6 passos para ter uma renda extra na crise | FinanceOne

6 passos para ter uma renda extra na crise

Escrito por: Rafael Massadar em 10 de julho de 2020

A pandemia do coronavírus fez com que 51% dos brasileiros tivessem seus ganhos reduzidos. O que aumenta a necessidade de conseguir renda extra na crise.

Pesquisa do Instituto Locomotiva aponta que mais da metade das pessoas afirmam ter perdido renda e que já estão contingenciando seus gastos.

renda extra na crise
Em tempos de coronavírus, conseguir fazer algo para ganhar uma renda extra na crise é imprescindível

Aliado a isso, a pandemia intensificou o aumento do desemprego no Brasil, que chegou a 12,6% em abril. Esse número representa 898 mil pessoas a mais em busca de trabalho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como resultado, o número de famílias com dívidas cresceu. Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse patamar alcançou 66,6%.

Inadimplência aumenta a necessidade de renda extra na crise

A quantidade de brasileiros com dívidas ou contas em atrasos ficou estável, em abril, após dois meses consecutivos de aumento: 25,3%, percentual igual ao aferido no mês anterior. Em comparação com igual período de 2019 (23,9%), contudo, houve crescimento.

Já o percentual de famílias que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso apresentou queda em abril, no comparativo mensal.

Passou de 10,2% do total, em março de 2020, para 9,9% em abril. Entretanto, o indicador havia alcançado 9,5% em abril do ano anterior.

Em relação aos tipos de dívida, o cartão de crédito continua sendo o mais apontado pelos brasileiros como a principal modalidade de endividamento: 77,6%.

Carnês (17,5%) e financiamento de veículos (10,2%) também permanecem na segunda e terceira posições, respectivamente.

Entretanto, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é preciso planejamento nessa hora, mas é possível conseguir uma renda extra na crise.

Confira 6 passos para vencer a crise

1º – Planejamento

A primeira ação, segundo Reinaldo Domingos, é o planejamento. Para o especialista é necessário reduzir os gastos para conseguir uma folga no orçamento.

“Na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros”, afirma Domingos.

2° – Renda extra na crise

O presidente da Abefin lembra ainda que fazer uma faxina em casa pode gerar uma renda extra na crise. Ele aponta que podem ter roupas novas, eletroeletrônicos que funcionam, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importantes.

Ou seja, essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra na crise. Existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.

3 – Buscar novas tarefas

Para trazer receitas, o especialista diz que é válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais.

Reinaldo Domingos pondera que podem ser principalmente de entregas (delivery) para quem tem moto ou mesmo carro. Aplicativos de entregas estão em alta e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar realizar esse tipo de ação.

4 – Vendas de produtos

Reinaldo Domingos lembra também das pessoas que estão desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para realizar vendas de produtos.

“Tem muita gente fazendo as famosas máscaras de proteção e ganhando um extra, tem outras que estão revendendo produtos online, lembrando que grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo para renda extra na crise pode ser a venda de doces e alimentos no condomínio ou na região em que vive”, ressalta.

5º – Novas oportunidades

Estão surgindo vagas de trabalho em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas. Porém, é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

6º – Use seu talento

Por outro lado, Reinaldo Domingos cita que quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços online, como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo.

“Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou educação financeira, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda extra na crise”, frisa.

Veja mais formas de empreender e gerar renda na crise aqui!

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
FGTS rende mais que a Selic