Início Notícias Carreiras Networking: o que é e como fazer?

Networking: o que é e como fazer?

0
empreendedores trabalhando
Tempo de leitura: 4 minutos
0
(0)

Você já escutou falar em networking? Sabe o que é e como fazer um? Sabe qual é a importância?

Para quem não sabe, o networking é uma forma importante de realizar negócios e alavancar a carreira e o sucesso profissional.

Independentemente de você ser um empreendedor ou funcionário de uma empresa, é essencial estar em constante contato com os profissionais da sua área de atuação.

Dessa forma, tanto você quanto elas contribuem para o crescimento pessoal e/ou profissional de ambos.

O networking é a habilidade de desenvolver a sua rede de contatos. Ele é uma ferramenta fundamental para qualquer profissão, independente do nível hierárquico que você se encontra.

Vale ressaltar que não necessariamente está ligada a sua área específica, podendo acontecer o contato entre profissionais das mais variadas áreas. 

Para o empreendedor, essa é a capacidade de realizar conexões relevantes para o negócio. Porém, isso não quer dizer que tudo é planejado visando às ações, de forma exclusiva, voltadas para o crescimento da empresa.

É importante frisar que conhecer pessoas significativas também ajuda a desenvolver o seu lado pessoal. Sendo assim, esteja sempre aberto aos convites de todas as áreas.

Conheça a importância do networking

Você deve estar se perguntando qual é a necessidade e a importância do networking, correto? Para começar à medida que um negócio ou profissional se desenvolve, fica mais nítido a necessidade de investir em networking.

E para quem atua no mercado de trabalho, ele permite que exista um contato constante com outros profissionais e empresas, sejam elas da mesma área de atuação ou não. 

Enquanto para empreendedores, possibilita que oportunidades sejam criadas. Podendo ser em forma de parcerias ou investimentos diretos no negócio.

Sendo assim, saber como fazer networking é uma habilidade fundamental que todo profissional precisa desenvolver.

Passo a passo de como fazer networking

Está querendo desenvolver as suas habilidades e aprender a fazer networking? Para isso, é preciso ter em mente que os resultados não irão aparecer de forma imediata.

Eles irão aparecer por meio da constância das suas ações direcionadas a reforçar a sua rede de contatos.

Quer saber como fazer? Confira o passo a passo!

1º passo: qualidade x quantidade

Quando se fala em networking, os profissionais pensam que é necessário conhecer muitas pessoas e estabelecer contato com elas.

Porém, na prática não é assim que acontece. Isso porque a qualidade é melhor que a quantidade.

Criar networking é importante tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal

É relevante contar com um grupo ativo de profissionais que interagem na sua rede de contatos do que um grande número de pessoas com as quais você não conversa muito.

2º passo: procurar sempre contatos relevantes

Em seguida, você precisa focar em procurar e ir atrás de contatos e pessoas que sejam relevantes para a sua área profissional. Isso mesmo, é muito importante estar conectado com quem, de fato, agrega algo ao seu objetivo.

Nesse caso, não é errado ter o contato e conhecer pessoas de outras áreas, mas se o seu objetivo no momento é o de fortalecer a sua rede, nada mais que justo de ser um networking assertivo.

Com isso, as chances de você atingir o seu objetivo é maior, uma vez que você terá apenas pessoas relevantes e de credibilidade, principalmente de forma profissional. 

3º passo: tenha uma maneira sútil de iniciar o contato

É muito importante, também, que você saiba a maneira correta de iniciar este relacionamento, sabendo a maneira correta de abordar. Não seja o tipo de pessoa que deixa o outro desconfortável e sem jeito, sufocando com ações e fortes perguntas.

A dica aqui é sempre ser sútil, não seja quem você não é. Além disso, tente ser o mais extrovertido possível, dentro do seu perfil. Pessoas mais descontraídas tendem a ter uma probabilidade bem maior de se dar bem em um primeiro contato.

Outra forma de você fazer abordagem e networking é não tendo vergonha de se expor. Por exemplo, em um evento com a oportunidade de perguntas ao final, em caso de dúvidas, mostre que você está disposto a participar do debate.

Networking nada mais é do que não ficar escondido, sem ter vergonha. LinkedIn e Facebook são ótimas ferramentas para treinar o networking.

4º passo: esteja sempre atualizado

Fazer networking, no entanto, não consiste apenas em falar com pessoas e ir atrás de contatos sem fim. É, também, buscar sempre um conhecimento a mais e estar mais atualizado de forma constante.

Isso vale principalmente para a sua área de atuação, pois nada mais que justo você estar sempre por dentro de tudo o que acontece para ter assunto a conversar e puxar na roda de conversa e bate-papo.

5º passo: fique sempre presente. Não suma.

Após todo esse processo e esforço, você não vai desaparecer, né? O networking é um processo gradativo e contínuo, que exige um equilíbrio e constância.

Mesmo que você não veja um resultado, não deixe de permanecer.

Esteja sempre fazendo a sua rede e mantendo ela atualizada. Converse. Interaja. Participe. Mostre para as pessoas que você está interessado em estreitar esse laço profissional.

Assim, você vai colher os frutos muito em breve.

Gostou dessas dicas? Que tal fortalecer o seu networking? Então compartilhe esse link para que ainda mais pessoas possam se juntar a sua rede de contatos.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui