Início Criptomoeda O que é possível comprar com criptomoedas? Confira a lista

O que é possível comprar com criptomoedas? Confira a lista

0
moeda sendo retirada de uma carteira
0
(0)

A adoção do Bitcoin para fins de investimento é uma forma já conhecida para diversificar uma carteira de renda variável. O que muita gente não sabe é que os ativos digitais também podem ser utilizados como meio de pagamento em diversos tipos de estabelecimentos. Você sabia que é possível comprar com criptomoedas

Por mais que as criptos sejam amplamente utilizadas como reserva de valor, elas surgiram como uma forma de se contrapor a ativos tradicionais, como o dólar e o euro. Portanto, podem ser utilizadas em transações comerciais – desde que as empresas ou indivíduos aceitem o formato.

Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas empresas adotaram o pagamento de salário em criptomoeda como alternativa para os funcionários que desejarem receber dessa forma. Tem interesse em fazer parte desse grupo ou quer fazer compras e pagar com Bitcoin? Entenda a prática a seguir.

Quais estabelecimentos aceitam cripto como forma de pagamento?

Quando o assunto é comprar com criptomoedas, a mais amplamente utilizada pelos usuários nesse tipo de transação é justamente a precursora do movimento cripto: o Bitcoin. Atualmente, o ativo digital é aceito em mais de 15 mil empresas em todo o mundo.

O formato é utilizado por empresas gigantescas, como Tesla e Burger King, bem como por instituições financeiras como Visa, Mastercard e PayPal. Entre os itens que podem ser negociados em criptomoeda, destacam-se os seguintes ramos:

  • Passagens aéreas;
  • Reserva em hotéis;
  • Imóveis;
  • E-commerce;
  • Assinatura de serviços digitais;
  • Vale-presentes;
  • Compras com PayPal;
  • Eletrodomésticos.

Comprar com criptomoedas no Brasil

Mas não pense que só grandes marcas aceitam criptos como meio de pagamento: no Brasil, diversos setores passaram a aceitar o formato para pagamento de produtos e serviços. A Wayne Tattoo, por exemplo, foi um dos primeiros a receber bitcoins no país. Já o Nobile Plaza Hotel, sediado em Brasília, aceita pagamento de diárias em cripto desde 2017. 

Considerada uma das principais assinaturas de vinho do Brasil, a Wine é a mais recente empresa a aceitar Bitcoin como forma de pagamento para seus assinantes. A Prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, anunciou que a partir de 2023 cariocas poderão pagar o IPTU com criptoativos.

Pagamento em Bitcoin é aceito em mais de 15 mil estabelecimentos ao redor do mundo. (Fonte: Divulgação)

Vale a pena comprar com criptomoedas?

É comum se perguntar se a adoção das criptomoedas como meio de pagamento vale a pena, visto que os valores desses ativos costumam oscilar bastante no mercado. Se como reserva de valor eles já são considerados de alto risco para o investidor, como meio de pagamento podem ser ainda mais sensíveis à flutuações cambiais.

Portanto, antes de adotar esse formato de pagamento para suas futuras compras, lembre-se de avaliar o atual cenário que envolve cada cripto e saiba se o valor realmente compensa as taxas e alterações que a negociação pode acarretar. 

Se feitas por meio de blockchain, as compras com criptomoedas podem ser rastreadas e evitam burocracias e taxas adicionais. A tecnologia é amplamente conhecida como uma das mais seguras já criadas, visto que impede a perda de dados de uma transação a outra.

É regulamentado?

Quando o assunto é regulamentação, a adoção do Bitcoin e outras criptos ainda ocorre sem uma devida proteção legal. 

O Projeto de Lei n° 3825/19, que tramita no Senado Federal, entretanto, propõe a regulamentação do mercado de criptoativos no país. Se aprovada, a lei tende a proteger ainda mais o consumidor, além de combater crimes financeiros e dar mais transparência para as operações.

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre o mercado cripto? Continue navegando pelo site da FinanceOne e receba as principais informações sobre a área!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui