Início Notícias Investimentos Confira os 5 investimentos rentáveis para outubro de 2021

Confira os 5 investimentos rentáveis para outubro de 2021

4
imagem de uma pessoa apontando para uma tela com gráficos de investimentos
5
(1)

Os investimentos rentáveis em outubro de 2021 são aqueles que, basicamente, você vai conseguir surfar com a alta da Selic e continuar se protegendo da inflação.

Afinal, o mercado vem revisando as expectativas para ambos os indicadores no fim do ano, e já espera uma Selic em 7% ou até 8%, de acordo com projeções do Banco Central (BC), e um IPCA em quase 6% ao final de 2021.

+ Taxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

Porém, antes de mostrarmos as melhores ações de acordo com o atual cenário, é preciso sempre lembrar um detalhe muito importante: o melhor investimento é aquele que é condizente com o seu perfil de investidor.

Por isso, leve em conta seu planejamento e o quanto você é tolerante ao risco.

Investimentos rentáveis

Selecionar os investimentos rentáveis e seguros em outubro pode ser uma tarefa difícil para quem está começando. Pensando nisso, selecionamos neste artigo opções mais rentáveis do que a poupança e tão seguras quanto.

1 – Pós-fixados

Para ganhar com a alta dos juros, alguns títulos atrelados ao CDI aparecem como alternativa interessante. Entre os mais conservadores estão:

  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA),
  • Títulos emitidos por bancos, isentos de imposto de renda e com cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Esses continuam como investimentos rentáveis. Ou seja, melhores opções do que os CDB ou o Tesouro Selic.

Uma vez que, com a isenção de Imposto de Renda, é possível obter rendimentos líquidos maiores, com um risco de crédito frequentemente menor.

Já entre os investimentos menos conservadores, os fundos de crédito privado aparecem entre as indicações.

Esses fundos investem em títulos como debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e títulos bancários (como as Letras Financeiras), que podem ser atrelados ao CDI ou pagar uma taxa prefixada mais a variação de um índice de inflação.

Em geral, porém, sua meta é pagar um prêmio sobre o CDI.

2 – Títulos públicos indexados à inflação

Entre os títulos públicos – os chamados Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B) são boas opções de investimentos rentáveis. Vale destacar a NTN-B com vencimento em 2055.

Vale também a aposta em papéis com vencimento mais longo (acima de 2030). Contudo, uma boa relação risco-retorno nos papéis de prazos intermediários são os que vencem em 2024 ou 2028.

Os investimentos rentáveis em outubro envolvem o dólar, a renda fixa conservadora e as debêntures

3 – ETF de renda fixa (IMA-B)

Uma boa alternativa para se expor às NTN-B é por meio do investimento em ETF de renda fixa, fundos de índice que acompanham os indicadores de renda fixa da Anbima, os IMAs.

Atualmente, há três tipos de ETF de renda fixa na B3. São eles:

  • IMAB11 e o IMBB11 acompanham o IMA-B, índice que mede o desempenho de uma cesta de NTN-B de vários vencimentos;
  • IB5M11 e o B5MB11 seguem o IMA-B5+, composto por NTN-B de prazos maiores que cinco anos;
  • B5P211, que acompanha o IMA-B5 P2, composto por NTN-B de prazos inferiores a cinco anos.

4 – Debêntures incentivadas

Finalmente, na parte menos conservadora da carteira, Luiz Rogé indica as debêntures incentivadas, aquelas debêntures isentas de imposto de renda, uma vez que são destinadas a financiar empreendimentos de infraestrutura.

Esses papéis costumam também ser atrelados a índices de preços, como o IPCA e o IGP-M, apresentando proteção contra a inflação, mas suas taxas prefixadas são superiores às das NTN-B.

+ Saiba o que é e como investir em debêntures

5 – Ações

Ações de caráter mais cíclico, de empresas que têm maior dependência do ritmo da atividade econômica devem continuar apresentando um bom desempenho.

Principalmente dos setores de consumo, bancos e commodities. Ou seja, devem continuar a ser, em outubro, um dos principais destaques nas carteiras dos fundos de ações e multimercados que mais renderam na primeira metade do ano.

Gostou das nossas dicas de melhores investimentos para setembro? Confira nosso guia completo de como iniciar suas aplicações na Bolsa de Valores

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

4 COMENTÁRIOS

  1. Quero é investir no meu ramo de trabalho sou autónoma e sei que estou negativa,mais prometo cumprir com os meus compromissos.
    Maria Lourenço Bezerra da Silva.Obrigada. Boa noite!

  2. Gostei do atendimento e fico feliz se der certo,e desde já agradeço a boa compreensão e quando meu cartão chegar faço um comentário de agradecimento.

    • Olá, Maria! Tudo bem?
      Nós não somos uma administradora de cartão de crédito. Apenas compartilhamos informações a respeito. Mas ficamos feliz que tenha conseguido um cartão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui