Início Notícias Finanças Pessoais Limite de crédito pessoal: saiba o que é e como funciona

Limite de crédito pessoal: saiba o que é e como funciona

11
4.1
(70)

O limite de crédito pessoal é um tipo de empréstimo que bancos e instituições financeiras disponibilizam a seus clientes. A aquisição pode ser feita por meio de análise da conta, como a renda do usuário.

Com ele, é possível que você use o máximo e o quanto você puder. Desde que se comprometa a pagar sua dívida dentro do prazo estabelecido.

Para entender melhor o que é e como funciona, confira as próximas dicas e sugestões.

O que é o limite de crédito pessoal?

O limite de crédito pessoal é uma linha de crédito disponibilizado pelo banco ou instituição financeira. Diferentemente do empréstimo mais comum, neste tipo de transação o cliente inicia o pagamento dos juros somente com o uso do dinheiro.

Os bancos não costumam negar o limite de crédito pessoal, mas é válido lembrar que a empresa não é obrigada a fornecer o valor a seus correntistas. Por isso, é totalmente possível que um cliente seja aprovado com um limite de R$8 mil e o outro seja negado.

Essa não aprovação ocorre por diversos fatores, sendo os mais comuns:

  • o score do Serasa;
  • a falta de comprovação de renda ou capacidade de arcar com dívidas;
  • informações não atualizadas;
  • idade, ocupação e outros motivos.

A avaliação do limite de crédito pessoal é feita pela instituição. Por ser um empréstimo, o cliente pode utilizar o valor como bem entender, seja para dar de entrada em um financiamento de imóvel ou a compra de roupas, por exemplo. Não há nenhum tipo de regulamentação de uso.

limite-credito-pessoal

Como usar a linha de crédito pessoal?

O valor disponível pode ser utilizado através de cheques, saque no caixa eletrônico ou transferência entre contas. Antes de solicitar, é preciso que o cliente esteja ciente de que deverá devolver este dinheiro ao banco com taxa de juros.

Por isso, apesar de ser simples a aquisição, a falta de organização financeira pode transformar o processo em muita dor de cabeça. Programe-se para que as finanças fiquem em ordem após a utilização do serviço.

Os juros sobre as linhas de crédito geralmente têm uma taxa mais alta que a dos empréstimos comuns. Por exemplo, caso você tenha a conta negativada, o banco pode oferecer o crédito pessoal, mas com taxas maiores de juros.

Conheça o cálculo de valor das parcelas

Quanto melhor o perfil do cliente, mais enxutas serão as taxas e o limite pré-aprovado, além da facilidade de pagamento.

O cálculo da parcela funciona do seguinte modo: valor solicitado + taxa de juros + IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

É comum que as parcelas tenham valores altos e acabem levanto o cliente à inadimplência. Mas é possível refinanciar e diminuir o valor, e aumentar o prazo de pagamento, que pode ser de 24 a 72 vezes.

Como solicitar o crédito pessoal sem se afundar?

É necessário alertar o usuário dos riscos de assumir uma dívida. Inicialmente, analise suas finanças e veja se o valor é mesmo necessário.

Após isso, verifique o valor das parcelas e se é compatível com sua renda.

É importante se perguntar: vou arcar com os pagamentos sem deixar de lado minhas prioridades? O dinheiro vai resolver meu problema ou me trará mais problemas?

Ao solicitar, fique atento às seguintes dicas:

  • Faça apenas quando não houver outras alternativas mais baratas e simples, como, pedir dinheiro emprestado aos pais ou a um amigo próximo.
  • Não utilize o dinheiro para comprar um bem que pode ser parcelado. Os juros do crédito pessoal certamente vai ser maior do que as parcelas do que você adquiriu.
  • Cuidado com as taxas de juros. Sendo assim, pesquise nos bancos e instituições financeiras e contrate a menor do mercado.
  • Se couber em seu orçamento, opte pelo pagamento em menor tempo possível. Evitar dívidas longas ajudará principalmente o seu planejamento financeiro.
  • Entenda o que está contratando para não se arrepender depois. Leia todo o contrato, veja seus direitos e deveres com o banco.
  • Cuidado com a internet! É comum que sites e aplicativos prometam taxas menores que as dos bancos tradicionais e além de facilidades. O que parece ser muita vantagem, pode se tornar em pesadelo como os golpes de empréstimo online. Fique atento à credibilidade da instituição financeira e veja as avaliações da empresa na internet antes de fechar qualquer negócio.
  • Compare o Custo Efetivo Total (CET), que são todos os encargos que deverá pagar ao banco para conseguir o dinheiro. São os impostos, seguros e demais taxas cobradas pela financeira.

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, confira aqui quais são os principais empréstimos disponíveis no mercado.

O que achou disso?

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 70

Seja o primeiro a avaliar este post.

11 COMENTÁRIOS

  1. Preciso urgente de mil reais no meu limite de crédito pessoal pra pagar uma parcela w vence dia 20 /2

  2. Eu gostaria de pegar 170,000 ou 160,000 para comprar um imóvel, mas este só tem contrato de compra e venda não pode ser financiamento imobiliário. Eu daria a entrada de 30.000 e parcelava o resto em 30 anos São 360 parcelas daria aproximadamente R$ 1302,00 mensal a primeira parcela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile