Mnuchin traz de volta possibilidade de Yellen ficar no comando do Fed | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Mnuchin traz de volta possibilidade de Yellen ficar no comando do Fed

SÃO PAULO  –  O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse nesta quarta-feira (13) que Janet Yellen está sendo considerada para uma recondução ao cargo de presidente do Fed, quando seu mandato expirar em fevereiro do ano que vem.

Entretanto, fez a ressalva que Trump está conversando com outros potenciais candidatos e ainda “não tomou nenhuma decisão”. 

Mnuchin falou em uma conferência da CNBC e ao ser questionado sobre a possibilidade de Gary Cohn, o principal assessor econômico de Trump, ser nomeado, desconversou, algo que se podia esperar por conta do mal-estar entre ambos após a violência em Charlottesville.

Esse evento levou fontes do governo a falar a agências internacionais, no dia 6, que Cohn estaria fora da disputa e Yellen voltando ao páreo, lembrando que, mesmo na hipótese de ela ser convidada para ficar na presidência, a questão é se aceitaria essa missão.

Naquele mesmo dia, o vice-presidente do BC americano, Stanley Fischer, apresentou sua renúncia ao cargo e a decisão de sair do Fed até 13 de outubro. O mandato de Fischer nesta posição termina apenas em junho de 2018, embora ele possa permanecer como membro do Fomc até 2020. Yellen também poderia ficar até 2024 no Conselho – mas isso é considerado muito improvável.

A decisão de Fischer de se demitir é um baque para o Fed dada sua enorme experiência como banqueiro central, mas, por outro lado, dá a Trump a oportunidade de moldar o BC a seu gosto. Agora, o Conselho, composto de sete membros, terá quatro vagas abertas. O único indicado por Trump, Randal Quarles, sequer foi ainda aprovado pelo Senado.

Na semana passada, uma decisão negociada de Trump com o Partido Democrata surpreendeu: o prazo até 30 de setembro e 15 de outubro para aprovar o orçamento e elevar o teto da dívida americana foi estendido para 8 de dezembro, permitindo pagamentos diretos de socorro às vítimas do furacão sem quaisquer restrições de orçamento.

Para Janwillem Acket, economista-chefe do Julius Baer, “com esta ação, Trump colocou o Fed de volta à sua trajetória planejada”. Agora, diz o economista em nota, “o Fed pode decidir, livre de restrições de calendário, prosseguir com as medidas de redução do balanço na próxima reunião de 19 e 20 de setembro”. Se os prazos anteriores para aprovação do orçamento e do limite da dívida não fossem adiados por três meses, faria sentido que o Fed esperasse o anúncio dessas medidas até a reunião de novembro, pontua Acket.

A saída de Fischer “pode ter ironicamente elevado as chances de a presidente Janet Yellen ser reconfirmada em outro mandato de quatro anos”, diz o economista, para quem sob seu comando não deverá haver mudança importante da política do Fed.

O Julius Baer vê mais probabilidade do que não numa nova alta de juros em dezembro. O mercado de Fed Funds futuros aponta hoje, após a fala de Mnuchin, 47% de chance disso ocorrer, de 31% ontem e 37% há uma semana. 

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

17 de outubro de 2018
6 aplicativos úteis para acompanhar o mercado financeiro

Algumas pessoas podem ter dificuldades na hora de investir o dinheiro, seja por não saber como aplicar ou até mesmo por não entender e não consegu...

17 de outubro de 2018
Casamento: conheça os regimes de bens e seus direitos

A celebração do casamento, geralmente, é a realização dos sonhos de muitos brasileiros. De acordo com os dados mais recentes da pesquisa Estatí...

17 de outubro de 2018
Quer pedir aumento de salário? Veja algumas estratégias

Você já pensou em pedir aumento de salário para o seu chefe? Se sim, sabe que essa não é uma tarefa muito fácil. A maioria dos funcionários nã...

16 de outubro de 2018
10 passos para turbinar o perfil profissional no LinkedIn

Um perfil bem feito no LinkedIn atrai mais visitas e, como consequência, mais oportunidades de emprego, parcerias e negócios. Ou seja, deixar o ...

16 de outubro de 2018
7 dicas para conseguir desconto nas compras

Economizar requer não apenas controle do desejo de gastar, mas habilidade de negociação. Quer dicas para conseguir desconto nas compras? Vem com a ...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...







Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


     

Guias

Calculadoras