Início Notícias Finanças Pessoais Conheça 5 gastos que podem aumentar no inverno

Conheça 5 gastos que podem aumentar no inverno

0
0
(0)

O inverno iniciou oficialmente no dia 21 de junho, mas o frio se antecipou e já está marcando presença há algumas semanas em várias regiões do país. A onda de frio, segundo especialistas, contribui para elevar o apetite, entre outros gastos que aumentam no inverno.

Além disso, as baixas temperaturas afetam as lavouras e devem gerar mais um aumento inflacionário no preço dos alimentos. Ou seja, pode provocar impactos ainda maiores sobre os preços de forma geral.

+ O que é inflação e quais seus impactos na economia?

A maior preocupação em relação aos preços, porém, segue relacionado ao clima, mas não à baixa temperatura. Isso porque a seca – que também vem ocorrendo em grande parte do Brasil –, prejudica a produção de energia e, consequentemente, impacta nas contas de luz dos brasileiros.

Quer saber quais são os gastos que mais aumentam no inverno e como fazer para que isso não pese tanto no seu bolso? Então continue lendo este texto. Boa leitura!

5 gastos que aumentam no inverno

Saiba quais são os gastos que mais aumentam no inverno:

1. Preço dos alimentos

Como já mencionamos acima, no inverno os preços dos alimentos tendem a subir, já que o cultivo é prejudicado pelas baixas temperaturas. Hortaliças, verduras e legumes tendem a sofrer o maior impacto.

No sacolão, a dica, é tentar buscar os alimentos da época, que sempre são mais econômicos. Neste período, batata-doce, abóbora, inhame, mandioca e milho, por exemplo, são boas opções.

2. Consumo de mais energia elétrica

Com o aumento do frio, as pessoas buscam estar mais protegidas. Com isso, o consumo de eletrodomésticos para se aquecerem é maior. Além disso, o uso de chuveiros no modo quente também tende a aumentar. Mas cuidado!

O chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais usam energia elétrica e pode ser um grande vilão para suas contas no inverno!

Procure tomar banhos rápidos, de até cinco minutos, se quiser economizar na conta de luz. O ideal é evitar colocar o chuveiro na potência máxima – com a temperatura regulada no modo inverno aumenta o gasto em 30%. 

+ Saiba quais são os 15 vilões que aumentam sua conta de luz

Homem trocando lâmpada
Conta de luz é um dos gastos que aumentam no inverno

Além disso, outro fator determinante para o aumento da energia no inverno está relacionado ao fato dos consumidores utilizarem aparelhos antigos, os quais acabam consumindo mais energia. A Aneel, por exemplo, separou dicas de como conseguir economizar na energia elétrica.

3. No inverno sentimos mais fome

Com a redução das temperaturas, o nosso corpo passa a necessitar de mais energia para conseguir gerar calor e manter a temperatura corporal. E como a nossa energia vem do que comemos, no frio acabamos sentindo mais fome do que o habitual.

Por isso, a primeira dica é: utilize verduras e legumes para virar uma bela sopa, enquanto que grãos, como feijão ou ervilha, podem ser usados para caldos.

Mas se você precisar ir ao supermercado para a compra do mês, a dica é fazer uma lista e pesquisar os preços antes de sair de casa. Além disso, também é importante ir ao mercado sem fome, uma vez que a tendência é acabar comprando o que não precisa quando estamos com fome.

+ 5 aplicativos para economizar no supermercado

4. Mais gastos na farmácia

Com o inverno, aumentam os gastos com remédios para alergias, resfriados e gripes, doenças típicas da estação. Além disso, a pele requer maior hidratação, elevando os gastos com perfumaria, também.

A dica aqui é se prevenir e investir em uma boa alimentação para aumentar a imunidade e criar uma barreira no organismo contra gripes e resfriados. Também é preciso beber a quantidade suficiente de água, mesmo que muitas pessoas se esqueçam de consumi-la no inverno.

Quanto à hidratação da pele, o ideal é evitar banhos muito quentes, nem usar sabonetes em excesso. Os cuidados ainda podem incluir óleos de banho e hidratantes.

5. Combustível

Você sabia que nos dias frios os veículos gastam mais combustível para funcionar? Isso porque os veículos precisam atingir uma certa temperatura para dar início ao processo de combustão, que os fazem funcionar.

Além disso, o frio aumenta a pressão nos pneus, aumentando o atrito de rolamento e forçando o carro a gastar mais combustível.

Para fugir dos preços altos, que tal deixar o carro um pouco em casa e buscar meios de transporte coletivos?

Dicas de como cortar gastos que aumentam no inverno

O friozinho pode ser aconchegante para algumas pessoas ou um desafio para outras, não é mesmo? Mas esses dois grupos têm algo em comum: o gasto de energia elétrica mais elevado durante o período. Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir economizar.

Identifique seu comportamento como consumidor

Você é uma pessoa que planeja as compras com antecedência ou se atenta aos gastos? Faz lista para ir ao supermercado ou sai pegando tudo que vê pela frente? Saiba que para conseguir cortar gastos que aumentam no inverno é importante ter consciência de como é o seu estilo e padrão de consumo.

Economizar energia no inverno: mais dicas de economia para o frio

Além do chuveiro, existem outros itens domésticos que também contribuem para que os gastos no inverno aumentem. Mas existem alternativas para aliviar os gastos.

No inverno, as roupas costumam demorar mais para secar – e também demoram mais para sujar, geralmente. Por isso, programe-se bem para lavar as roupas sem ter que ligar a máquina mais de uma vez por semana. Lave somente quando necessário e com um acúmulo de roupas.

Além disso, opte por programas de lavagem mais curtas, já que as roupas não sujam tanto no inverno.

Por fim, tenha atenção à geladeira. Você pode economizar muito diminuindo a temperatura dela no frio. E só abra quando souber o que quer pegar. Nada de abrir a geladeira para pensar na vida. Combinado?

Gostou desse texto sobre gastos que aumentam no inverno? Acha que ele poderá ajudar outras pessoas? Então compartilhe em suas redes sociais!

Colaboração: Letícia de Jesus

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile