Início Notícias Empreendedorismo 7 mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

7 mitos e verdades sobre antecipação de recebíveis

0
5
(3)

Você já parou para pensar quais são os mitos e verdades sobre a antecipação de recebíveis? Essa é uma modalidade de crédito empresarial que gera muitas dúvidas.

Para quem não sabe a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite que as empresas adiantem o recebimento das vendas. Dessa forma, elas podem usar no presente um dinheiro que só chegaria no futuro. 

Quando o consumidor compra um produto e decide parcelar o pagamento em três vezes, por exemplo, o proprietário do estabelecimento pode levar até 90 dias para receber o valor total da venda. Ao contratar uma antecipação, ele pode receber o dinheiro em poucos dias. 

A antecipação de recebíveis também é chamada de adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.

Porém, essa facilidade tem um preço: as instituições financeiras que oferecem antecipação de recebíveis cobram taxas sobre o valor adiantado. As empresas assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro dos títulos negociados. 

A antecipação de recebíveis é uma estratégia que beneficia as pequenas e médias empresas que buscam fugir de juros abusivos ou negativos dos bancos tradicionais. 

Para Maurício Rodrigues, CEO da Openbox.ai, fintech especializada em antecipação de recebíveis, o principal benefício dessa modalidade de crédito é a fuga do endividamento: a  empresa recebe de forma antecipada valores previstos para serem recebidos no futuro. 

Conheça os mitos e verdades sobre a antecipação de recebíveis

Tem dúvidas sobre antecipação de recebíveis? Não sabe o que é verdade e o que é mito? O especialista Maurício Rodrigues tira as suas dúvidas a seguir. Confira!

Antecipação de recebíveis é empréstimo?

MITO

Antecipação de recebíveis não é empréstimo. Ela é uma antecipação que possibilita que a empresa receba um valor que já seria pago a ela de qualquer forma. Por isso, a antecipação de recebíveis não é um capital emprestado, mas sim antecipado. 

Funciona assim: é realizado um cadastro rápido, com e-mail corporativo e CNPJ e download das notas fiscais, já com valor que será disponibilizado no painel. Em seguida, é feita a análise, gerado um contrato de operação e o valor da antecipação é depositado na conta empresarial.

Meu cliente vai achar estranho eu antecipar o recebível dele

MITO

Esse pode ser considerado mais um mito que muitos carregam e têm medo de assumir a responsabilidade da ação. Mas, o que não sabem é que esse tipo de modalidade de crédito já se popularizou no mercado e não causa mais estranhamento.

Além disso, é importante também citar que os empreendedores que solicitaram a antecipação de recebíveis já estão acostumados com esse tipo de transação. Logo, os clientes também estão. 

Diferente do que muitos pensam antecipação de recebíveis não é empréstimo

“Nesse sentido, o seu papel será antecipar as notas promissórias de pagamento para o cliente enviar à instituição financeira escolhida para a antecipação de recebíveis”, diz Maurício Rodrigues.

É possível antecipar recebíveis de serviços prestados, além de produtos vendidos

VERDADE

Essa é mais uma verdade, seja um produto vendido ou serviço prestado, se você estiver com notas fiscais em mãos é possível antecipar os recebíveis.

Não tenho acesso à linha de crédito quando preciso

MITO

Esse é mito e é preciso compreender como é feita a concessão de crédito, primeiramente. Existe uma análise com milhares de pontos e cada instituição tem o seu próprio roteiro e itens considerados.

Além de haver os clássicos, como histórico de crédito e de pagamento, perfil e comportamento financeiro e isso impacta na hora de conseguir um empréstimo.

É muito importante que você compreenda esse processo e adeque a gestão da empresa para conseguir cumpri-los e obter crédito quando se precisa.

A antecipação de recebíveis cria um ciclo vicioso

MITO

“O gestor financeiro precisa saber exatamente a quantidade de crédito que a empresa precisa para crescer, quanto isso vai custar e se a receita consegue pagar essa despesa”, explica o especialista.

Segundo ele, nesse ponto o ponto principal será a organização. É preciso, ainda, manter tudo bem planejado e controlado, senão realmente pode ser ruim para os negócios.

Crédito Empresarial é muito caro

MITO

Mais um mito, já que existem linhas de crédito caras, mas quando uma empresa pede um empréstimo no mercado, existe uma série de fatores que serão avaliados e analisados.

Por isso, existem modalidades diferentes e formas diferentes de se conseguir essa linha de crédito.

É possível obter uma antecipação de recebíveis rapidamente

VERDADE

Para terminar, essa é uma verdade. É possível obter, sim, e de forma prática e segura, além de 100% online.

Algumas fintechs já conseguem realizar operações que agilizam o tempo de análise e de pagamento. Isso faz com que o crédito seja efetuado em até uma hora na conta do empreendedor.

E aí, curtiu essas dicas? Compartilhe o conteúdo e veja mais orientações no site do FinanceOne!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui