Início Notícias Investimentos Vale a pena investir em ações de shopping em 2021?

Vale a pena investir em ações de shopping em 2021?

0
Tempo de leitura: 3 minutos
0
(0)

As ações de shopping registraram quedas expressivas entre março e agosto de 2020 devido a pandemia do coronavírus (Covid-19). Isso porque a quarentena levou ao fechamento dos empreendimentos de todo o Brasil.

Como resultado, em 2020, houve retração de 33,2% no faturamento dos lojistas nesses empreendimentos, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A partir desse resultado, o setor voltou ao patamar de 11 anos atrás – o montante é próximo ao registrado em 2009.

O desempenho negativo se refletiu nos fundos imobiliários (FIIs) e também nas ações das administradoras dos centros de compras, que estão em peso na bolsa.

Agora, frente a uma segunda onda da Covid-19 e ainda enfrentando restrições para funcionar, o setor começa a mostrar sinais de recuperação em seus balanços financeiros. Neste ano, a Abrasce espera um aumento de 9,5% nas vendas.

O que faz com que os preços dos papéis continuem muito descontados em relação ao seu valor de mercado. Isso chama a atenção de investidores, que viram uma oportunidade de aplicar e ganhar com a valorização do papel quando os centros de compras voltassem a reabrir, após meses fechados.

Como funciona este tipo de fundo imobiliário?

O segmento de fundo imobiliário de shoppings é um dos mais populares no Brasil. Os FIIs de shoppings têm como objetivo alugar os espaços para os lojistas e, em troca, receber aluguéis ou participações nas vendas como forma de lucro.

Os lucros dos shoppings são divididos com os cotistas, que recebem esse valor por meio dos dividendos.

Por isso, um dos atrativos para quem investe neste tipo de fundo é ter uma renda extra mensal. Uma das vantagens hoje é que esses rendimentos são livres de Imposto de Renda.

Como investir em ações de shopping?

Os papéis de empresas do ramo de construção e locação civil são amplamente negociados na Bolsa de Valores, indicando interesse dos acionistas.

As ações de shoppings disponíveis no mercado de investimentos:

ABCP11 – Grand Plaza Shopping;
ANCR11B – Ancar IC;
ATSA11 – Hedge Atrium Shopping Santo André;
DAMT11B – Diamante;
ELDO11B – Eldorado;
FIGS11 – General Shopping Ativo e Renda;
FIVN11 – Vida Nova;
FLRP11 – Floripa Shopping;
FVPQ11 – Via Parque Shopping;
HGBS11 – CSHG Brasil Shopping;
HMOC11 – Hedge Shopping Praça da Moça;
HSML11 – HSI Mall;
JRDM11 – Shopping Jardim Sul;
MALL11 – Malls Brasil Plural;
PQDP11 – Parque Dom Pedro Shopping Center;
PRTS11 – Multi Properties;
RBGS11 – RB Capital General Shopping Sulacap;
SCPF11 – SCP;
SHDP11B – Shopping Parque Dom Pedro;
SHOP11 – Multi Shoppings;
SHPH11 – Shopping Patio Higienopolis;
SPAF11 – SPA Fundo de Investimento Imobiliário;
VISC11 – Vinci Shopping Centers;
VPSI11 – Polo Shopping Indaiatuba;
VSHO11 – Votorantim Shopping;
WPLZ11 – Shopping West Plaza;
XPML11 – XP Malls FII.

O que avaliar antes de comprar ações?

Antes de comprar ações de shopping é importante analisar os indicadores específicos que envolvem esse tipo de empreendimento.

É muito importante avaliar a localização dos imóveis, o tipo de público que frequenta aqueles locais, quem administra, quais são as principais lojas, analisar o histórico de dividendos,

Ações de shopping sobem após crise que comércio sofreu com a pandemia do coronavírus

Contudo, outros quatro indicadores que você pode levar em conta são:

1 – Fluxo de veículos: pode ser usado para comparar se o empreendimento tem sido capaz de atrair mais clientes em determinados períodos;

2 – NOI: é um dos indicadores mais usados para avaliar FIIs de shoppings. O Net Operating Income é o lucro líquido operacional de um shopping. Ele é a soma de todas as receitas do empreendimento subtraído de todas as despesas operacionais;

3 – Same Store Sales (SSS): é um comparativo das vendas declaradas das mesmas lojas que se encontravam no mesmo local no período atual e no mesmo período do ano anterior;

4 – Same Store Rent (SSR): é um comparativo dos aluguéis das lojas que se encontravam no mesmo local no período atual e no mesmo período do ano anterior.

Entretanto, vale destacar que esse tipo de fundo tem baixas vacâncias. Um único shopping geralmente tem dezenas ou centenas de lojistas. Assim, se dois ou três saírem em um mês, o impacto para o shopping e o fundo não será tão grande.

Quer comprar ações de shopping? Veja como como investir!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui