Início Notícias Investimentos Poupança em 2022: vale a pena investir?

Poupança em 2022: vale a pena investir?

0
Cofre de porquinho azul e montante de moedas
3.6
(10)

Quando o assunto é investimento, a poupança sempre surge como opção. Isso porque ela é a aplicação financeira mais popular do Brasil. Porém, o que poucas pessoas sabem é que a rentabilidade da poupança em 2022 depende do cenário econômico do país.

Ficou confuso? Então calma, pois FinanceOne te explica o porquê esse resultado vai depender do cenário nacional e como isso impacta os investimentos.

Primeiro, você precisa saber que a rentabilidade da caderneta vai depender da taxa básica de juros, a Selic.

E recentemente investidores foram impactados com a alta da Selic, que subiu de 7,75% para 9,25%. O anúncio foi feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) no último dia 8 de dezembro.

Por isso, você precisa estar atento, pois todas as aplicações de renda fixa terão um desempenho melhor com a alta da Selic. Entre essas aplicações está a poupança.

Por isso, é importante que você conheça outras alternativas de investimentos e avalie o que vale mais a pena.

Existem diversos tipos de investimento mais rentáveis que a própria poupança, só é preciso que você ache o que mais combine com as suas necessidades.

Qual será o rendimento da poupança em 2022?

É fundamental acompanhar as taxas de juros do país para entender quanto rende a poupança em 2022 e se vale a pena investir ou não.

Isso porque desde 2012, a rentabilidade da poupança está ligada ao desempenho da taxa Selic. Sendo assim, a regra da rentabilidade da poupança é a seguinte:

  • Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano a poupança rende 70% da Selic mais TR;
  • Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

É importante ressaltar que a taxa referencial se encontra zerada, por isso, atualmente a poupança rende 70% da taxa Selic.

Mas, como a taxa Selic vai impactar esse investimento?

Agora você deve estar se perguntando como a taxa Selic vai impactar no rendimento da poupança em 2022, certo?

Você precisa ter em mente que essa taxa influencia diretamente na rentabilidade da maioria dos investimentos de renda fixa, mas ela não é a única. No caso da poupança, também devemos levar em consideração a inflação. 

Que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atingiu 10,74% em 12 meses.

Para se ter uma ideia, com a alta da inflação, a poupança registrou uma rentabilidade negativa pelo 15° mês consecutivo em novembro. Dados da provedora de informações financeiras Economática.

No último mês, o investimento registrou rentabilidade, descontada a inflação, de -7,35%. O índice, no entanto, foi melhor que outubro, quando a poupança apresentou rentabilidade de -7,59%.

Por isso, antes de qualquer coisa e de aplicar o seu dinheiro na poupança, faça a conta para saber se realmente vale a pena o investimento.

A rentabilidade da poupança em 2022 ainda será baixa

Qual a atual rentabilidade da poupança?

Vamos lá que para isso o FinanceOne vai te ajudar!

Uma conta da Economática aponta que se você investir em torno de R$1.000 na poupança, no término do ano, o seu rendimento terá sido em torno de R$1.061,70.

Entretanto, a rentabilidade da poupança, descontada a inflação acumulada de 10,67%, foi negativa em 7,59%.

O que seria a pior rentabilidade em termos reais da caderneta de poupança nas últimas três décadas.

Dito isso, mesmo com a alta da Selic, ainda não é recomendado investir na poupança. O motivo é porque os rendimentos são baixos.

Será vantajoso investir na poupança em 2022?

Mas será que vale a pena investir na poupança em 2022? Já existe uma resposta no primeiro mês do ano?

A projeção do mercado para a inflação está atualmente em 10,18% para 2021 e de 5,02% para 2022. Já para a Selic, a expectativa do mercado é que a Selic chegue a 11,25% ao ano em 2022.

Contudo, instituições como o Itaú estimam os juros chegando a 11,75% ao ano no final do primeiro trimestre de 2022 em meio às preocupações com as perspectivas fiscais.

De acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central, os analistas estimam que o IPCA ficará em 0,72% em dezembro e em 0,55% em janeiro. Ou seja, acima do retorno oferecido pela regra da poupança.

Ou seja, confirmada a expectativa de desaceleração da inflação em 2022, a tendência, porém, é que a poupança ao menos pare de perder mensalmente para a inflação.

Gostou dessas informações? Se este conteúdo te ajudou, então compartilhe nas redes sociais e com seus amigos para ajudar quem pretende investir na poupança em 2022.

O que achou disso?

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 10

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui