Home office: conheça 6 vantagens de trabalhar em casa

Escrito por: Camila Miranda em 13 de maio de 2020

O home office vem se expandindo no Brasil cada vez mais. Hoje, é um dos países em que o número de trabalhadores nessa categoria mais cresce.

Em tempos de pandemia do coronavírus, por exemplo, diversas empresas adotaram o home office para manter seus serviços em dia.

De acordo com um estudo, o número de empresas adeptas ao home office deve crescer 30% no pós-pandemia. A análise foi feita pela coordenação do MBA em Marketing, Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Home office: um computador e uma xícara de café em cima da mesa
Pesquisa da FGV mostra que home office pode crescer 30% após coronavírus

Uma das vantagens de trabalhar em casa é, justamente, manter os funcionários seguros. Mas vai além disso.

A seguir, vamos falar sobre os outros seis benefícios de trabalhar em home office. Continue a leitura para saber mais! 

6 vantagens de trabalhar em home office

1 – Maior flexibilidade no horário 

Ter flexibilidade nos horários é ponto chave no home office. Afinal de contas, será possível organizar o seu tempo e realizar as tarefas no horário em que estiver mais concentrado.

Isso não significa que o funcionário pode trabalhar quando quer. Mas sim que, caso tenha maior produtividade no período da tarde, pode direcionar as energias para essa parte do dia.

A flexibilidade no horário também é um benefício para a empresa, já que o colaborador pode atuar na parte do dia em que ele rende mais. Assim, a qualidade de entrega das tarefas poderá ser maior.

Além disso, o profissional também se sente mais satisfeito. Visto que, controlando o horário, ele pode resolver outras questões, como: marcar uma consulta, ir ao banco etc, sem precisar faltar ou se atrasar para o trabalho.

2 – Garantia de conforto e bem-estar

Se existe algo que pode deixar qualquer pessoa exausta é o trânsito, não é?

Ter que esperar ônibus — às vezes até dois — todos os dias ou até mesmo pegar o carro, além de enfrentar filas e ouvir buzinas são alguns dos fatores que fomentam o estresse.

Quando se trabalha em home office, não há esse tipo de problema. A comodidade, inclusive, é uma das justificativas que muitos trabalhadores dão para trabalhar de casa.

3 – Chance de ficar mais tempo com a família 

Um outro motivo para atrair e realizar trabalhos de casa é o fato de poder passar mais tempo com a família.

Isso porque, além de administrar melhor os horários — como já mencionamos — , o trabalhador também pode, entre uma tarefa e outra, ficar com os filhos ou até mesmo passear com o cachorro, por exemplo.

4 – Autonomia para entregar as demandas

Um outro benefício do trabalho remoto, e também visto como diferencial, é a possibilidade do profissional conseguir planejar as entregas.

Esse modelo garante uma maior independência, permitindo que o servidor estabeleça metas diárias para finalizar cada atividade.

Mas não se esqueça: é necessário que você, caso decida adotar o home office, tenha muita disciplina para entregar todos os afazeres.

5 – Os gastos podem diminuir

Economizar é fundamental, especialmente em tempos de crise. E com o home office é possível, sim, controlar os gastos.

Algumas despesas, como deslocamento e alimentação, por exemplo, se tornam desnecessárias com o teletrabalho.

E isso é econômico para ambos: tanto os colaboradores como para as empresas.

6 – A qualidade de vida pode melhorar 

Não se desgastando com o deslocamento, você pode aproveitar para melhorar a qualidade de vida, que é um elemento fundamental para ter uma boa produtividade.

Praticar mais esportes, ter uma boa alimentação, passear com as pessoas que você gosta, estudar outros idiomas: tudo isso pode ser adaptado da melhor maneira quando se trabalha de casa.

Dicas para colocar em prática o trabalho remoto

Agora que você já conheceu as vantagens de trabalhar em home office, é hora de colocar em prática. 

Para isso, é essencial que, além de ter uma boa disciplina, você também adote outros hábitos para conseguir trabalhar em casa e alcançar ótimos resultados. Algumas dicas são: 

  • Organize seu espaço de trabalho; 
  • Crie um espaço para ser o seu escritório em casa;
  • Tente evitar distrações no horário que você estiver produzindo; 
  • Procure criar e manter uma rotina. 

Viu, só? Os benefícios de trabalhar em casa são muitos, como mostramos no texto.

Se você já adota esse método, conta para gente nos comentários quais são as suas vantagens preferidas e como você se organiza no dia a dia.

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

graduação a distância grátis
Pretensão salarial
Pretensão salarial