Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Mantega descarta riscos de prejuízos na compra de dólares pelo Fundo Soberano

Escrito por: Redação em 10 de janeiro de 2011

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou há pouco que a compra de dólares no mercado futuro pelo Fundo Soberano, autorizada por uma resolução publicada hoje (10) no Diário Oficial da União, traga prejuízos para o fundo. Segundo ele, a expectativa de que o real não se valorizará intensamente nos próximos meses atenua os riscos para o governo.

“Como confiamos na trajetória cambial, isso minimiza o risco. Temos certeza de que não haverá valorização do real. Se fizermos operação de swap [cambial] reverso, não haverá perda. Pode até haver ganho, como num período recente”, afirmou o ministro, ao sair para uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Mantega, o desempenho do Banco Central nos últimos anos nas compras de dólares no mercado futuro, chamadas de swap cambial reverso, serve de base para combater o risco. “O balanço dos últimos anos, na nossa gestão, foi positivo. Aquilo que o Banco Central ganhou [nas operações de swap reverso] superou tudo o que perdeu.”

O ministro afirmou ainda que o Fundo Soberano não terá limites na compra de dólares no mercado futuro. Formado por sobras de recursos do orçamento de 2008, o Fundo Soberano atualmente tem R$ 18,7 bilhões aplicados num fundo privado administrado pelo Banco do Brasil. No ano passado, o fundo foi usado na capitalização da Petrobras.

Por meio do swap cambial reverso, o Banco Central (BC) compra dólares no mercado futuro para preservar a cotação e impedir uma queda maior da moeda norte-americana. Para que essas operações gerem lucro para o governo, o Brasil precisaria ser surpreendido por uma alta intensa do dólar, como a que ocorreu no final de 2008 e forneceu lucros para o BC naquele ano. Se o dólar continuar caindo, no entanto, o BC e o Fundo Soberano terão prejuízo.




Fonte:Enfoque Informações Financeiras Ltda.

Recebido em:
10/01/2011 17:30:34

HeadLines Enfoque
Copr 2007 Enfoque Informações Financeiras

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

facebook
Desigualdade salarial entre homens e mulheres: mito ou verdade?
duvidas FGTS
Coaf
aumentos-salariais-em-2018