Início Notícias Dólar ou Real: qual moeda levar para viagens na América do Sul?

Dólar ou Real: qual moeda levar para viagens na América do Sul?

0
Globo terrestre em destaque na América Latina
0
(0)

Quem nunca sonhou em fazer aquele mochilão pela América do Sul, não é verdade? Muitas pessoas se aventuram a fazer esse tipo de viagem e ficam em dúvida sobre qual seria a moeda mais adequada a levar.

Normalmente, a moeda brasileira costuma ser muito bem aceita pelos países vizinhos da América do Sul. Mas existem destinos específicos em que é muito melhor que você leve o Dólar ou vice-versa.

Vale lembrar também que, dependendo do país que você vai visitar, existem surtos de moedas falsas. Sendo assim, é recomendado que você leve pelo menos um pouco da moeda local para não passar por situações desagradáveis no início.

Por isso, fizemos uma seleção com todos os países da América Latina e qual moeda levar para cada local. Então, confira agora qual a melhor moeda para levar numa viagem pela América do Sul!

O mochilão pela América do Sul costuma ser uma viagem muito realizada por possuir baixo custo

Argentina

Antes de mais nada, você pode viajar para a Argentina levando Reais. Nosso país hermano costuma aceitar muito bem a moeda brasileira. Mas priorize fazer a troca de dinheiro pela capital, Buenos Aires. Isso porque, a capital oferece as melhores cotações.

Contudo, se a sua viagem possui parada na Patagônia, o ideal é levar Dólar. Cidades como Ushuaia, El Clafete e El Chatén, possuem cotação fraca para o Real.

Bolívia

Agora, se a sua viagem possui como destino a Bolívia, é importante analisar o cenário econômico do país. Mas, na maioria das vezes, é melhor levar Dólar do Brasil e trocar no país pela sua moeda local, o Boliviano.

Caso você prefira levar o Real para a Bolívia, também não precisa esquentar a cabeça. Afinal, a moeda é muito bem aceita nas casas de câmbio. Mas priorize a troca em locais confiáveis, pois a Bolívia possui muitos falsificadores de moedas nas ruas.

Chile

Assim como a Argentina, o Chile é um país que você pode ir tranquilamente com Real. Isso porque, a moeda brasileira é bem recebida e por lá existem milhares de casas de câmbio. Entretanto, caso vá para locais como Atacama ou na Patagônia, priorize o Dólar.

Colômbia

Se a sua viagem for para a Colômbia, leve dólares. Apesar do Real valer mais que o peso colombiano, a troca não compensa muito no território. A dica do dólar serve principalmente para quem possui destino ou passará pela cidade de San Andrés.

Equador

O Equador é um país que possui como moeda corrente o Dólar Americano desde os anos 2000. Por isso, leve a moeda de origem do país. Outra dica importante é priorizar que a troca em dinheiro seja realizada por cédulas menores de US$100.

Isso porque, dificilmente os comerciantes trabalham com cédulas altas e você pode ter um problema na hora de efetuar compras, principalmente se o valor for baixo.

Guiana, Guiana Francesa e Suriname

Caso a sua viagem pela América do Sul realize parada em um desses três países, não leve o Real. Se você fizer isso, há grandes chances de ter problemas no câmbio de moedas. Veja abaixo qual moeda levar:

  • Guiana e Suriname: Dólar;
  • Guiana Francesa: Euro.

Paraguai

Para saber qual a melhor moeda a levar em uma viagem para o Paraguai, é necessário entender quais são as suas intenções.

Se você pretende viajar para o país para conhecer a cultura, pode levar o Real de forma tranquila. O câmbio no país não costuma desfavorecer a moeda brasileira.

Agora se você está indo para fazer compras (como no tradicional destino Foz do Iguaçu – Paraguai), é melhor que você leve o Dólar. Assim, você fará compras maiores!

Peru

Antigamente era uma boa opção levar o Real para realizar a troca de dinheiro no Peru. Contudo, atualmente vale mais a pena levar Dólares, pois o Real possui pouca apreciação no país.

Uruguai

Se a sua viagem pela América do Sul possui como destino o Uruguai, fique tranquilo pois você pode levar o Real. Além do país possuir várias casas de câmbio, existem cidades, por exemplo, que aceitam o Real em transações comuns com uma cotação realista.

Venezuela

Por fim, se a sua viagem possuir parada em qualquer local da Venezuela, leve o Dólar.

Agora que você já sabe um pouco melhor sobre qual moeda levar em uma viagem pela América do Sul, confira também como gastar pouco em seus destinos!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui