Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que é logística reversa e como aplicá-la com eficiência

Escrito por: Priscila Gomes em 23 de outubro de 2018

Você sabe o que é logística reversa? Além da logística tradicional, esta é importante para garantir que os processos sejam sustentáveis na empresa. Entenda como aplicar com eficiência.

Primeiramente, a logística reversa é também conhecida como logística inversa. O motivo disso é que ela tem por objetivo reaproveitar os materiais utilizados na produção.

Mas além de focar no reaproveitamento, também são empregados o descarte apropriado desses itens e a preservação ambiental.

Grandes empresas como fabricantes de computadores e de carros, por exemplo, são responsáveis por seus resíduos. Por isso, são obrigados a dar o fim correto para os restos. É para isso que funciona a logística reversa.

Logistica reversa

O que é logística reversa

O terceiro artigo, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, deixa claro o significado de logística reversa:

É um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A logística comum, como a conhecemos, é uma série de estratégias mais ágeis e mais baratas para as empresas e consumidores. É o planejamento de ações eficientes, seja relacionado ao transporte ou ao armazenamento de produtos.

A logística reversa, então, também é um conjunto de estratégias e ações, mas com foco em recolher da maneira correta e mais barata possível os produtos que não serão mais utilizados.

Por meio dela, é possível reduzir os danos ambientais, bem como ampliar as possibilidades de reciclagem e redução do desperdício.

Exemplos de logística reversa

Há dezenas de possibilidades para uma empresa melhorar seus processos. Um dos métodos mais comuns são pontos de descarte de pilhas e baterias.

Veja outras técnicas:

– reciclagem de garrafas PET;

– reciclagem de óleo ou demais lubrificantes;

– reciclagem de eletrônicos;

– reciclagem de pneus.

Para que dê certo e seja eficaz, todas as empresas devem ser incentivadas a incrementarem no dia a dia estes tipos de ações.

Etapas da logística reversa

São duas etapas básicas para o processo da logística reversa: o pós-venda e o pós-consumo.

O pós-venda se dá quando há erros ou defeitos no produto que o fazem retornar à empresa.

O pós-consumo acontece quando o produto já foi utilizado por completo e precisa ser descartado pelo consumidor.

Nesta etapa, é necessário que a empresa se prepare para receber e dar um descarte correto.

Como aplicar a logística reserva em uma empresa

Criar um processo de descarte eficiente requer planejamento e comprometimento da empresa. Ter um Plano de Resíduos Sólidos pode descomplicar e esclarecer os pontos da logística.

Itens que não podem faltar no planejamento:

– Definição do ciclo de vida dos produtos;

– Conscientização do consumidor para enviar à empresa o produto ruim ou em desuso;

– Boa política de devoluções, reparação e troca;

– Descrição do que a empresa fará com o produto reenviado a ela;

– Monitoramento periódico para desenvolvimento da área.

Logistica reversa

O empresário/empreendedor deve estar ciente das fases da logística reversa. Quando aplicada corretamente, mantém o cliente satisfeito porque garante os três pontos abaixo.

Qualidade no atendimento

Quando a empresa está disposta a abrir um canal com os clientes, ouvindo críticas e melhorando os serviços, o retorno é a satisfação dos clientes. O ideal é que se mantenham ativas as formas de comunicação. E-mail, redes sociais ou telefone: esteja sempre pronto para resolver conflitos.

Qualidade na entrega

Escolher a transportadora é uma tarefa difícil para a empresa. É necessário que ela conheça bem o local e entornos para que a entrega seja feita com segurança. Além, logicamente, do menor tempo possível.

Qualidade nas devoluções

As devoluções são sempre encaradas como um processo de dor de cabeça para o cliente e até mesmo para a empresa. Fazer com que esse processo seja menos difícil permite a recuperação dos impostos e a volta do produto ao estoque para devidos consertos.

É importante que todas as regras sejam seguidas e que o produto, caso tenha sido devolvido por problemas, volte o quanto antes às mãos do cliente. Essa agilidade fará com que a marca seja conhecida por seu comprometimento.

Conclusão

Além de se adequar às normas da Lei e evitar o pagamento de multas, implementar uma logística reversa traz benefícios para as empresas e, principalmente, para a sociedade.

Para a empresa, por exemplo, isso pode ser utilizado nas campanhas de marketing e na redução de custos de produção.

Já para a população, quando bem aplicada, causa a redução do lixo urbano, diminuição do consumo de energia e de recursos naturais.

Empresas dispostas a cuidar do meio ambiente se destacam no mercado. Todas as ações voltadas ao social trazem consequências positivas para as instituições.

Aplique as dicas em sua empresa e eleve os resultados relacionados à logística. E não esqueça de contar para nós suas impressões!

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Máquinas de cartão de crédito
Profissionais liberais
finanças-para-empreendedores
declaraçã-de-rendimentos-do-MEI
Declaração-Anual-Simplificada