Início Notícias Finanças Pessoais Vai morar sozinho? Veja 7 dicas para se planejar financeiramente

Vai morar sozinho? Veja 7 dicas para se planejar financeiramente

0
Chaveiro com formato de casa pendurado em um suporte de madeira
0
(0)

Morar sozinho pode ser o sonho de muitas pessoas por conta da liberdade e da independência. Mas, para isso, é preciso se planejar financeiramente para que o sonho não vire pesadelo.

Por conta disso, ter os pés no chão é fundamental no início do processo de morar sozinho. Até porque é comum ter algumas dificuldades no início, já que é preciso comprar os eletrodomésticos básicos, além das contas a serem pagas.

Além disso, muitos não conseguem se planejar para morar sozinho. O motivo? Muitos acham que não existe a necessidade, outros não sabem por onde começar e tem até mesmo quem vá na cara e coragem.

Como se planejar para ir morar sozinho?

Se você está querendo ir morar sozinho, mas não tem ideia de como se planejar e nem por onde começar a procurar um local, fique tranquilo. Nós vamos te ajudar no seu planejamento financeiro, confira algumas dicas abaixo!

Têm dívidas? Comece quitando-as

Antes de você começar a se planejar financeiramente para morar sozinho, é importante quitar todas as dívidas, caso tenha alguma. Isso porque a despesa que você vai passar a ter pode ser grande.

Faça uma reserva de emergência

Além disso, é importante que você também tenha uma reserva de emergência. O valor dessa reserva precisa ser o suficiente para arcar com as suas despesas fixas de seis a 12 meses.

Para morar sozinho é preciso se planejar financeiramente

Caso ainda não tenha o dinheiro, é importante começar a separar uma determinada quantia. Porque assim que você decidir se mudar, terá grandes gastos com todo o processo.

Calcule todos os gastos das despesas fixas

Você precisa colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas que acredita que terá ao ir morar sozinho. É dessa forma que você vai saber se tem condições ou não de arcar com  tudo.

+ Confira dicas financeiras para morar com amigos

E por onde começar? Pelo básico, como:

  • Aluguel;
  • Luz e água;
  • Pacote de internet, telefone e tv
  • Serviços por assinaturas;
  • Supermercado;
  • Plano de saúde, caso tenha
  • Mensalidades de faculdade, cursos, academias, entre outros.

Agora some todos os valores e veja quanto essas contas poderão dar. Lembre-se de que precisa sobrar dinheiro para que você possa se divertir e caso surja algum imprevisto.

Faça a própria comida

No início da vida de morar sozinho, muita gente escolhe ficar comendo fora. O cansaço do dia a dia, a rotina corrida e facilidade de ter algo pronto nas mãos pode te fazer não querer cozinhar.

Mas saiba que fazer a própria comida sai muito mais barato do que fazer pedido em delivery todos os dias, pedir lanches e até mesmo ir comer fora em restaurantes.

Além de mais barato, vai colaborar para a sua saúde, né? Então que tal se organizar para fazer aquela compra do mês e tirar um tempo para cozinhar para você mesmo? Você pode, inclusive, tirar um dia, fazer tudo e congelar os alimentos para apenas esquentar.

Pesquisa sempre

A rotina de quem mora sozinho costuma ser corrida, mas você não pode fazer com que isso te faça tomar decisões precipitadas. Afinal, quando a conta for fechada no final do mês, toda economia ajuda.

+ Quanto custa e como morar sozinho? Confira essas dicas e saiba como calcular

A dica é sempre pesquisar. Quando for fazer uma comprar, seja de comida, itens de higiene pessoal ou algum tipo de acessório/material, faça uma comparação de preços. Você pode não estar acostumado, mas encontrará em várias lojas outras opções.

Seu orçamento mensal precisa ser de acordo com a sua renda

Agora que você vai morar sozinho, cuidado para não gastar demais e além do que pode pagar. Tenha sempre um controle de gastos, de preferência fixos e variáveis. Isso te ajudará a saber o quanto você pode gastar no mês e a não comprometer toda a sua renda.

Seja racional

Comer fora um dia ou outro não faz mal. Sair para se divertir não faz mal. Comprar algo que você precisa e não é urgente não faz mal. Porém, você precisa ter consciência e ser sempre racional.

Agora que você mora sozinho, suas despesas aumentaram. É comum que no início você ainda tenha um pouco de dificuldade para se organizar e demore a colocar as coisas no lugar. Por isso, dizer não para algumas propostas e situações, faz todo sentido.

+ É melhor morar sozinho ou dividir apartamento? Saiba qual é a melhor opção

Mas, seja maleável e respeite também a sua necessidade. Em certos momentos será preciso estar com a família, sair, comer e comprar. Mas, não aja por impulso.

Gostou das dicas? Compartilhe com aquele seu amigo que vai morar sozinho e está com dificuldades de se ajustar.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui