Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como funciona a carta de crédito do consórcio?

Escrito por: Mateus Carvalho em 16 de janeiro de 2019

O consórcio é uma excelente forma de juntar dinheiro e começar a se organizar para adquirir um bem. Ele serve para quem deseja adquirir imóvel, terreno ou unidade comercial. Sobre a carta de crédito do consórcio, você sabe como funciona?

Essa dúvida acontece comumente e é preciso estar atento seja para pessoas físicas e/ou jurídicas.

Uma informação importante, por exemplo, é que diferentemente dos financiamentos, os consórcios não cobram taxas de juros.

A carta de crédito do consórcio nada mais é do que um documento financeiro que é adquirido no momento da contemplação pelo consorciado.

Ela permite, portanto, que o bem ou serviço seja adquirido ou contratado.

carta-de-credito-do-consorcio

A obtenção, no entanto, vai variar de acordo com o valor estipulado pelo consórcio.

Para que esse “sonho” seja concluído, são pagas parcelas mensais, conforme o prazo estipulado, podendo os consorciados participarem de assembleias.

Nesses momentos, podem ocorrer alguns sorteios que definirão o valor do crédito.

Isso geralmente acontece antes de terminar o processo de quitar a cota. O valor da carta de crédito do consórcio é correspondente ao que foi escolhido na hora da contratação.

Como funciona a contemplação da carta de crédito do consórcio

A contemplação do crédito geralmente acontece por meio de assembleias ordinárias, onde acontecem sorteios para que os integrantes recebam as suas cartas de crédito.

Além disso, a contemplação também pode acontecer através de lances. Esses lances, por sua vez, são feitos pelos consorciados e quem for o vencedor leva a carta de crédito.

O consorciado terá acesso à carta apenas após a contemplação. Nesse momento que antecede, a administradora  realiza uma análise para avaliar as garantias que são exigidas.

A contemplação do crédito costuma acontecer de maneira mensal, durante as assembleias (como já mencionado).

O consorciado precisa estar atento pois a contemplação pode acontecer a qualquer momento, desde que dentro do prazo total, já que não é estipulado um momento exato para isso.

Formas de contemplação: sorteio e lance

Por sorteio

Uma das primeiras formas de adquirir a contemplação é por meio de sorteio. As administradoras podem optar por utilizar os resultados da Loteria Federal como critério de obtenção e definir o número dos sorteados.

Algumas administradoras, no entanto, preferem realizar sorteio online.

Após o sorteio, é entregue a carta de crédito do consórcio no valor do plano que foi adquirido pelo consorciado. Isso não depende do número de parcelas já quitadas.

O sorteio nada mais é do que uma forma de decidir a ordem de recebimento do crédito. Isso porque todos serão contemplados até o prazo final do grupo, tendo em vista a sua duração.

Nessa modalidade, os consorciados vinculados concorrem de maneira igualitária.

Por lance

O modo de obter a contemplação por meio de lance é diferente do sorteio e é mais semelhante a um leilão. Essa modalidade pode acontecer tanto online quanto presencialmente.

Ela funciona como uma antecipação do pagamento, com lances, podendo ser ele livre, fixo ou embutido.

É possível até mesmo pagar utilizando o saldo do FGTS, quando estiver em jogo o consórcio de imóveis.

Diferentemente do sorteio, onde a sorte é o que mais está em jogo, no lance é possível antecipar a contemplação.

– Lance livre: qualquer valor pode ser oferecido. Nesse caso, quem der o maior lance recebe a carta de crédito;

– Lance fixo: determina-se o valor a ser oferecido em contrato;

Lance embutido: é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance.

Opções para utilizar a carta

– Adquirir um bem;

– Contratar serviços;

– Resgatar investimentos;

– Quitar financiamento;

– Compensação de valores.

Vantagens e validade de uma carta de crédito

Além de saber o que é a carta de crédito do consórcio e conhecer como se aplica no contexto de mercado financeiro, é importante conhecer quais são as suas vantagens.

Isso para saber até que ponto essa contemplação será vantajosa e trará benefícios.

Uma das principais vantagens do consórcio é o fato de os participantes não precisarem pagar as taxas de juros que são cobradas nas maiorias dos financiamentos.

Com o crédito do consórcio, é possível parcelar sem juros o bem, em sua totalidade, além de conseguir usar os créditos de outras formas.

Outra vantagem é a segurança no sistema de contemplação de carta de crédito, pois somente o solicitante pode utilizá-la.

Dessa forma, é possível ter claramente o controle do que será recebido.

A carta de crédito ainda possibilita uma facilidade e flexibiliza o poder das negociações no mercado, uma vez que pode ser usada como um pagamento à vista.

É possível, também, “chorar” por descontos e tentar negociar ainda outros pontos antes de finalizar qualquer trâmite.

A validade da carta de crédito do consórcio varia de acordo com o que for estipulado no contrato. Esse prazo costuma valer após aprovada a liberação do crédito.

A utilização geralmente é no prazo de 90 a 180 dias, mas pode ser também de acordo com as políticas da própria administradora.

O que avaliar antes de escolher um consórcio?

As vantagens de escolher um consórcio são muitas. Mas além de conseguir uma boa carta de crédito, além de ter diversos benefícios com essa prática, é preciso, inicialmente, saber escolher bem o consórcio.

Você sabe avaliar bem detalhes como o tipo do contrato, a administradora, os prazos, parcelas, taxas e tipos de lances?

Sem contar o planejamento financeiro que é necessário, certo? Confira mais dicas para se planejar e saiba como e o que avaliar antes de escolher um consórcio.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona um consórcio imobiliário?
taxa de administração do consórcio
consórcio de dinheiro
vantagens de adquirir um consórcio