Início Notícias Mercado Cambial Entenda o que é código IBAN, como funciona e como conseguir

Entenda o que é código IBAN, como funciona e como conseguir

0
várias notas de euro e dólar
0
(0)

Quer transferir dinheiro para fora do Brasil? Então, você deve se atentar para dados que vão além do CPF do recebedor. E um dos dados mais importantes para uma transação internacional é o código IBAN – sigla em inglês para International Bank Account Number.

O dado foi criado com a intenção de diminuir eventuais erros entre nomenclaturas internacionais, padronizando as informações em um número que pode ser acessado por qualquer sistema. Ou seja, ele facilita o envio e recebimento entre qualquer país. Saiba o que forma o código IBAN e como consultá-lo quando necessário. 

O que é IBAN?

Criado em 1997 para facilitar as transferências entre países da União Europeia, o código IBAN (Número da Conta do Banco Internacional) foi expandido para mais de 70 países ao longo dos anos. Hoje, ele é amplamente utilizado para regulamentar transações entre instituições estrangeiras, a fim de padronizar os dados internacionais de cada usuário.

No Brasil, o código passou a ser regulamentado pelo Banco Central em 2013, quando foi publicada uma lei que estabelecia as diretrizes para a prática entre instituições. Desde então, todos os bancos devem fornecer a identificação aos clientes, além de receber transferências sempre que o IBAN for utilizado.

O código IBAN é composto por até 34 caracteres, entre letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações.

IBAN e SWIFT: há diferença?

É comum confundir IBAN e SWIFT, já que ambos tratam de sistemas que conectam as instituições financeiras mundo afora. Porém, existem diferenças entre eles! 

Enquanto o IBAN trata de um número de conta que serve como identificação, o sistema SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, em português) conecta bancos e codifica as informações enviadas pela rede para garantir o sigilo e evitar fraudes.

Quais números formam o IBAN?

Como dito anteriormente, o código IBAN pode ser formado por até 34 caracteres. No Brasil, a quantidade total é de até 29 caracteres, que são compostos da seguinte forma:

  • Os dois primeiros caracteres identificam o código do País;
  • 2 dígitos – de 02 a 98 – verificadores;
  • 8 números da instituição financeira;
  • 5 números da agência bancária;
  • 10 números da conta bancária do cliente;
  • 1 caractere alfanumérico referente ao tipo de conta;
  • 1 caractere relacionado à identificação do titular da conta.

Seguindo essa ordem, o código IBAN pode ser exemplificado como: BR 12 12345678 00030 0000000002 D 2.

Com o código IBAN, usuário pode fazer transferências internacionais padronizadas. (Fonte: Divulgação)

Onde encontrar o código IBAN da conta?

Na dúvida sobre como encontrar o seu código IBAN? O primeiro passo para ter acesso ao dado é entrar em contato com o banco de sua preferência – seja presencialmente ou por meio do Internet Banking.

O código será gerado após você informar o número da agência, da conta (com dígito) e escolher o número referente à instituição financeira associada. Lembre-se que, para realizar uma transação internacional, será preciso solicitar outros códigos, como o SWIFT.

Você também pode acessar o site do IBAN para encontrar o número. Basta clicar na opção “calcular IBAN”, selecionar o país e preencher os seus dados bancários. Depois disso, clique em calcular e logo em seguida você terá o seu código IBAN.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir outras notícias sobre Mercado Cambial no blog da FinanceOne e fique por dentro de tudo que acontece no setor.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui