Início Notícias Economia Pente fino do INSS: saiba quem terá os benefícios revisados

Pente fino do INSS: saiba quem terá os benefícios revisados

0
fachada do inss
0
(0)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a realizar uma revisão do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Esse pente-fino, que deve acontecer até dezembro.

O objetivo do governo é revisar cerca de 170 mil benefícios com suspeitas de irregularidades. Em especial, de beneficiários que têm documentos em falta no cadastro de concessão.

Assim, o foco são segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), que não tenha data de cessação ou, ainda, que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia médica.

Dessa forma, os beneficiários poderão ser convocados pelo INSS para a reavaliação do benefício e deverão realizar perícia médica.

+ Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória: como fazer?

O que fazer ao ser notificado?

Logo depois de tomar ciência da notificação do pente fino do INSS, o beneficiário deve acessar o Meu INSS pelo site ou aplicativo e clicar na opção “Agendar Perícia”. Esse agendamento também pode ser feito pelo telefone 135.

O INSS orienta que o segurado deve guardar bem a data e o horário agendado para a perícia e não faltar neste dia. Caso a pessoa não possa ir ao órgão na data agendada, deve reagendar a perícia pelo telefone 135.

Feito isso, o cidadão que passar pelo processo, deve reunir e levar consigo alguns documentos exigidos, bem como aqueles que comprovem o direito à concessão do benefício.

Dito isso, o segurado deverá comparecer na data e horário marcada, portando documentos como:

  • Atestado médico;
  • Laudos;
  • Exames;
  • Relatórios;
  • Documentos de identificação oficial (Identidade, CPF ou CNH).

Uma vez concluída a perícia, o resultado estará disponível para consulta no portal Meu INSS. Geralmente, no mesmo dia do procedimento já é possível conferir.

O que fazer caso eu caia no pente fino INSS?

A primeira coisa que você deve fazer se cair no pente fino INSS é analisar bem os documentos pedidos pelo INSS na comunicação (cumprimento de exigências) que foi enviada para você. Principalmente se você estiver recebendo um Benefício por Incapacidade.

Nessas hipóteses, é preciso que você tenha todos os seus atestados, receitas e exames atualizados para comprovar que você está, de fato, incapaz para o trabalho.

Reúna toda a documentação e verifique se não faltou nada. É importante que todos os seus comprovantes e documentos pessoais sejam legíveis e em bom estado de conservação.

Após isso, você deve entrar no site do Meu INSS e utilizar o serviço chamado “Cumprimento de Exigência”.

Pente fino do INSS vai revisar cerca de 170 mil benefícios por incapacidade temporária

Quando você acessar o serviço, basta você seguir os procedimentos indicados pelo site para conseguir anexar toda a sua documentação.

Você também pode fazer o cumprimento de exigência pessoalmente, entregando todos os seus comprovantes nas mãos dos servidores do INSS.

Para isso, é necessário que você faça um agendamento prévio de serviço no site do Meu INSS ou pelo telefone 135 para que você possa ir na Agência da Previdência Social (APS) no dia marcado.

Golpe do pente fino, fique atento!

Cuidado com possíveis golpes realizados por criminosos que se aproveitam da realização do pente fino do INSS. Os golpistas entram em contato por mensagem ou telefone, ou solicitam determinados dados pessoais, para assim realizar fraudes ou retirar dinheiro da vítima.

Este não é o processo realizado pelo INSS, dado que o instituto já possui seus dados. Desta forma, não repasse informações de cunho pessoal ou dinheiro a terceiros, desconfie nestes casos, esteja certo que o contato é legítimo do Governo Federal.

Revisões do INSS podem ser golpe. Compartilhe com amigos e familiares para que eles saibam se proteger!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui