Início Notícias Investimentos Por que mulheres ainda são minoria no mercado financeiro? Entenda!

Por que mulheres ainda são minoria no mercado financeiro? Entenda!

0
Mulher usando notebook para ler livros sobre finanças
0
(0)

Dia 08 de março, também conhecido como o Dia Internacional da Mulher, é um dia para muitas reflexões e discussões. A desigualdade salarial, a presença feminina no mercado de trabalho e as mulheres no mercado financeiro são alguns dos assuntos.

O FinanceOne quer saber: por que as mulheres no mercado financeiro ainda são minorias? Por que elas investem menos que os homens? 

É claro que a participação das mulheres no mercado financeiro vem crescendo durante os últimos anos. Porém, o número ainda é pouco expressivo, infelizmente. 

Mas será que é possível mudar essa realidade? A resposta é sim. Mas para isso é preciso entender o que está acontecendo atualmente.

Para começar, no Tesouro Direto o número de investidores cadastrados no programa aumentou em nove vezes entre dezembro de 2015 até dezembro de 2019, chegando a 5,6 milhões de investidores.

Mas a participação feminina cresceu em um ritmo menor. Subiu de 22,4% para 31,4%.

Já na Bolsa de Valores, ainda que o número de CPFs dos investidores estejam em ritmo crescente desde 2015, e se multiplicou em mais de 3x no período até 2019, o número de mulheres ficou praticamente parado em 23%.

Vale ressaltar que os números sobre o gênero dos investidores no Brasil ainda são muito restritos. Mas os que estão disponíveis mostram que as decisões das famílias brasileiras ainda estão nas mãos dos homens, mesmo que o patrimônio pertença ao casal.

Por que mulheres no mercado financeiro ainda são minoria? 

Atualmente é possível encontrar cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e, consequentemente, atentas aos temas sobre finanças e mercado financeiro de forma geral. Sabemos que assim como os homens, elas têm total capacidade para atuarem em qualquer setor.

Mas ainda assim é difícil encontrar muitas mulheres no mercado financeiro, principalmente quando o assunto é investimentos. Isso acontece mesmo com a busca por independência financeirafi e pessoal aumente cada vez mais.

Qual será o motivo do baixo número de mulheres no mercado financeiro? Por conta de inúmeros fatores. Por exemplo, a falta de cultura de investimentos no país. 

Lembre-se que educação financeira não é um tema tratado nas escolas do Brasil e o número de brasileiros endividados no país é grande. Principalmente por conta da pandemia do Covid-19.

O número de mulheres no mercado financeiro ainda é inexpressivo

Isso pode afastar as mulheres do mercado de investimentos. Além disso, tem a falta de conhecimento, seja sobre finanças pessoais, empresariais ou do mercado financeiro. 

Mesmo que elas tenham interesse no assunto, ainda não se sentem seguras para aplicarem o próprio dinheiro.

Outro motivo que faz com que poucas mulheres estejam presentes no mercado financeiro é o preconceito existente. Muitas são vistas com desconfiança e mesmo se posicionando o preconceito ainda está presente.

Por isso, é necessário que essas mulheres provem suas competências e percorram um caminho mais demorado para alcançar o sucesso.

Qual a diferença entre mulheres e homens na hora de investir?

A presença feminina está cada vez mais forte, a necessidade de equiparação sempre será uma luta necessária, mas ainda há algumas diferenças pontuais entre homens e mulheres. 

Entre essas diferenças, uma característica que mais se destaca é a confiança. Alguns estudos e pesquisas mostram que os homens são mais confiantes do que as mulheres quando o assunto é tomada de decisão – principalmente financeira.

Além disso, se analisar estatísticas de investimentos mais agressivos, a predominância do gênero masculino é grande. Eles arriscam mais e, sobretudo, de forma mais arriscada. Isso, no entanto, não significa um ponto negativo para as mulheres.

Mas, por que não é ruim? Porque por esse motivo os homens acabam negociando mais, comprando e vendendo ações, muito por conta desse excesso de confiança. Por isso, no final das contas, o retorno das mulheres acaba sendo melhor.

Vale destacar, ainda, que as mulheres acabam investindo valores bem menores do que os homens, em média. Por isso, vale essa discussão em cima do número de mulheres no mercado financeiro para o resultado obtido.

Por que as mulheres investem menos e com pouco?

A análise acima é importante para entrar em uma outra discussão. O porque mulheres investem menos que os homens e esse menos é com pouco?

Essa pergunta ainda demanda uma análise de mercado e histórica maior. Porém, já é possível avaliar um cenário em que mulheres recebem bem menos em algumas carreiras e funções.

Além disso, elas têm gastos maiores em seu planejamento financeiro. Elas ainda contam com despesas fixas que precisam remanejar e nem sempre pensam em guardar dinheiro para essa finalidade.

Quanto à questão salarial, inclusive, algumas diversas estatísticas tendem a mostrar que, à medida que se sobe uma escala organizacional de determinada empresa, a proporção de mulheres diminui muito.

Além disso, o público feminino ainda precisa lidar com fatores emocionais e acúmulos de estresse, que atrapalham na tomada de decisão e capacidade de reservar verba para investimentos.

Mas, fato é que as mulheres, independentemente de qualquer fator, estão cada vez mais presentes no mercado financeiro em busca do seu espaço. Isso é importante para somar no futuro com os demais avanços e lutas.

À você, leitora, o FinanceOne deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher. Que você possa buscar o seu espaço e não ter medo de encarar os desafios do mercado, mesmo com pressões e imposições externas.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui