Início Notícias Finanças Pessoais Primeiro imóvel: veja 5 dicas para comprar o seu

Primeiro imóvel: veja 5 dicas para comprar o seu

0
0
(0)

Conseguir comprar o primeiro imóvel é o desejo de muitos brasileiros. Cada vez mais pessoas, inclusive os jovens, querem realizar esse sonho.

Contudo, adquirir o primeiro imóvel não é algo que virá da noite para o dia. Por isso, é preciso planejamento e muita pesquisa durante todo esse processo.

Isso porque a compra do primeiro apartamento ou casa é uma decisão muito importante na vida de qualquer pessoa. E para que nesse percurso a caminhada não se torne estressante, é necessário saber tudo sobre comprar o primeiro imóvel. Afinal de contas, é o investimento, certo?

Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel. Separamos dicas do que você precisa avaliar e quais são os documentos necessários para o processo. Vamos lá?

Dicas para comprar seu primeiro imóvel

1 – Faça primeiro um planejamento financeiro

Os números são favoráveis para a compra do primeiro imóvel. No entanto, a aquisição requer muito planejamento e organização para a concretização do sonho.

Faça uma planilha para organizar seus gastos. Além disso, avalie a possibilidade de usar a sua poupança ou outras aplicações. Afinal, quanto maior o valor da entrada na compra, menores serão as parcelas.

2 – Faça a escolha certa para você

A localização do imóvel pode ser essencial para você economizar, por exemplo, com o transporte. A possibilidade de morar perto do metrô ou de um ponto de ônibus é boa para economizar no combustível.

Possuir um imóvel perto de supermercados, escolas, padarias, farmácias, postos de saúde, restaurantes e lanchonetes também é uma ótima opção. Para quem não abre mão de uma vida saudável, academias de ginástica, clubes e ciclovias são imprescindíveis.

Lembre-se que a segurança também é importante. Infelizmente, vivemos em um país em que os índices de violência são altos.

3 – Procure a melhor forma de pagamento

Avalie cuidadosamente a melhor forma de pagar pelo seu primeiro imóvel. É importante saber quais são as formas de compra possíveis, de acordo com o seu orçamento mensal.

O ideal é comprar o imóvel à vista. No entanto, não é a realidade de muitos. Por isso, conseguir o valor máximo é importante para diminuir o valor das parcelas.

Aproveitar a quantia disponível no FGTS para a compra do primeiro apartamento é sem dúvida um bom negócio.

Por isso, pesquisar é necessário. O financiamento deve ser feito em uma instituição financeira de confiança. A taxa de juros varia pouco de uma para a outra. Mas lembre-se: o valor pago mensalmente não pode ultrapassar 30% do total da renda familiar líquida.

+ Financiamento da casa própria terá juros reduzidos pela Caixa. Saiba mais detalhes!

Confira as dicas para você se planejar e adquirir o seu primeiro imóvel

4- Cuidado com os gastos extras

Fique atento. Você vai gastar um pouco mais do que esperava. Existem algumas taxas que você terá que pagar para finalizar o sonho do primeiro imóvel. São elas:

– ITBI: é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. Essa cobrança é feita pela prefeitura, sendo que o valor varia conforme a cidade em que o imóvel está localizado.

– Escritura: documento que expressa a vontade de comprador e vendedor de negociarem um imóvel. No caso de compras feitas à vista, a elaboração da escritura deve ser feita imediatamente. Já em imóveis comprados por meio de financiamento, o próprio contrato com o banco faz esse papel.

Dessa forma, a escritura cumpre dupla função de formalização de todas as obrigações do negócio, para ambas as partes, além de efetivar a vontade de realização da compra e venda pelos envolvidos.

– Registro: consolida efetivamente a transferência do bem para o novo titular. A partir dele, o comprador passa a ser o proprietário e responsável por arcar com algumas despesas do imóvel, como o pagamento do IPTU e da taxa de condomínio.

Você também precisa ficar atento quanto às despesas eventuais com reformas ou reparos, principalmente para o caso de comprar um imóvel usado. Alterações na parte elétrica e hidráulica, por exemplo na cozinha ou banheiro, podem gerar custos elevados.

+ Quais são as taxas obrigatórias ao comprar um imóvel? Confira!
+ Confira o passo a passo para reconhecer firma online

5 – Atenção antes de finalizar a compra

Caso o imóvel seja novo, ainda na planta, pesquise sobre a construtora. Visite apartamentos construídos por ela, converse com outros compradores e solicite a visita a um dos apartamentos modelo ou “decorado”.

Conte também com a ajuda de um advogado para avaliar toda a documentação e verificar se tudo condiz com as informações passadas pelo corretor. Pode custar caro, mas evita gastos e surpresas ruins no futuro.

Quais os documentos para comprar o primeiro imóvel? 

Para comprar o primeiro imóvel é preciso ter planejamento financeiro e pessoal, como já dissemos acima.

No entanto, além disso, também é preciso planejar as questões burocráticas e de documentação para comprar o primeiro imóvel.

Antes de fechar o negócio, ler o contrato atentamente é essencial. Nele devem constar dados pessoais do proprietário e do comprador; descrição do imóvel, número do registro da incorporação no Cartório de Registro de Imóvel, valor total do bem; forma de pagamento; periodicidade e índice de reajuste durante a construção e após a entrega das chaves; valor do sinal; entre outras partes.

Separamos os documentos necessários para a compra do primeiro imóvel:

  • Registro de compra em cartório: documento que irá falar sobre as condições relativas ao processo de compra do imóvel. Como, por exemplo, valor e condições de pagamento, entre outras informações relevantes;
  • Registro do imóvel: é o documento que garante que você é dono do imóvel e é a formalização definitiva do processo de compra;
  • Escritura de compra e venda: a escritura do imóvel é o documento que valida o acordo de compra e venda. Aqui, o comprador deverá arcar com o pagamento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
  • Certidões negativas: As certidões negativas são as garantias de que ambos, comprador e vendedor, não possuem pendências judiciais que poderiam atrapalhar o processo de compra.

+ Confira a lista completa aqui dos documentos para comprar um imóvel

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas que desejam ter o primeiro imóvel. Desta maneira, elas conseguem conferir as dicas!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui