Juros futuros longos sobem na véspera de votação da TLP | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Juros futuros longos sobem na véspera de votação da TLP

SÃO PAULO  –  O mercado de juros futuros da B3 teve uma segunda-feira mais agitada que a média. O volume negociado caminha para ser o maior para um começo de semana desde o fim de julho. E as taxas longas registraram alta, afetadas pelo aumento da percepção de risco.

A postura mais conservadora dos agentes se deu na véspera da votação da TLP, prevista para esta terça-feira. Com a reforma da Previdência neste ano fora do radar e o noticiário fiscal recente dando motivos para preocupação, investidores miram a aprovação pelo menos de medidas paralelas que ajudem a conter a piora de expectativas para a dívida pública. A TLP entra nessa lista por potencialmente reduzir o subsídio implícito nos financiamentos concedidos pelo BNDES – hoje corrigidos pela TJLP. Isso daria maior potência à política monetária e permitiria juros estruturalmente mais baixos no futuro.

Joaquim Kokudai, gestor da JPP Capital, diz que o fato de a votação da TLP ser por maioria simples ampara perspectiva de aprovação. Por outro lado, qualquer revés nesse sentido teria potencial de gerar estresse claro nos mercados, justamente porque a ideia é que se trata se uma matéria de fácil negociação do governo com o Congresso.

Uma amostra do risco potencial ao mercado em relação à TLP veio no fim da sessão do último dia 11, uma sexta-feira. Às 17h27, já na negociação estendida, o DI janeiro/2021 estava em 9,410% ao ano. Às 17h30, no entanto, a taxa havia saltado para 9,550%, empurrada por rumores de que o governo teria desistido de negociar a TLP com parlamentares. Os boatos foram desmentidos posteriormente, mas ficou a sensação de que a equipe econômica tem enfrentado mais dificuldade para avançar com a agenda de reequilíbrio fiscal e poderia estar sofrendo pressão de grupos políticos dentro do próprio governo.

Isso pode explicar a alta persistente da diferença entre DIs longos e curtos. O spread entre as taxas com vencimento em janeiro/2023 e janeiro/2019, por exemplo, alcançou hoje 202 pontos-base, de 197 pontos no pregão de sexta-feira. É o maior patamar desde dezembro de 2013, considerando taxas de seis e dois anos.

Mesmo os DIs curtos – mais sensíveis às expectativas para a política monetária – têm experimentado “steepening” (aumento de inclinação). Nesta segunda-feira, a diferença entre os DIs janeiro/2019 e janeiro/2018 – que captura apostas para a Selic ao fim de 2018 – subiu a 3,5 pontos-base, voltando a ficar positiva. É o maior nível em dez semanas.

O profissional da área de gestão de uma asset no Rio de Janeiro lembra que esse trecho da curva captura o risco em torno das eleições presidenciais do ano que vem. E que o noticiário recente continua inspirando cautela.

Hoje, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o Democratas terá candidato próprio à Presidência. Nos últimos meses, os mercados acompanharam notícias sobre ruídos entre Maia e o governo, o que piorou a percepção a respeito da capacidade do governo de aprovar reformas econômicas.

Ao fim do pregão regular, às 16h, o DI janeiro/2023 ia a 10,090% (10,010% no último ajuste). O DI janeiro/2021 avançava a 9,500% (9,420% no ajuste anterior). O DI janeiro/2019 subia para 8,070% (8,050% no último ajuste). E o DI janeiro/2018 caía a 8,035% (8,060% no ajuste anterior).

Fonte: Valor Econômico







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras