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Mobile banking cresce 21.800% em acessos no Brasil

O surgimento dos bancos digitais refletem o uso da tecnologia para soluções inovadoras em todos os mercados. Desde 1º de março de 2011, entrou em vigor uma medida do Conselho Monetário Nacional, ligado ao Banco Central, para oferecer aos clientes bancários a opção de movimentar contas apenas pela internet. De lá até 2016 o uso do mobile banking, movimentações via aplicativo, cresceu 21.800%, 100 milhões de acessos em
2011 para 21 bilhões em 2016.

A medida ainda implicava na isenção de tarifas bancárias para quem movimentasse a conta apenas por canais eletrônicos, como internet, caixas eletrônicos e celular. Porém, a decisão era dos bancos em oferecer ou não esse serviço aos clientes.

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Mas isso foi em 2011. Hoje é mais difícil essa separação entre conta física e digital. Para aumentar o acirramento, surgiram ainda as fintechs – startups de inovação no setor financeiro – e opções como o Nubank, para inovar no mercado e brigar com os já tradicionais bancos.

mobile banking
O mobile banking já representa mais de 50% do total de transações bancárias realizadas

Segundo um estudo de 2017, e realizado há 25 anos pela Febraban, a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, “As instituições bancárias estão na dianteira de uma grande transformação em curso. O uso crescente dos canais digitais (internet e mobile banking), que já se mostrava tendência em anos anteriores, está em consolidação, com as transações nesse meio ultrapassando mais de 50% do total.”

Uso de mobile banking quase dobrou em 2016

O estudo da Febraban concluiu que o mobile banking é o preferido dos brasileiros. A pesquisa aponta que, em 2016, o uso de mobile banking quase dobrou. Isso significa que saltou de 11,2 bilhões de transações realizadas em 2015 para 21,9 bilhões em 2016. Em movimentações financeiras, foi de 500 milhões para 1,2 bilhão, uma alta de 140%.

Algumas das transações mais realizadas são transferências TED/DOC – 505 milhões em 2016 enquanto 2015 teve 60 milhões -, e pagamentos- 468 milhões de contas foram pagas, com um aumento de 37% em relação ao ano anterior.

Outro dado curioso aponta que 9,5 milhões de clientes do mobile banking fazem mais de 80% de suas transações via esse canal. No Brasil, uma em cada cinco transações financeiras acontecem via Internet Banking ou Mobile Banking.  E, nos últimos três anos, as transações via celular quadruplicaram.

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Segurança em transações bancárias online

Se por um lado facilita a vida corrida das pessoas, alguns cuidados também devem ser tomados em transações bancárias online. A Febraban apontou medidas que são essenciais para manter a segurança e não cair em golpes.

1 – Mantenha um antivírus atualizado em seus dispositivos;
2 – Troque periodicamente as senhas e crie combinações que dificilmente serão adivinhadas;
3 – Realize as transações apenas em computadores confiáveis e nunca em computadores de locais públicos ou de terceiros;
4 – Não abra arquivos ou clique em links de origem desconhecida. O mesmo vale para e-mails de origem duvidosa, mesmo que o remetente seja o banco;
5 – Se você duvidar de um site, não insira seus dados. Uma forma de verificar a segurança é clicando sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela confirmando sua autenticidade;
6 – Sempre acompanhe os os lançamentos em sua conta e a qualquer movimentação desconhecida, comunique imediatamente ao banco;
7 – Fique também sempre de olho em todas as movimentações em sua conta e ao acessar o site do banco. Tem dúvidas sobre a segurança da operação? Contate o banco na mesma hora!







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