Início FGTS Posso sacar meu FGTS na lotérica? Descubra agora

Posso sacar meu FGTS na lotérica? Descubra agora

0
pessoa segurando notas de real
4.4
(16)

Quando o assunto é FGTS as dúvidas dos brasileiros não acabam. E nós estamos aqui para tirar cada uma delas. No assunto de hoje, você saberá se é possível sacar FGTS nas casas lotéricas.

Essa dúvida costuma surgir principalmente porque este benefício é pago aos trabalhadores pela Caixa Econômica, a mesma instituição que cuida das casas lotéricas. 

Mas por que é importante falar sobre se é possível sacar FGTS lotérica? Porque este é um benefício que protege o trabalhador que é demitido sem justa causa. Além disso, muitos brasileiros contam com Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar entrada na casa própria.

Posso sacar FGTS na lotérica? 

Se você não quer enfrentar a fila da Caixa Econômica e deseja optar por sacar o benefício na lotérica, saiba que é sim possível sacar FGTS na lotérica. 

Mas é importante se atentar ao valor limite disponível para esse local. Quem sacar o benefício na lotérica pode retirar até R$3.000

Como sacar o sacar o FGTS na lotérica?

E o que será preciso? Será necessário levar o Cartão Cidadão e a sua senha para que seja possível ter acesso ao dinheiro do benefício. 

Mas é claro que existem outras opções para sacar FGTS lotérica, como nos postos do Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e salas de autoatendimento, que são os caixas eletrônicos. 

+ Quem trabalha como jovem aprendiz tem direito ao FGTS? Confira!

Vale ressaltar, ainda, que ao sacar o FGTS em uma das salas de autoatendimento você consegue pegar o valor sem ter o Cartão Cidadão. Mas para isso, será preciso ter em mãos o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha.

Porém, o valor que poderá ser sacado é de até R$1.500, caso queira fazer uma retirada maior que isso é preciso ir dentro do banco para solicitar o valor desejado.

Em quanto tempo posso sacar o FGTS na lotérica?

Bom, depois que você é desligado da empresa não existe um prazo específico para poder sacar o FGTS na lotérica. Primeiramente ele precisa estar disponível para você sacar.

Legalmente, existe um prazo de 10 dias para o FGTS estar disponível para o saque a partir de quando for demitido pela empresa, neste caso, sempre quando for sem justa causa.

+ Pedi demissão: tenho direito de sacar o FGTS? Veja se é possível

Para isso, a empresa precisará ter comunicado à Caixa Econômica sobre o rompimento do contrato para que o banco coloque o valor à disposição do trabalhador para saque. Também deverão ser fornecidos, pela empresa, alguns documentos ao banco.

Com todo o processo concluído, geralmente leva até cinco dias para que o trabalhador tenha o recurso à disposição. Além disso, ele costuma ter um prazo de 30 dias para sacar o valor após a demissão.

É possível sacar o FGTS na lotérica

Mas, e se não sacar o FGTS dentro dos 30 dias? Você terá que emitir uma nova chave de identificação junto à Caixa Econômica Federal.

Caso ocorra da empresa não comunicar a Caixa sobre o rompimento do contrato, você tem duas opções:

  • Contatar a empresa diretamente para saber o que aconteceu e solicitar que ela faça esta ponte junto ao banco;
  • Abrir um processo judicial sobre o ocorrido para conseguir esta garantia na justiça.

Quem tem direito a sacar o FGTS lotérica?

Qualquer pessoa que tenha o FGTS liberado para saque pode sacar por todos os meios disponíveis, inclusive pelas Casas Lotéricas. Para isso, você precisa saber quem tem pode sacar o fundo.

O FGTS é direito de qualquer trabalhador com carteira assinada que esteja nas seguintes situações:

  • Contrato de trabalho rescindido, pelo empregador, sem justa causa;
  • Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3/7/1990.

De acordo com a Caixa, veja a lista completa de situações em que o cidadão pode sacar o FGTS:

  1. Demissão sem justa causa feita pelo empregador;
  2. Término de contrato por prazo determinado;
  3. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  5. Aposentadoria;
  6. Trabalhador ou dependente portador de HIV – SIDA/AIDS;
  7. Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador – quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido por meio de portaria do Governo Federal;
  8. Suspensão do Trabalho Avulso;
  9. Falecimento do trabalhador;
  10. Idade igual ou superior a 70 anos;
  11. Trabalhador ou dependente com neoplasia maligna (câncer);
  12. Trabalhador ou dependente em estágio terminal em decorrência de doença grave;
  13. Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
  14. Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
  15. Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Caso você esteja em alguma dessas situações, confira um guia completo de como consultar o saldo e sacar o FGTS.

Leia mais no FinanceOne:

+ Avril Lavigne anuncia show em SP: veja quanto custa o ingresso
+ Saque emergencial do FGTS: como transferir o valor para a conta do Nubank
+ Greve dos servidores do BC adia 2º fase do Sistema de Valores a Receber

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui