicitam comprovações de renda.

Diferenças entre construtoras

Algumas regras podem variar de construtora para construtora. Não existe um formato fixo. Há aquelas que só financiam imóveis novos em fase de construção, ou seja, apartamentos ou casas que ainda estão na planta.

Em contrapartida, há outras que possibilitam ao cliente condições mais flexíveis para o financiamento.

Geralmente, as construtoras oferecem menos burocracia aos seus possíveis clientes. Até porque, elas são as maiores interessadas na venda dos imóveis.

Quanto mais facilidades houver, mais procura terá, mais contratos serão fechados e, consequentemente, suas vendas serão concretizadas com sucesso.

Como financiar imóvel direto com a construtora

Diferente dos bancos, que possuem operações de créditos mais trabalhosas e muitas vezes necessitam de terceiros para tornar o procedimento mais ágil (como correspondentes, despachantes, consultores ou assessores imobiliários), as construtoras não exigem mediadores financeiros.

O contato funciona diretamente entre ela e o seu cliente. No entanto, as taxas de juros inseridas nesse tipo de financiamento podem ser bem mais altas se comparada aos juros bancários.

Financiar um imóvel com a construtora tem diversas vantagens

Os prazos para o pagamento geralmente menores, com prestações de aproximadamente cinco a dez anos.

Além disso, o valor das prestações no financiamento com as construtoras não tem alteração durante os meses correspondentes, mas podem ter ajustes anuais.

Já para as negociações bancárias, essas prestações podem ultrapassar 30 anos.

Conheça as vantagens e desvantagens de financiar um imóvel com a construtora

Antes de você financiar um imóvel direto com a construtora precisa saber quais são as vantagens e desvantagens existentes para você. Saber isso te ajuda a fazer a melhor escolha e também evita futuras dores de cabeça.

E para começar é preciso primeiro falar das vantagens. A principal delas é que a construtora não cobra juros sobre o valor financiado. Mas atenção, isso é somente durante o período de construção do imóvel.

Já os bancos, em sua maioria, costumam financiar o imóvel somente após o término da obra. 

Além disso, ao negociar algo que ainda não existe, não está pronto, as construtoras acabam oferecendo prazos mais flexíveis. E também são elas que estabelecem um valor mais baixo do que seria cobrado pela unidade pronta, para compensar os riscos.

Os bancos costumam ser mais burocráticos na aprovação do crédito. E é por isso, que as construtoras facilitam a concessão, para competir diretamente com as instituições financeiras e acabarem levando a melhor.

Além da facilidade em fechar o negócio, ainda existe uma alta probabilidade de valorização do apartamento. E talvez esse pode ser o principal motivo para você financiar com a construtora, já que quem compra o imóvel após a construção acaba pagando mais caro por ele.

Algumas empresas ainda permitem que os clientes customizem o imóvel. Não entendeu? Calma que o FinanceOne te explica, a construtora possibilita que o cliente adapte a unidade de acordo com as necessidades e os gostos, desde o acabamento até as instalações da cozinha e do banheiro.

Porém, no lado da desvantagem está o atual momento da economia brasileira, que precisa e deve ser levado em consideração. 

Isso porque esse tipo de transação está atrelado a juros variáveis, com parcelas que são reajustadas por conta dos índices da inflação. Por isso, é importante que você faça uma comparação com as taxas de financiamentos de outros bancos para avaliar esse ponto.

E só assim você chegará a conclusão se vale a pena ou não financiar imóvel direto com a construtora.

FGTS pode ser utilizado para liquidar a dívida

Vale lembrar que, nessa situação, você não poderá utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para efetuar o pagamento da parcela, como muitos fazem ao financiar um imóvel com a Caixa Econômica Federal, por exemplo.

Contudo, se houver algum imprevisto que impeça o cliente de dar continuidade ao pagamento até quitar as suas parcelas, o FGTS pode ser utilizado para sanar a dívida do imóvel.

Se o financiamento fosse concretizado através de um banco, o consumidor poderia sacar o FGTS e pagar o valor total ou parcial da sua casa.

Desse modo, seria abatido o saldo que estivesse negativo e poderiam ser pagas as prestações do financiamento bancário.

Informações evitam problemas

Antes de fechar qualquer negócio com determinada construtora, você precisa estar atento a tudo o que ela fez ou está realizando no momento.

Faça pesquisas sobre essas empresas, busque informações precisas sobre o trabalho exercido por ela. Veja se não há reclamações e preste bastante atenção em suas ações positivas também, procure sobre ela no Cartório de Registro de Imóveis e na Junta Comercial.

A avaliação dela será fundamental para a tomada da sua decisão. Na hora de financiar um apartamento é importante lembrar que o principal negócio de uma construtora não é realizar transações financeiras, e sim construir e vender imóveis.

Você tem o direito de obter essas informações com muita clareza e precisão. É possível financiar um imóvel com uma construtora sem grandes empecilhos, como foi provado. Por isso, não deixe de avaliar a possibilidade.

Informe-se sobre tudo para que possa investir seu dinheiro em um sonho real e agradável, livre de preocupações.

Você sabe se é possível comprar um imóvel sem entrada? Confira neste conteúdo exclusivo do FinanceOne!

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui