Início Notícias Investimentos Saiba o que é Value Investing, o método de grandes investidores

Saiba o que é Value Investing, o método de grandes investidores

0
Mulher segura prancheta com gráficos de ações
0
(0)

Você já ouviu falar em value investing? Se quer investir em ações na Bolsa de Valores, precisa conhecer essa filosofia de investimento que é utilizada por alguns dos maiores nomes do mercado financeiro.

A metodologia foi desenvolvida pelo economista inglês Benjamin Graham, mas também é utilizada por grandes investidores atuais, como Warren Buffett, que tem um dos maiores capitais investidos no mercado e é um dos homens mais ricos do mundo.

O termo “value investing” significa “investimento em valor”. Basicamente, a técnica consiste em escolher as ações mais descontadas, ou seja, que estariam subvalorizadas, e com maior potencial de crescimento no mercado.

O objetivo é que o investidor consiga montar uma carteira com empresas com alta margem de segurança e que tenha previsibilidade. Ou seja, que ele saiba quando comprar e quando vender uma ação.

Mas será que esse método é indicado para todos os perfis de investidor? Será que ele sozinho é o suficiente para definir uma ação? Como aplicá-lo na hora de escolher uma empresa?

Continue lendo o artigo para descobrir tudo!

Como funciona o value investing na prática?

Como já dito, o método consiste em encontrar ações subvalorizadas. Ou seja, ao invés de negociar os ativos apenas com base no preço, investir em empresas que têm bons fundamentos, mas que ainda não estão refletidas no preço das ações.

Nessa filosofia de investimentos, os economistas e investidores usam o termo “preço justo de uma ação” ou “valor intrínseco da ação”. O fórmula do value investing, desenvolvida por Graham para se chegar a esse valor é:

VI = √22,5 x LPA x VPA

VI= valor intrínseco da ação
22,5= índice estabelecido por Benjamin Graham (mas alguns investidores utilizam outros índices)
LPA= lucro por ação (lucro líquido da empresa dividido pela quantidade de todas as ações ofertadas por ela no mercado)
VPA= valor do patrimônio líquido (patrimônio líquido dividido pela quantidade de ações ofertadas no mercado)

Existem sites e ferramentas para analisar ações que podem já apresentar o valor intrínseco da ação, mas de modo geral o investidor deve saber como chegar ao valor.

Benjamim dizia que o preço de uma ação nunca deve ser 15 vezes maior do que o lucro dos últimos três anos. E que, quando comparado ao valor patrimonial, também não deveria ser 1,5 vez superior ao resultado contábil divulgado no exercício.

Mas atenção: resolver essa fórmula não é o suficiente para definir se uma ação é boa ou não. Mesmo depois de chegar ao preço justo, ainda é fundamental analisar a empresa para saber se é um bom lugar para investir.

Value Investing é método de investimento para quem quer rentabilidade a longo prazo

Vantagens e desvantagens da metodologia de investimento

O professor de finanças Aswath Damodaran, que é um dos críticos ao value investing, alerta que o investidor que ficar preso somente a essa fórmula pode reduzir bastante as suas chances de rentabilidade.

Afinal, existem vários outros aspectos que devem ser considerados na compra de uma ação.

Ou seja, mesmo chegando ao preço justo da ação, ainda é necessário analisar as ações. Não é porque chegou no preço justo, que ele é de uma boa empresa.

Um ponto de atenção é que essa é uma estratégia de investimento para o longo prazo, como destacado no início do artigo. Por isso talvez não seja tão atraente para investidores que buscam rentabilidade mais imediata.

Mas uma vantagem destacada por alguns especialistas é que, como o investidor vai deter essas ações por vários anos na sua carteira, ele poderá receber dividendos, juros sobre capital próprio e até bonificações, ganhando não só pela valorização da ação.

Com essa técnica, o investidor também pode conseguir diminuir os riscos, porque não vai pagar mais caro (e talvez pague até mais barato do que a ação vale).

Além disso, não é necessário acompanhar a cotação diariamente. Afinal é um investimento para o longo prazo.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos que investem em ações e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui