Início Notícias Carreiras Como fazer o network digital

Como fazer o network digital

0
Homem realizando network digital com 4 pessoas pelo notebook
0
(0)

Nesse momento, muito mais do que ser capacitado e possui habilidades procuradas no mercado, você precisa ter um bom networking. Com a pandemia, ficou difícil realizar encontros, rodas de conversa e eventos para conhecer outras pessoas do mercado. Por isso, viemos te apresentar o conceito de network digital.

Assim como o home office, o network digital se tornou uma rotina frequente entre pessoas que desejam socializar e aprofundar relações dentro do mercado de trabalho. Principalmente porque dá para organizar essas conferências e reuniões por meio de apps, chats e até mesmo pelo WhatsApp ou Telegram.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o networking é uma importante ferramenta para conseguir trabalho em tempos de crise. Afinal, uma indicação para uma vaga de emprego vale muito nesse momento e é tão importante quanto ser qualificado.

O networking digital é uma maneira de crescer profissionalmente respeitando o isolamento social

Como posso fazer network digital?

A princípio, é bem simples! Basta manter conversas periódicas com pessoas as quais você gostaria de manter contato profissional. Converse com colegas de faculdade, interaja com alunos do mesmo curso mas de instituições diferentes da que você estuda. Dá também para estabelecer contatos com pessoas de um local que você gostaria muito de trabalhar.

Uma ótima ferramenta para esse tipo de interação é o LinkedIn. Por lá, é possível se candidatar a vagas, criar conteúdos, escrever artigos e participar de debates sobre um assunto.

No entanto, você necessita criar situações para que esses diálogos aconteçam e não apenas “chegar, chegando” sem o mínimo de abertura. Comece comentando em posts, envie um convite de conexão e assim, comece a interagir.

Existem plataformas para networking digital, como os canais de WhatsApp e Telegram. Existem muitas oportunidades para ingressar nesses grupos através de conversas que surgiram em algum outro momento, como grupos do Facebook, por exemplo.

Um dos queridinhos do momento é uma rede social nova, chamada Clubhouse. Por meio desse app, é possível manter vários grupos de áudio com ouvintes e participantes. Esse foi o meio mais recente utilizado para realizar network digital.

Agora, antes de sair criando conexões e interagindo com pessoas, você precisa mostrar que você é uma pessoa interessante. Assim, você conquista o interesse de outras pessoas e outras pessoas podem se interessar pelo seu perfil como um profissional.

Por isso, confira as dicas abaixo para praticar o networking digital.

1- Mostre que você é interessante

Primeiramente, mantenha as suas redes sociais profissionais atualizadas. Não só o LinkedIn, mas também os perfis que você possui para envio de currículos, Facebook, Instagram.

Essas pessoas podem procurar por você, fora do âmbito profissional. Então, é essencial que você mostre que é um profissional capaz e com muito valor para o mercado de trabalho.

Uma boa ideia é criar conteúdos com foco na área que você atua profissionalmente, falar sobre formações complementares que realizou para atualização, iniciar enquetes e debates… Existe uma infinidade de assuntos para abordar nas redes sociais e fazer networking.

2- Interaja com profissionais nas redes sociais

Outra possibilidade muito boa para quem quer fazer network digital é interagindo com outras pessoas nas redes sociais. Comente nos posts, entre em grupos, crie debates e faça conexões com profissionais de dentro e fora da sua área de trabalho.

Pessoas mais engajadas nas redes sociais possuem um alcance muito maior para postagens, então, participe ativamente dessas redes para fazer network digital.

3- Se coloque à disposição para essas pessoas

Além das dicas citadas acima, se colocar à disposição de contatos estratégicos é uma estratégia ótima de network digital. Isso porque, ao oferecer um favor, a pessoa verá que você é um bom profissional de iniciativa.

Por fim, se colocar à disposição de profissionais é uma ótima maneira de conseguir um novo emprego.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como criar um perfil de destaque no LinkedIn.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui