Início Notícias Economia Preço da gasolina 2021: entenda o porquê da alta nos valores

Preço da gasolina 2021: entenda o porquê da alta nos valores

0
Existem três testes de combustíveis informados pela ANP
5
(1)

Se você tem um carro já deve ter percebido as alterações no preço da gasolina no início deste ano. Em mais de 40 dias, desde o início do ano, a Petrobras anunciou três aumentos de valor da gasolina nas refinarias.

Exemplo disso é que, no dia 18 de janeiro, a Petrobras aumentou a gasolina em 7,6% e, no dia 26, ocorreu um novo acréscimo de 5% e mais 5% no diesel. No dia 8 de fevereiro, foi o último anúncio de que o preço da gasolina vai sofrer um aumento de 8% e de 6% no diesel.

Com isso, durante os dois primeiros meses de 2021, o preço da gasolina já subiu 20,6% e o diesel 11% no valor cobrado nas refinarias.

Além disso, a estatal ainda divulgou dois aumentos para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, somando uma alta de 11%. Mas por que a alta dos preços está acontecendo com cada vez mais frequência?

Isso é reflexo da valorização do petróleo no mercado internacional. Além disso, o real se mantém fraco com relação ao dólar. E, por conta do cenário atual, especialistas afirmam que novos reajustes nos preços poderão acontecer.

Preço da gasolina: ICMS também fica mais caro em fevereiro

Além dos aumentos que o preço da gasolina já vem sofrendo e sendo transferido para as bombas dos postos, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do derivado do petróleo também ficará mais caro este mês.

Para você entender melhor o aumento do preço da gasolina, é preciso saber como é formado o valor do combustível. De acordo com os parâmetros da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), confira abaixo.

ReferênciaParticipação no preço total da gasolina
Preço da gasolina comum nas refinarias30,5%
Tributos estaduais (ICMS)28%
Tributos Federais (Pis/Pasep, Cofins e Cide)16,3%
Preço do etanol anidro12%
Margem bruta de revenda10,3%
Custo de transporte e margem de distribuição2,6%

Outro ponto a ser destacado é que se alguma das referências citadas acima é alterada, o valor total também é. Somente neste ano, dois dos parâmetros mais relevantes sofreram aumento, que são o preço da gasolina comum nas refinarias e o ICMS.

Confaz divulga nova tabela de PMPF de combustíveis

No dia 25 de janeiro, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou a nova tabela de Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF) de combustíveis. Você já conhece os novos valores?

Esses valores já começaram a valer a partir do dia 1º de fevereiro, sendo usados pelos estados como base para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A tabela foi publicada na edição do Diário Oficial da União, veja:

CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO A TABELA COM OS NOVOS PREÇOS

Vale destacar que, além da gasolina, a tabela do Confaz traz os preços de referência do diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial e óleo combustível.

É possível economizar combustível e reter despesas?

A despesa com combustível é um dos principais gastos fixos para aqueles que têm carro, certo? Você precisa sempre abastecer e, se contar com imprevistos, esse valor pode ser ainda maior no seu orçamento mensal.

A alta do preço da gasolina vem sendo sentido pelos motoristas

Mas, será que é possível economizar combustível e reter despesas de alguma forma? A resposta é claro que sim. Algumas dicas práticas que existem são:

–> Mantenha a manutenção em dia

A manutenção em dia do seu veículo evita gastos, além de aumentar a vida útil do motor. Quando preciso, troque filtros de ar, de óleo, de combustível e faça a substituição das velas, além de pneus murchos que também influenciam no gasto, pois geram mais atrito com a via.

–> Use o ar-condicionado de forma inteligente

Se você não sabe, o uso do ar-condicionado está diretamente ligado ao consumo de combustível, podendo aumentar em até 20%. E carros com menor cilindrada gastam mais com o aparelho ligado, segundo a Azul Seguros.

–> Mantenha uma velocidade constante

Outro ponto que influencia é a aceleração. Acelerar e frear bruscamente são práticas que, além de perigosas, impactam no gasto de combustível. O recomendado é trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé ao acelerar.

Gostou dessas dicas? Confira mais informações e orientações sobre economia e mercado financeiro no site do FinanceOne.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui