Início Notícias Finanças Pessoais Portabilidade de salário: entenda melhor como funciona

Portabilidade de salário: entenda melhor como funciona

0
Desenho de uma mão clicando no celular com montante de dinheiro indo para outro celular e uma mão fazendo jóia
Portabilidade de salário permite que usuário recebe seus ganhos no banco de sua preferência. (Fonte: Divulgação)
4.2
(120)

A portabilidade de salário nada mais é do que a transferência para outro banco de sua escolha. Esse processo ocorre no mesmo dia e sem custos. Ou seja, uma facilidade que vamos explicar a seguir.

Ao entrar em um novo emprego, seja no setor privado ou na área pública, é necessário abrir uma conta bancária para receber os pagamentos mensais.

No entanto, é muito comum que esses novos colaboradores já tenham conta aberta em algum banco.

Por muito tempo, isso foi um problema, já que as empresas exigiam que o colaborador abrisse uma conta em um banco específico. O que implicava em perda de tempo e mais burocracia.

Contudo, desde 2018, depois da Circular 3.900/2018, emitida pelo Banco Central (BC), é possível solicitar a portabilidade de conta para receber salário.

Vantagens:

  • Você consegue melhores taxas, já que pode escolher o banco;
  • A solicitação só precisa ser realizada uma única vez;
  • Você pode ganhar crédito online, cartão de crédito internacional sem anuidade e diversas outras vantagens exclusivas.

Quem pode solicitar a portabilidade de salário?

Tem dúvidas se você pode ou não solicitar a portabilidade de salário de uma conta para outra? Calma que nós vamos te explicar!

Para começar, não importa se você é funcionário de empresa privada ou pública, o que de fato é levado em consideração é se você tem conta salário. Só é permitida a portabilidade para esse tipo de conta.

Se você recebe o seu salário em conta-corrente não pode realizar a portabilidade de salário.

Como fazer a portabilidade bancária?

O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Feito isso, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.

Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho.

+ Nubank: como funciona o empréstimo atrelado à portabilidade de salário

+ Salário pago por fora: entenda quais são as consequências ao receber

Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta. Depois disso, peça o fechamento da sua conta antiga.

O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.

A portabilidade de salário possibilita o recebimento do salário na conta bancária que o colaborador escolhe

Beneficiários do INSS podem fazer o pedido?

Não. Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem solicitar a portabilidade de salário. Isso porque os favorecidos não possuem conta salário.

Entretanto, é importante enfatizar que os aposentados pelo INSS têm o direito de alterar a conta em que recebem seu salário. Para isso, necessitam apenas fazer o pedido na agência bancária onde desejam receber o pagamento.

Fique atento!

É importante salientar que os bancos têm um prazo de cinco dias para tentar convencer o trabalhador a continuar recebendo o salário na agência bancária sugerida pela empresa.

No entanto, a instituição financeira não pode interferir na decisão, caso o cliente opte pela portabilidade.

É preciso também estar atento às regras e ao funcionamento da portabilidade bancária para ter sucesso na operação. Primeiramente, quaisquer dúvidas que você tenha durante o processo ou mesmo antes de iniciar, pode entrar em contato com o Banco Central.

Vale ressaltar que os bancos são proibidos de fazer qualquer cobrança de tarifa pela transferência.

Além disso, a quitação da dívida com a instituição credora original deve ser feita pelo novo banco. Ou seja, não é sua responsabilidade arcar com qualquer custo referente a essa operação.

Se ocorrer qualquer um dos fatos acima, procure o Procon e denuncie. Aproveite para se informar sobre outros direitos relacionados a isso.

O ideal é procurar comentários e análises no Reclame Aqui a respeito da empresa. Desse modo é possível prevenir problemas antes mesmo de iniciar a operação.

Pode receber salário em conta digital?

Atualmente, as fintechs e bancos digitais têm dominado o cenário do mercado financeiro. Com as diversas vantagens e benefícios, os clientes preferem escolher entre eles do que um dos tradicionais.

Um dos principais motivos é a facilidade de fazer qualquer movimentação sem sair de casa, apenas com o celular. Mas, será que é possível receber salário em conta digital? Pode fazer essa portabilidade?

A resposta é SIM! Portabilidade de salário para conta digital é possível e o trâmite é mais fácil do que se imagina. O cliente, inclusive, pode realizar todo o processo de solicitação pelo aplicativo.

Entre os bancos digitais com essa opção, temos:

  • Banco Inter;
  • Banco Original;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • Banco Agiplan;
  • Superdigital;
  • BB Conta Fácil.

Algumas empresas digitais que não têm essa função e não possibilitam a portabilidade são a Meu Pag!; Conta.Mobi; Zuum, PicPay e Meu dinheiro. É importante estar sempre atento pois eles podem passar a oferecer o serviço a qualquer momento.

É possível cancelar a portabilidade de salário?

Outra dúvida muito comum é se existe a possibilidade ou não de cancelar a portabilidade de salário, a resposta para esse questionamento é que sim, é possível. E como isso é feito?

O processo não é difícil, como muitos pensam. Pelo contrário, ele é bem parecido com a solicitação da portabilidade. Vale ressaltar que pode ser necessário que você vá até a instituição financeira em que a conta está vinculada.

Outro ponto importante é que dependendo de qual seja o seu banco, você terá que ir na agência de origem. Isso porque existem casos em que é possível solicitar o cancelamento em qualquer agência e outras somente na de origem.

Achou o artigo interessante? Compartilhe com um amigo que precisa saber mais informações sobre a portabilidade de salário.

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 120

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui