Início Notícias Finanças Pessoais Como ganhar renda extra nos finais de semana? Confira 21 dicas para...

Como ganhar renda extra nos finais de semana? Confira 21 dicas para 2022

11
mulher segurando notas de dinheiro
4.1
(308)

Ganhar renda extra nos finais de semana pode ser uma boa estratégia para tirar as contas do vermelho. E existem diversas opções de atividades lucrativas.

Uma forma muito comum é o artesanato. Mas se você não tem habilidades para trabalhos manuais, calma! Pois opções não faltam.

As possibilidades vão desde alugar ou vender itens até ser babá de pets. Para te ajudar a decidir, FinanceOne lista 20 atividades para ganhar um dinheiro extra, ao longo deste artigo! Continue lendo!

Como ganhar renda extra nos finais de semana

Você pode dedicar seus finais de semana àqueles trabalhos que podem te trazer uma graninha extra. Ou até mesmo as horas em que não está no trabalho durante a semana.

Para quem não está empregado, as dicas a seguir também podem ser muito válidas. Analise suas possibilidades e mãos à obra!

Para ficar mais fácil, dividimos a lista em duas partes: a primeira tem opções para ganhar dinheiro extra pela internet.

Mas também é possível fazer dinheiro extra sem precisar estar online, que estão listadas na segunda parte da lista.

Confira ideias para ganhar dinheiro extra online nos finais de semana

Essas são atividades que envolvem a conexão digital e as ferramentas disponíveis online para garantir o seu faturamento.

Portanto, são recomendadas para quem já está mais familiarizado com o ambiente digital.

Veja as 21 opções de renda extra listadas pelo Finance One:

  1. Plataformas de freelancer
  2. Seja Trader
  3. Infoprodutos
  4. Afiliado digital
  5. Jogando Videogame
  6. Vendas online
  7. Transporte
  8. Babá de pets
  9. Aluguel de casas
  10. Alugar um amigo
  11. Faça marmitas e comidas saudáveis
  12. Cuide de crianças 
  13. Aulas particulares
  14. Pesquisas on-line
  15. Estamparia e impressão
  16. Lembranças para festas
  17. Revenda de produtos de beleza
  18. Trabalhe como entregador
  19. Trabalhe com eventos e restaurantes
  20. Criando um brechó
  21. Artesanato

#1 Plataformas de freelancer

Uma das plataformas mais conhecidas para conseguir um trabalho freelancer é a Workana, que lançou a primeira loja de freelas do Brasil, a Workana Store.

Lá você pode comprar e oferecer pacotes pré-definidos de serviços, desde criação de e-commerces até conteúdos.

Na Workana, as empresas escolhem os “freelas” que atendem suas necessidades. Nessa modalidade a negociação é facilitada, pois o envio de uma proposta não é preciso.

Além disso, a partir do momento que um contratante escolhe o pacote, você já saberá exatamente o que entregar.

Outros sites semelhantes ao Workana são o 99freelas, Trampos, Parceiro Magalu e o Freelancer.com. Vale destacar que a boa de ser freelancer é conseguir trabalhar de qualquer lugar do mundo.

#2 Seja Trader

O conceito de trader é bastante simples e objetivo. Nada mais é do que buscar oportunidades para comprar os ativos digitais quando o valor estiver em baixa (barato) para vendê-los quando estiverem em alta.

Mas nesta atividade é muito importante acompanhar os mercados e buscar entender algumas ferramentas de automatização dentro das corretoras. Elas podem ajudar a aproveitar os melhores momentos de compra e venda.

Os ativos que a cada dia ganham mais destaque no mercado brasileiro são as criptomoedas, pois são bastante diversificadas. Portanto, atendem diferentes perfis de investidores.

Existem moedas como o Bitcoin, que ultrapassa R$40.000, e moedas como Cardano que costuma ser menos de R$1. Ainda assim, todas podem ser compradas em pequenas frações.

#3 Infoprodutos

Já ouviu falar em ganhar dinheiro com infoprodutos?

Os infoprodutos são conteúdos como e-books, vídeos e podcasts, por exemplo, com a missão de educar, resolver um problema ou facilitar a vida de alguém.

Basicamente, infoproduto é sinônimo de conhecimento.

Essa venda ocorre totalmente online. Você disponibiliza seu infoproduto (digital), o consumidor compra e paga pela internet.

Antes de escolher essa opção, você precisa definir o que realmente entende e que poderia ser compartilhado. Assim ficará mais fácil descobrir seu nicho de mercado para começar a produzir e fazer vendas.

#4 Afiliado digital

O afiliado digital é uma forma de conseguir um bico sem sair de casa vendendo produtos de terceiros. Um programa de afiliados funciona por meio de uma plataforma de afiliação.

Ou seja, você se cadastrar em uma dessas plataformas, gera links personalizados para as páginas de venda dos produtos que deseja vender e divulgar.

Sempre que uma compra for realizada por meio deste link (que é só seu), você (afiliado) recebe uma comissão.

#5 Jogando Videogame

Sim, é possível ganhar dinheiro jogando videogames. Os eSports crescem cada vez mais no Brasil e no mundo.

Os esportes eletrônicos estão “roubando” a audiência dos esportes tradicionais, segundo a Newzoo. A empresa destaca também que um em cada seis jovens acompanha competições de eSports com frequência.

A profissionalização do esporte eletrônico, dessa forma, criou o ciberatleta. Eles, em geral, são jovens que gostam e acumulam muitas horas em um determinado jogo.

#6 Vendas online

Cansou das roupas e objetos que estão em bom estado e podem ser reaproveitados? Há solução.

A Enjoei tem mais de 370 mil vendedores e 2 milhões de produtos cadastrados. O site permite abrir uma lojinha e aderir ao princípio de circular os objetos.

Outra plataforma para repassar produtos usados é a OLX. Tente ganhar dinheiro também vendendo produtos pelo Mercado Livre. Nesse caso as pessoas anunciam seus produtos para vender.

A plataforma pode trazer renda extra apenas com desapego de alguns itens. E serve para quem quer ganhar dinheiro fazendo outros trabalhos, como artesanato.

Assim como o Mercado Livre e a OLX, outra plataforma que permite vender é a Magazine Você. Desenvolvida pela Magazine Luiza é como um marketplace ou um programa de afiliados.

Nela qualquer pessoa cria sua lojinha e começa a vender os produtos (não os seus próprios, como nos outros sites que citamos antes).

Alimentos e prestação de serviços são boas opções para fazer renda extra

Conheça mais sugestões de renda extra offline

As atividades sugeridas a seguir podem até ser facilitadas com o uso da internet, principalmente para fazer a divulgação. Mas não demandam que a pessoa esteja muito familiarizada com a rede.

#7 Transporte

Tem um carro parado na garagem? Por que não tirar uma renda extra trabalhando como motorista nos finais de semana?

Por meio dos aplicativos como Uber e 99 você pode facilmente tornar-se um. Basta atender aos requisitos exigidos por cada empresa.

A 99, por exemplo, tem duas categorias: Pop, com carros de passeio, e o Táxi.

No Pop, é preciso ter um smartphone Android ou IOS, carro quatro portas que atenda aos modelos especificados, mais de 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).

Na Uber, além da EAR, há modelos específicos de carros também para cada modalidade. Mesmo que você não tenha um carro próprio, é permitido trabalhar com um alugado ou de outra pessoa.

+ Saiba mais sobre como ganhar dinheiro sendo motorista da Uber

#8 Babá de pets

Você ama animais de estimação? Então essa pode ser a atividade de renda extra que desenvolverá aos finais de semana.

No aplicativo DogHero, por exemplo, é possível ser um anfitrião de bichinhos, tornando-se um herói. Mas você também pode divulgar o serviço por conta própria.

Quando alguém for viajar, por exemplo, pode procurar por um “herói” para cuidar de seu pet. Com isso, não irá deixá-lo preso em um hotel de cães.

Acontece que, algumas vezes, existe o receio de deixar o pet nesses locais. E com uma babá exclusiva, os donos podem se sentir mais confortáveis.

Se optar por usar um app para divulgar seu serviço, a DogHero é uma alternativa mais humanizada do que os famosos hotéis para cães e gatos. Por isso é mais um exemplo do funcionamento da economia colaborativa.

#9 Aluguel de casas

Tem um quarto sobrando ou uma casa na praia ou na serra? Que tal alugar esses espaços e garantir uma renda extra no orçamento?

Você pode anunciar no site Airbnb e tornar-se um anfitrião de viajantes. Nessa plataforma não importa se é um quarto ou uma casa de dois andares.

Como anfitrião, você tem controle da disponibilidade, dos preços, das regras da casa e da interação com os hóspedes.

Também é responsável por definir horários de check-in e cuidar do processo como quiser. Mas deve, em primeiro lugar, consultar os padrões de segurança, responsabilidade e hospitalidade da plataforma.

Antes de tomar sua decisão, no site do Airbnb é possível simular quanto você ganharia como um host.

Essa estimativa, segundo a empresa, tem como base 50% de ocupação, preços de reservas de anúncios em uma localização parecida, temporada, tipo de acomodação e capacidade para hóspedes.

Você pode ser um anfitrião com os mais variados tipos de acomodação. A empresa descreve três grandes modalidades.

O lugar inteiro, onde os hóspedes alugam todo o espaço para eles, o que inclui quarto, cozinha e banheiro, por exemplo.

Há também a opção de quartos privados, onde os hóspedes têm seu próprio quarto para dormir, mas podem ter de compartilhar outras áreas.

Por último, a terceira opção é de quartos compartilhados, na qual os hóspedes dormem em um mesmo espaço, uma área comum, compartilhada com outras pessoas.

Depois de montar a sua lojinha na Magazine Você, com a sua vitrine de produtos, já começa a vender. A receita vem da comissão em cima da venda desses produtos.

#10 Alugar um amigo

Ainda na onda da economia compartilhada, está o Rent a Local Friend. Ou seja, alugue um amigo local, em tradução literal.

O site se define como uma “plataforma global que conecta pessoas que gostam de viajar com aqueles que são apaixonados pelo lugar onde vivem e têm uma boa história para contar”.

O seu local friend (amigo local) será uma espécie de guia turístico da cidade dele, levando-o para os pontos turísticos e locais mais autênticos, fora do circuito tradicional.

Eles também são viajantes e têm a missão de elaborar um roteiro personalizado e adequado às suas necessidades e disponibilidade.

#11 Faça marmitas e comidas saudáveis

Quem não gosta de apreciar um bom prato? Por isso, comida é quase sempre um bom negócio!

Com a vida cada vez mais corrida, muitas pessoas estão cozinhando menos e comprando mais comidas prontas e congeladas. É nesse contexto que a venda de refeições é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro.

Use os finais de semana para preparar marmitas e congelados. Para que possa vender durante a semana toda. A preocupação com a saúde é uma crescente, e isso atinge também a alimentação.

A busca por alimentos saudáveis tem crescido consideravelmente. Como a comercialização de produtos ou até mesmo na venda de marmitas saudáveis.

#12 Cuide de crianças 

Aos finais de semana, é comum que os pais procurem por alguém para ficar com seus filhos. Para que possam, por exemplo, ir a uma festa.

É fato que cuidar de crianças não é uma tarefa fácil. Mas, se você tiver jeito com elas, pode ser uma opção lucrativa de renda extra para seus sábados e domingos.

Muitos pais e mães não têm com quem deixar seus filhos e às vezes os compromissos não permitem que eles também compareçam.

Cuidar de crianças, portanto, pode ser uma saída para quem precisa ganhar dinheiro extra.

Baixe Ebook Grátis: 41 formas de garantir renda extra

#13 Aulas particulares

Oferecer sessões de reforço aos alunos é uma das mais brilhantes ideias para ganhar uma renda extra. Por exemplo, você sabe falar outro idioma além do Português? Então ofereça aulas!

Lembre-se ainda que, frequentemente, as pessoas procuram por um tutor quando estão lutando contra algum tipo de matéria escolar.

Portanto, se você é ótimo em Matemática, pode oferecer aulas para alunos de todas as idades. Ou se você é um prodígio no violão, pode ministrar aulas do instrumento para iniciantes.

#14 Pesquisas on-line

A internet tem muitas opções para quem quer fazer renda extra. Um exemplo são as pesquisas remuneradas online. Empresas especializadas na avaliação de atendimentos, serviços, ou produtos, disponibilizam um site para que você responda pesquisas.

Elas são enviadas por e-mail ou então através de links para respondê-las online. Esse é um jeito simples e fácil de ganhar dinheiro respondendo pesquisas.

As pessoas cadastradas nos sites ganham pontos para responder pesquisas e, depois, esses pontos se transformam em dinheiro. Cada empresa tem um critério para essa troca de pontos.

Geralmente, o pagamento é recebido em forma de benefícios ou prêmios. Mas é possível encontrar empresas que pagam em dinheiro.

#15 Estamparia e impressão

Materiais promocionais como canecas e camisetas continuam com muita demanda durante todo o ano. Você pode comprar uma máquina de estamparia para oferecer esses produtos para empresas que participam de feiras e eventos.

#16 Lembranças para festas

Se tem um mercado que não para de crescer é o de festas e casamentos. As pessoas investem cada vez mais nesses momentos únicos e você pode aproveitar a oportunidade para comercializar lembrancinhas ou peças de decoração personalizadas.

#17 Revenda de produtos de beleza

Uma forma de conseguir uma grana a mais – que no caso de muitas famílias se torna até a renda principal – é a revenda de produtos de beleza.

Você provavelmente conhece empresas como Avon, Natura e Eudora, não é? Pois bem, você pode se cadastrar como consultor e receber o catálogo com os produtos para mostrar à sua clientela.

Além dos produtos de beleza, é possível vender outros tipos de produto. O nicho da cozinha é bastante explorado também. Em alguns casos, o catálogo é bem vasto, incluindo até livros e outras espécies de vendas.

#18 Trabalhe como entregador

Outra alternativa para gerar renda extra é o trabalho de entregador. Com o aumento do uso de aplicativos para pedir comida – como iFood e UberEats, por exemplo – a demanda por esse tipo de trabalho aumentou.

Realizando o cadastro nesses sites, será possível prestar serviços do tipo. Também é possível oferecer o seu trabalho para restaurantes e lanchonetes locais e combinar a melhor maneira que funciona para ambas partes.

#19 Trabalhe com eventos e restaurantes

Você também pode fazer dinheiro extra se habilitando para trabalhar com eventos e restaurantes. No caso dos eventos, pode atuar de várias formas, seja na parte da organização, seja com o buffet.

Normalmente precisam de pessoas para servir, cozinhar ou recepcionar. Existem pessoas que montam grupos desses tipos de trabalhadores e fazem uma divisão de serviço por escala. Logo, você pode procurar organizações do tipo ou oferecer seu serviço de outras formas.

#20 Criando um brechó

Por fim, uma alternativa que tem sido bastante explorada é a criação de brechós. As pessoas costumam montar uma curadoria de roupas, sapatos ou objetos e em alguns casos fazem um trabalho de recuperação. Então, vendem de forma física – seja uma loja ou em um cantinho da própria casa – seja de forma online – criando perfis no Instagram para divulgar, por exemplo.

#21 Artesanato

E, é claro, que nessa lista não poderia ficar de fora o artesanato – que é uma das formas mais comuns de renda extra. Inclusive, dá para vender o seu artesanato pela internet. Você sabia?

Afinal, trabalhar com artesanato pode ser considerado uma arte. Quem tem essa habilidade com certeza busca reconhecimento e a internet é um excelente espaço para divulgar e popularizar o seu negócio.

Atualmente, uma das formas mais comuns que as pessoas que trabalham com artesanatos encontram é criar um perfil nas redes sociais. Ali, divulgam o trabalho e montam uma rede de clientes.

Mas, também é possível vender o seu artesanato em alguns sites, como:

Você também pode optar por criar uma loja virtual, se for o caso. Além disso, invista em variadas formas de pagamento para dar ainda mais diversidade para o seu negócio.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe nas suas redes e ajude outras pessoas!

*Colaboração: Mateus Carvalho

O que achou disso?

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 308

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

11 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse artigo, realmente esse conteúdo abriu a mente de muitas pessoas que não conhece esse mercado.
    Você mostrou nesse artigo que realmente é possível ganhar dinheiro sem sair de casa.
    Muito Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
    Vou colocar em prática!

  2. Nossa, eu não sabia que dava para ganhar uma Renda Extra “locando um amigo” e como “trader”. São conceitos novos. Muito obrigada por compartilhar o conteúdo! É sempre bom saber novas maneiras e formas de ganhar uma renda extra. Gratidão.

  3. Excelente conteúdo! já trabalhei com algumas das opções, porém de longe o que me deu mais resultado foi o #7 Infoprodutos.

    Obrigada por todas as dicas, Sucesso!

  4. Eu tenho 48 e não fiz curso não terminei o colegial não tenho CNH não casei. Nunca tive carro não tenho planejamento sera que ainda terei algo na vida ….na infância morei na ruas de São Paulo tenho dois filho já grande só pra terminar qual a chance que tenho sem experiência (55 )11966867949

  5. Olá pessoal tou passando por um momento difícil agora, tive um acidente ontem com o carro de um amigo e colega de trabalho e ficou tudo quebrado inclusive quebrei alguns bens públicos, a parte disso terei um bebê dentro de poucos dias e sem grana pra suporte.

    Está tudo acontecendo muito rápido, passei aqui pra encontrar uma forma rápida de juntar uma graninha e pagar as dívidas todas e tentar estabilizar a situação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui