Início Notícias Finanças Pessoais Confira 7 dicas de passeios sem gastar muito dinheiro

Confira 7 dicas de passeios sem gastar muito dinheiro

0
passeios sem gastar muito dinheiro
4.4
(19)

No recesso de fim de ano, é que comum que as pessoas busquem por passeios sem gastar muito dinheiro. Ainda mais depois das despesas com o Natal.

Muitos brasileiros estão endividados e economizar no lazer é uma forma de poupar. No entanto, nem sempre é preciso abrir totalmente mão de gastar com hobbies e diversão. Afinal, isso é prazeroso e necessário.

Não deixe de aproveitar bons momentos com amigos e familiares. Porém, é preciso impor limites de gastos para controlar seu dinheiro e pensar melhor em como gastar.

Defina esse limite com antecedência. Adote essa estratégia durante todo o mês. Estabeleça um valor e controle seus gastos para que eles não o ultrapassem o esperado no fim do prazo.

Isso porque, diferente do que muitos pensam, é possível juntar dinheiro sem diminuir suas opções de lazer e mantendo a qualidade de vida. Basta organizar melhor os seus gastos, ou seja, distribuir melhor a sua renda.

Ideias de passeios sem gastar muito dinheiro

1 – Faça passeios em lugares públicos

Substitua atividades que geram gastos, como idas ao shopping e restaurantes, por passeios gratuitos. Há cidades com locais públicos, turísticos ou não, com paisagens e opções de lazer alternativas e variadas.

Algumas alternativas são parques ou praias. Leve de casa água e petiscos para não ter que gastar dinheiro em quiosques e bares. Aproveite os fins de semana ensolarados e faça um piquenique ao ar livre com amigos e familiares.

Hábitos de pessoas ricas que você deveria adotar

Explore também as ruas do seu bairro. Que tal um passeio de bicicleta? É gratuito, pode ser um ótimo exercício físico e uma maneira de estar em contato com a natureza ou com a sua cidade.

Piqueniques com amigos e ver o pôr do sol são boas opções de passeios gratuitos

2 – Desfrute da natureza

Por que não aproveitar as áreas verdes da cidade para realizar um piquenique inesquecível?

Além da praia, sua cidade pode ter uma reserva florestal ou até mesmo uma praça arborizada.

Chame família ou amigos e comece já a planejar a atividade. Essa opção se apresenta como um dos passeios sem gastar muito dinheiro mais agradáveis.

Que tal uma trilha também? Atualmente, há muitas trilhas em alta e sendo descobertas e com lindas paisagens. Além disso, geralmente a entrada é gratuita e você ainda consegue se divertir e exercitar ao mesmo tempo.

3 – Procure programas culturais

Vale desde visitar museus para ver obras encantadoras até ir a um teatro para se entreter. Para não ter erro, confira a programação completa da sua cidade e selecione aquelas que mais te agradam.

Se você for curtir com mais pessoas, pense no grupo. Busque opções que agradem tanto os mais novos quanto os mais velhos. Assim, todos vão desfrutar bem do passeio.

As pessoas gastam muito dinheiro para ver uma peça com atores famosos. Por que não experimentar ver uma produção independente em um teatro local? Os ingressos costumam ser mais baratos e até menos concorridos.

Lembre-se ainda que vários centros de artes, igrejas, museus e livrarias oferecem concertos gratuitos. Eles costumam ser divulgados por meio de pôsteres, afixados na porta do local, bem como em jornais gratuitos e online.

Basta chegar e apreciá-los. Se você nunca experimentou música clássica, ouvi-la ao vivo é uma grande iniciação. É só ir com a mente aberta.

Comer fora fica mais caro: como economizar?

4 – Invista no lazer caseiro

Você gosta de sair com os amigos para tomar umas cervejas, mas acha que só dá para fazer isso indo a um barzinho? É possível fazer a mesma coisa em casa!

Pode ser que não tenha o mesmo charme de uma saída à noite, mas pense bem: quando você quer economizar, organizar um happy hour em casa permite um controle maior dos gastos.

Além de não precisar pagar estacionamento, couvert artístico e outras despesas imprevistas, você poderá monitorar o que sai de seu bolso fazendo suas compras com antecedência.

5 – Assista filmes online

Aproveite ainda o fim de semana para colocar em dia aquelas séries dignas de maratonas que seus amigos tanto comentam e você nunca tem tempo de assistir. Afinal, opções não faltam no Netflix e na Amazon Prime Video.

Ambos têm um preço fixo mensal baixo e uma infinidade de títulos disponíveis. Sai bem mais barato do que ir a uma sessão de cinema.

6 – Exercite-se!

Correr também é uma forma de passear e conhecer novos lugares

A sala da sua casa pode ser o melhor local para fazer exercício sem gastar dinheiro. Além de conseguir toda a privacidade e tranquilidade que precisa.

Há muitos exercícios, de diferentes intensidades, que você pode fazer em casa sem sequer precisar investir em equipamento. No entanto, lembre-se que começar por uma caminhada é uma ótima opção.

Pode ser na praia, no parque ou nas ruas do seu bairro, qualquer lugar serve para correr. E todos os fins de semana há provas para testar os seus limites. Isso serve ainda para o uso de bicicletas.

Algumas cidades também dispõem de academias ao ar livre. O que é uma ótima opção para se exercitar sem gastar com as altas mensalidades da academia particular.

Fique de olho nas dicas e promoções!

Se você quer passear sem gastar muito, fique sempre atento aos perfis nas redes sociais que divulgam dicas para quem deseja sair e se divertir. Atualmente, muitos blogueiros, influenciadores e páginas de turismos têm criado conteúdos visando informar com esse gancho.

Além de divulgar as dicas de passeio (gratuitos e pagos), ainda costumam trazer cupons de descontos, excelents fotos e informações valiosas.

Mais dicas para gastar pouco

Um dos lemas para realizar passeios sem gastar muito dinheiro: vá ou ofereça carona. Além de contribuir para o meio ambiente, você economizará uma grana que seria gasta com combustível e estacionamento.

Nesse caso, o ideal é sempre combinar entre os amigos um revezamento de caronas. Assim você ainda divide os gastos de uma maneira que contribua para a economia de todos.

Quando sair, evite usar o cartão de crédito. A fatura do pode tornar-se uma grande inimiga no final do mês.

Pelo seu uso ser bastante comum, diversas pessoas acabam exagerando nos gastos e comprometendo todo o orçamento em um único fim de semana.

Por isso, a melhor saída é fazer pagamentos apenas com dinheiro vivo ou reservar um cartão de débito para emergências.

Gostou e quer saber mais? Então se você é paulista ou está na cidade de São Paulo, veja dicas de passeios gratuitos para curtir e conhecer!

*Colaboração: Mateus Carvalho

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 19

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui