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Garantia estendida: confira se vale a pena contratar esse serviço

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Se você já comprou eletrodomésticos ou eletrônicos em lojas físicas e online com certeza já se deparou com a oferta de garantia estendida. É bastante comum, não é mesmo?

Normalmente, os vendedores insistem para que você faça uma garantia estendida, alegando que somente a garantia original do produto talvez não seja suficiente em caso de problemas ou defeitos.

Mas será que vale a pena pagar pela garantia estendida? É um investimento ou furada? A resposta é: depende!

Isso porque a recomendação, segundo o Procon de São Paulo, é que o cliente analise o valor do produto que está adquirindo e o prazo pelo qual pretende usufruir. Assim, é possível verificar se vale a pena a garantia estendida.

A seguir, saiba mais sobre a garantia estendida. Boa leitura!

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Fazer ou não a garantia estendida? Eis a questão!

A garantia estendida é oferecida pelas lojas nas compras de eletrodomésticos, móveis e outros eletrônicos e equipamentos, como celulares, computadores, geladeiras etc.

As lojas varejistas podem oferecer a garantia estendida de várias formas, sendo elas: seguro reduzido com assistências básicas; garantia ampliada que cobre sinistros; garantia estendida original para aumentar o tempo de reparos e trocas oferecidos pelo fabricante etc.

Por isso, antes de assinar o contrato da garantia, é necessário saber em qual modalidade do seguro está a compra.

Além disso, antes de tomar a decisão de contratar ou não a garantia estendida, o cliente deve avaliar uma série de fatores, tais como:

  • por quanto tempo você pretende usar o produto;
  • se a cobertura oferecida vai atender às suas necessidades;
  • se prevê a troca do aparelho em caso de defeito;
  • valores contratados na hora da devolução do dinheiro.

Dessa forma, você precisa avaliar se o valor gasto com a garantia estendida valerá a pena em relação ao tempo que você pretende usar o produto.

pessoa mexendo no notebook e olhando o celular
Saiba se vale a pena ou não fazer garantia estendida

Quais são os tipos de garantias?

Existem três tipos de garantia. Veja quais são:

  • Legal: essa garantia é prevista pelo CDC. Ela é gratuita e não precisa ter nenhum contrato por escrito. A garantia legal tem duração de 30 dias a partir da data de compra para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis;
  • Contratual: essa é complementar à garantia legal, segundo o artigo 50 do CDC. Seu prazo é normalmente de 9 meses, onde somando-se aos 90 dias de garantia legal. Normalmente, as lojas divulgam como “um ano de garantia”;
  • Estendida: é uma forma de seguro que estende ou complementa a garantia contratual. Dentro da garantia estendida há, também, outros tipos de garantias: a original, ampliada e diferenciada.

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O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre garantia

De acordo com o CDC, “todo produto, por lei, tem garantia, independente de
ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.” (arts. 24, 26 e 50)

O que a garantia estendida não cobre?

Um detalhe importante que você precisa saber é que algumas coisas ela não cobre. Ou seja, a garantia estendida só oferece proteção quando o produto apresenta defeito mesmo quando utilizado conforme as recomendações do fabricante.

Portanto, caso aconteça algum dano com o produto que tenha sido provocado por uso inadequado, acidente ou quedas, por exemplo, a garantia não oferece cobertura.

Para esse tipo de proteção, especialmente para aquele celular novinho que você acabou de comprar, você pode contar com os chamados seguros de Roubo, Furto Qualificado e Queda Acidental, por exemplo.

Agora que você já sabe como funciona a garantia estendida, em sua próxima compra não se esqueça de conferir se ela é oferecida ou não. E, é claro, se vale a pena para o seu caso.

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