Início Criptomoeda Confira 10 jogos blockchain para conhecer e ganhar dinheiro

Confira 10 jogos blockchain para conhecer e ganhar dinheiro

0
tela do jogo Axie Infinity
4.4
(7)

O mercado de criptomoedas parece estar longe de esgotar as suas possibilidades de expansão. Uma das grandes novidades deste ano certamente são os jogos blockchain.

Nos últimos tempos, estão se proliferando cada vez mais games cuja mecânica têm vínculo com a tecnologia blockchain. Ou seja, podendo render dinheiro aos seus jogadores.

Dessa forma, a novidade ajudou a criar também uma nova categoria para os jogos: o play-to-earn, isto é, “jogar para ganhar” (e não só nas partidas).

Blockchain Game Report (BGA), elaborado pela DappRadar, traz dados que reforçam o crescimento dos jogos em blockchain. De acordo com a programação, 49% das carteiras de criptomoedas ativas estão conectadas a algum jogo.

Segundo o relatório, 754 mil carteiras foram conectadas exclusivamente a jogos de blockchain. Isto é, tratam-se de endereços criados ou utilizados apenas para este mercado.

Com a possibilidade de conseguir criptomoedas enquanto se joga, o tema rapidamente ficou em alta. Mas se para você esse universo é novo, então entenda a seguir o que são os jogos NFT e quais são os principais atualmente.

O que são NFTs?

Disponíveis no mercado desde 2012 os tokens não fungíveis (non fungible tokens) mais conhecidos no meio digital como NFTs, são criptoativos colecionáveis exclusivos.

Entre os mais comuns estão trabalhos artísticos, músicas, cartões ou qualquer outro elemento virtual como armas, avatares, cards, jogos blockchain. Até mesmo terrenos, imóveis, entre outros.

São peças únicas, que exigem registro e comercialização digital. A compra ou venda geralmente acontece por meio de leilões, com preço estabelecido em criptomoeda. No caso do token não fungível, o ethereum.

A liquidez, no entanto, exige cuidado. Afinal, os NFTs podem levar tempo para se valorizar no mercado ou até mesmo ter uma explosão instantânea e gerar uma rápida rentabilidade.

Esse mercado não é monitorado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Jogos blockchain

O primeiro passo após conseguir entender toda a história de jogos blockchain com a integração de tokens não fungíveis é que, apesar de conseguir rentabilizar externamente, nem todo jogo pode fazer você ganhar dinheiro.

Isso porque depende de vários fatores externos, como a jogabilidade, números altos de jogadores e até mesmo a valorização do token.

O começo desse estilo foi em novembro de 2017, quando houve o lançamento do jogo “CryptoKitties”. Mas apesar do game ter sido pioneiro nesse estilo, acabou tendo vários problemas na construção.

Após esse jogo, o mais famoso nesse período foi o “Axie Infinity”, que furou bolhas e chegou até para públicos que não eram desse mundo.

No começo, podemos destacar que o “Axie Infinity” era bastante rentável, com jogadores conseguindo fazer uma renda mensal por volta dos R$ 2 mil. Entretanto, após a febre passar, ficou mais complicado conseguir alcançar essas marcas novamente.

Mas ele não está sozinho: Illuvium, CryptoKitties, Monsta Infinite, Chumbi Valley, Micropets e Chimeras são outros games no mesmo estilo.

A partir disso, surgiram outros jogos, como o BombCrypto, que trazem a jogabilidade clássica de jogos dos anos 90, como BomberMan, mas com a integração do blockchain.

Isso é muito característico em jogos blockchain, pegando a antiga jogabilidade que fez muito sucesso no passado e integrando a nova tecnologia.

1 – Axie Infinity

Com certeza, o NFT Axie Infinity é um dos jogos blockchain mais populares. Ele ajudou na popularização do termo, inclusive.

Com bixinhos redondos e coloridos, o game usa a tecnologia blockchain para remunerar os jogadores e foi lançado em 2018, contando hoje com mais de dois milhões de jogadores.

2 – CryptoKitties

Para quem gosta de gatos e quer ganhar dinheiro com jogos esse seria perfeito. No Jogo NFT CriptoKitties, os jogadores podem comprar, vender, coletar e criar vários tipos de gatinhos online.

3 – Illuvium

Com gráficos lindos, o Illuvium é um Jogo de aventura RPG construído na tecnologia Ethereum Blockchain.

Lembrando bastante o icônico Pokémon, na gameplay o jogador terá que percorrer vários tipos de terrenos para caçar e capturar criaturas, chamadas de Illuviais no game, sendo que existem mais de cem tipos delas. A moeda foi batizada de ILV.

4 – CryptoCars

Assim como o primeiro Axie Infinity, o CryptoCars é um NFT famoso na internet e que traz a possibilidade de bons ganhos, mas para entrar o usuário precisa desembolsar quantias consideráveis no início.

No estilo “Velozes & Furiosos”, o CryptoCars é um jogo NFT no qual o jogador deve preparar carros – que são os NFT – para participar e vencer corridas contra outros jogadores e a própria máquina.

Ao vencer a corrida, você ganha os tokens CCAR (criptos), pontos de experiência e outros materiais importantes.

+ Conheça os 5 melhores jogos do metaverso para ganhar dinheiro

5 – CryptoPlanes

No mesmo universo virtual (Metaverso) do CryptoCars, o CryptoPlanes é um novo jogo NFT lançado no mercado recentemente, que tem aviões como tokens.

A gameplay baseia-se em turbinagem do avião, que tem quatro pontos de estatísticas: velocidade, poder, ar e combustível.

O objetivo do jogo blockchain é entrar em lutas (treinamentos, partidas contra outros players e batalha de aviões contra carros) para ganhar pontos de experiência e os tokens do jogo. A moeda de troca é a CPAN.

6 – Thetan Arena: free-to-play

O Thetan Arena é um novo Jogo NFT, lançado em 2021, que traz o tradicional battle royale, mas também possui o clássico modelo MOBA (“Multiplayer Online Battle Arena”).

Em suma, é um título no qual o usuário prepara personagens (os heróis) para combates com outros jogadores.

Bomb Crypto é um dos principais jogos blockchain da atualidade

7 – Bomb Crypto

O Bomb Crypto tem como base o clássico Bomberman, mas ao mesmo tempo oferece aos jogadores a experiência de NFT. Ele envolve a criptomoeda chamada BCOIN, sigla para BombCrypto Token, a principal moeda de troca do game.

8 – WorkerTown

Tendo outros títulos play-to-earn como referências, bem parecido com o Bomb Crypto, o WorkerTown é um jogo NFT pixelado ainda em desenvolvimento no qual os jogadores vão construir cidades e gerenciar personagens, os Trabalhadores.

9 – Alien Worlds

Alien Worlds é um dos jogos play2earn mais populares do mercado e por muito tempo manteve-se na primeira posição em número de usuários diários ativos. Desde novembro de 2021, vem alternando a liderança com Splinterlands.

10 – DeFi Kingdoms

DeFi Kingdoms está baseado na bolckchain do Harmony (ONE) e combina os recursos de finanças descentralizadas (DeFi) com as potencialidades da economia Play-to-Earn.

A diferença de outros projetos GameFi, DeFi Kingdoms é um metaverso DeFi que promove a gamificação das finanças descentralizadas de uma forma intuitiva e divertida.

Como ganhar dinheiro com os jogos blockchain?

Tecnicamente existem duas formas para ganhar dinheiro com jogos blockchain hoje em dia.

São elas: ganhos durante partidas de games “play-to-earn” e a negociação de ativos personalizados e colecionáveis em games que permitem isso.

Os jogos play-to-earn (“jogue para ganhar”) funcionam no cenário de economia aberta, que possibilita remuneração aos jogadores em forma de dinheiro vivo ou outro tipo de moeda.

Em suma, para ganhar algo (as cripto), o usuário precisa estar sempre jogando para upar (aumentar o nível) do cenário e assim ir recebendo os ativos na conta digital.

Ou seja, contando também com a valorização (ou desvalorização) no mercado financeiro das criptomoedas.

Por sua vez, nos NFT In-Games, ao invés do jogador ganhar algo (como criptomoedas), ele consegue vender itens usados no jogo, como personagens, casas, armas e outros, para jogadores interessados.

É um comércio interno de itens raros, bonitos demais e/ou muito necessários para progredir no game, por exemplo.

Assim, quem deseja entrar no mundo dos jogos NFT precisa, além de estudar sobre criptomoedas, também ficar por dentro do mecanismo do jogo escolhido.

Você gostou deste texto e ele foi relevante para você? Então siga o FinanceOne nas redes sociais e esteja sempre atualizado sobre o mercado financeiro. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui