Início Uncategorized Como funciona a carta de crédito do consórcio?

Como funciona a carta de crédito do consórcio?

0
(0)

O consórcio é uma excelente forma de juntar dinheiro e começar a se organizar para adquirir um bem. Ele serve para quem deseja adquirir imóvel, terreno ou unidade comercial. Sobre a carta de crédito do consórcio, você sabe como funciona?

Essa dúvida acontece comumente e é preciso estar atento seja para pessoas físicas e/ou jurídicas.

Uma informação importante, por exemplo, é que diferentemente dos financiamentos, os consórcios não cobram taxas de juros.

A carta de crédito do consórcio nada mais é do que um documento financeiro que é adquirido no momento da contemplação pelo consorciado.

Ela permite, portanto, que o bem ou serviço seja adquirido ou contratado.

carta-de-credito-do-consorcio

A obtenção, no entanto, vai variar de acordo com o valor estipulado pelo consórcio.

Para que esse “sonho” seja concluído, são pagas parcelas mensais, conforme o prazo estipulado, podendo os consorciados participarem de assembleias.

Nesses momentos, podem ocorrer alguns sorteios que definirão o valor do crédito.

Isso geralmente acontece antes de terminar o processo de quitar a cota. O valor da carta de crédito do consórcio é correspondente ao que foi escolhido na hora da contratação.

Como funciona a contemplação da carta de crédito do consórcio

A contemplação do crédito geralmente acontece por meio de assembleias ordinárias, onde acontecem sorteios para que os integrantes recebam as suas cartas de crédito.

Além disso, a contemplação também pode acontecer através de lances. Esses lances, por sua vez, são feitos pelos consorciados e quem for o vencedor leva a carta de crédito.

O consorciado terá acesso à carta apenas após a contemplação. Nesse momento que antecede, a administradora  realiza uma análise para avaliar as garantias que são exigidas.

A contemplação do crédito costuma acontecer de maneira mensal, durante as assembleias (como já mencionado).

O consorciado precisa estar atento pois a contemplação pode acontecer a qualquer momento, desde que dentro do prazo total, já que não é estipulado um momento exato para isso.

Formas de contemplação: sorteio e lance

Por sorteio

Uma das primeiras formas de adquirir a contemplação é por meio de sorteio. As administradoras podem optar por utilizar os resultados da Loteria Federal como critério de obtenção e definir o número dos sorteados.

Algumas administradoras, no entanto, preferem realizar sorteio online.

Após o sorteio, é entregue a carta de crédito do consórcio no valor do plano que foi adquirido pelo consorciado. Isso não depende do número de parcelas já quitadas.

O sorteio nada mais é do que uma forma de decidir a ordem de recebimento do crédito. Isso porque todos serão contemplados até o prazo final do grupo, tendo em vista a sua duração.

Nessa modalidade, os consorciados vinculados concorrem de maneira igualitária.

Por lance

O modo de obter a contemplação por meio de lance é diferente do sorteio e é mais semelhante a um leilão. Essa modalidade pode acontecer tanto online quanto presencialmente.

Ela funciona como uma antecipação do pagamento, com lances, podendo ser ele livre, fixo ou embutido.

É possível até mesmo pagar utilizando o saldo do FGTS, quando estiver em jogo o consórcio de imóveis.

Diferentemente do sorteio, onde a sorte é o que mais está em jogo, no lance é possível antecipar a contemplação.

– Lance livre: qualquer valor pode ser oferecido. Nesse caso, quem der o maior lance recebe a carta de crédito;

– Lance fixo: determina-se o valor a ser oferecido em contrato;

Lance embutido: é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance.

Opções para utilizar a carta

– Adquirir um bem;

– Contratar serviços;

– Resgatar investimentos;

– Quitar financiamento;

– Compensação de valores.

Vantagens e validade de uma carta de crédito

Além de saber o que é a carta de crédito do consórcio e conhecer como se aplica no contexto de mercado financeiro, é importante conhecer quais são as suas vantagens.

Isso para saber até que ponto essa contemplação será vantajosa e trará benefícios.

Uma das principais vantagens do consórcio é o fato de os participantes não precisarem pagar as taxas de juros que são cobradas nas maiorias dos financiamentos.

Com o crédito do consórcio, é possível parcelar sem juros o bem, em sua totalidade, além de conseguir usar os créditos de outras formas.

Outra vantagem é a segurança no sistema de contemplação de carta de crédito, pois somente o solicitante pode utilizá-la.

Dessa forma, é possível ter claramente o controle do que será recebido.

A carta de crédito ainda possibilita uma facilidade e flexibiliza o poder das negociações no mercado, uma vez que pode ser usada como um pagamento à vista.

É possível, também, “chorar” por descontos e tentar negociar ainda outros pontos antes de finalizar qualquer trâmite.

A validade da carta de crédito do consórcio varia de acordo com o que for estipulado no contrato. Esse prazo costuma valer após aprovada a liberação do crédito.

A utilização geralmente é no prazo de 90 a 180 dias, mas pode ser também de acordo com as políticas da própria administradora.

O que avaliar antes de escolher um consórcio?

As vantagens de escolher um consórcio são muitas. Mas além de conseguir uma boa carta de crédito, além de ter diversos benefícios com essa prática, é preciso, inicialmente, saber escolher bem o consórcio.

Você sabe avaliar bem detalhes como o tipo do contrato, a administradora, os prazos, parcelas, taxas e tipos de lances?

Sem contar o planejamento financeiro que é necessário, certo? Confira mais dicas para se planejar e saiba como e o que avaliar antes de escolher um consórcio.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...

Como calcular quanto você precisa de renda extra

Em tempos de crise econômica, conseguir uma renda extra se torna o objetivo de muitos profissionais. No entanto, algumas pessoas não conseguem...

Como reclamar uma cobrança bancária indevida

Uma das maiores reclamações de consumidores com relação às instituições financeiras é a cobrança bancária indevida. Esse ainda é um problema recorrente, mas que...

4 vantagens do Open Banking para clientes e empresas

Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade...