Início FGTS Veja se é possível usar o FGTS para comprar terreno

Veja se é possível usar o FGTS para comprar terreno

0
duas mulheres entrando na agência da Caixa Econômica
4.4
(45)

Você pensa em comprar um terreno para construir um imóvel, mas não tem o montante necessário para pagar à vista no momento? É possível utilizar o FGTS para comprar terreno?

A resposta é que não é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para a compra de terrenos ou lotes. Isso porque o saque do benefício tem como objetivo suprir a necessidade de moradia do trabalhador.

Sendo assim, quem já tem um imóvel na cidade onde trabalha ou mora não pode utilizar o FGTS para realizar a compra de um novo imóvel.

Vale ressaltar que no caso da compra de um lote ou terreno, embora a ideia seja construir uma casa no futuro, a aquisição não garante que isso ocorrerá.

E que também não irá resolver o problema de moradia do trabalhador de forma imediata. Porém, o FGTS pode ser utilizado para a construção ou compra de um imóvel que esteja em construção.

FGTS para comprar terreno: Caixa tem financiamento para ajudar 

A Caixa Econômica tem um programa chamado de Aquisição de Terreno e Construção no qual é possível comprar o terreno e construir usando o FGTS como parte do pagamento.

Esse financiamento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

E para facilitar, você pode usar o simulador no próprio site da Caixa. Por meio dele, você consegue saber quais são as melhores opções de acordo com o seu perfil, além de lhe ajudar na sua decisão para escolher o melhor financiamento.

Aquisição de Terreno e Construção pela Caixa: saiba como contratar

Se interessou pelo programa de Aquisição de Terreno e Construção? Quer saber como contratar? Confira o passo a passo abaixo!

1º passo: realize a simulação para saber de quanto irá precisar. Depois reúna os documentos necessários e leve ao correspondente da Caixa mais próximo.

2º passo: ao receber a sua solicitação, a Caixa irá analisar a sua solicitação. Eles irão avaliar a possibilidade de você utilizar o seu FGTS, a prestação e o prazo de pagamento, por exemplo.

3º passo: ao ter o seu cadastro aprovado, a instituição financeira faz a avaliação do terreno para que você possa assinar o contrato.

Como usar o simulador da Caixa?

Para utilizar o simulador da Caixa Econômica Federal também é bem fácil. No próprio site, basta clicar na caixa de comando “Simule aqui”, e logo você será direcionado para a parte de preenchimento dos dados.

O dinheiro do FGTS não pode ser usado para a compra de terreno

Com a simulação, é possível conhecer as condições especiais para comprar, construir, reformar ou até mesmo concluir o seu imóvel. Para isso, é necessário que você tenha alguns documentos pessoais e algumas comprovações de renda.

Na página da simulação, você deverá primeiro selecionar a opção de Financiamento/Empréstimo, entre elas:

  • Aquisição de imóvel usado;
  • Aquisição de terreno;
  • Construção;
  • Aquisição de imóvel novo;
  • Empréstimo garantido por imóvel;
  • Imóveis Caixa; e
  • Reforma e/ou Ampliação.

Em seguida, é necessário colocar o valor aproximado do imóvel, bem como a cidade que está localizado, como estado e município. Você ainda precisa selecionar se já possui, ou não, um imóvel nesta cidade.

O próximo passo será preencher os dados pessoais, selecionar as opções adicionais e conferir os resultados da simulação.

Financiamento de terreno na Caixa

O financiamento de terreno na Caixa está enquadrado no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Entretanto, é importante fazer uma simulação com o banco para conhecer as taxas de juros aplicadas ao seu perfil. A correção monetária é feita exclusivamente pela Taxa Referencial (TR).

O valor mínimo do imóvel é de R$50 mil, e o máximo, de R$1,5 milhão. As parcelas podem ser pagas por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC) ou pela Tabela Price.

Se você optar pela primeira modalidade, a Caixa poderá financiar até 70% do valor do terreno. Esse percentual cai para 60% com a Tabela Price.

O prazo de financiamento oferecido pela Caixa varia entre 120 e 240 meses. É importante ressaltar que essa linha de crédito inclui somente o terreno.

Caso você queira financiar a construção do imóvel, a Caixa oferece modalidades de crédito específicas para construção em terreno próprio e aquisição de terreno em construção.

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou de alguma forma? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas saibam dessas informações. Ah, e não deixe de conferir sobre o Lucro do FGTS e quanto você vai receber.

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 45

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui