Início Notícias Finanças Pessoais Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças

Poupar, economizar e investir: entenda as diferenças

0
Tempo de leitura: 3 minutos
5
(1)

Você já deve ter visto por aqui algum texto sobre educação e controle financeiro, não é? Certamente, já sabe que para ter as finanças em dia é necessário manter o equilíbrio entre o quanto você ganha e o quanto gasta, além de saber poupar.

De fato, essa é a melhor saída para você não entrar no vermelho e acumular dívidas. Mas, além do que apenas gastar menos do que ganha, é importante entender a diferença entre poupar, economizar e investir.

Você sabe realmente o que quer dizer cada uma dessas etapas? Se a resposta foi não, tudo bem. Mas se você quer se aprofundar, tudo bem também.

A seguir, vamos explicar sobre cada um desses termos. Vamos lá?

O que é economizar?

De uma forma bem resumida, economizar significa: não gastar dinheiro com coisas desnecessárias. Sabe quando você volta pra casa após ter passado no shopping e não ter comprado nada das vitrines? Pois então, economizar é basicamente isso.

Também dá para saber como economizar seu dinheiro em outras situações: quando você se mantém fiel à lista do supermercado, por exemplo. Ou quando você sai para lanchar com os amigos mas sabe exatamente quanto deve gastar.

Resumindo, a economizar envolve todo um planejamento e visão de orçamento. Ou seja, quanto você ganha, em quanto tempo e em que gasta o seu dinheiro.

Saiba as diferenças entre poupar, economizar e investir

Como poupar dinheiro?

Muitas pessoas se confundem quando o assunto é poupar, pois não sabem dizer ao certo qual a diferença entre economizar e poupar. Mas você já entendeu o conceito de economizar, pois agora é hora de explicar o que é poupar.

Poupar dinheiro nada mais é do que guardar uma parte do que você ganha. No entanto, não vale poupar no supermercado, por exemplo, e depois usar esse dinheiro para pagar um lanche. Nesse caso, você apenas economizou.

Ou seja, para realmente poupar você deve sempre guardar uma quantia de dinheiro.

Para isso, uma das melhores formas de poupar é determinar um objetivo para isso. Ou seja, você vai definir o montante necessário para atingir uma meta.

Mas para fazer isso de maneira planejada, estabeleça também o tempo que você vai levar para juntar esse dinheiro.

+ 10 dicas para quem não consegue poupar
+ Conheçam jogos que ensinam a poupar e investir

E quando é o momento de investir?

Você já sabe o que é economizar, entendeu o que é poupar e agora acha que terminou? Nada disso. Há uma parte tão essencial quanto: investir o seu dinheiro.

Imagine só o desperdício em deixar o dinheiro parado no cofre sem render absolutamente nada? Por isso, o melhor caminho é juntar uma grana — de acordo com a sua realidade — e investir.

Mas você sabe o que é investimento?

O investimento, de forma prática, é aquela quantia de dinheiro que você tem e que pode ser usado como uma aplicação. Ou seja, isso significa que um dinheiro X será multiplicado em um montante Y. Isso ocorre na poupança e em outras modalidades do mercado financeiro.

Mas, vale lembrar que o momento de investir é quando você já organizou toda a sua vida financeira: não há dívidas e você criou condições para que uma parte do dinheiro seja colocada em aplicações.

De fato, muita gente chega na etapa de investir e coloca o dinheiro somente na caderneta de poupança por ser uma opção mais popular entre os brasileiros e segura. Você sabia que existem alternativas de investimentos tão seguros quanto a poupança?

Por isso é tão importante estar aberto para aprender sempre, inclusive sobre investimentos que vão além da poupança. Dito isto, confira o texto “Investimentos com menos de R$100 para iniciantes” que separamos para você!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui