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Profissional de marketing digital: como ser um

Que o mercado digital cada vez mais cresce não é segredo para ninguém. Para liderar isso nas empresas, um profissional de marketing digital é uma das pessoas que mais vai entender do assunto e ajudar no processo, certo? Mas quem é e o que faz esse profissional? É isso que vamos descobrir a seguir.

O perfil do profissional de marketing digital é bastante abrangente dentro da área de Comunicação. Em um estudo realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, com mais de 700 profissionais de marketing do Brasil, esse perfil foi traçado. O resultado da pesquisa foi apresentado durante o Expo Fórum de Marketing Digital, em São Paulo, em 2017.

A principal formação do público entrevistado, composto por 51% de mulheres e 49% de homens, é Publicidade e Propaganda (34%). A habilitação vem seguida por Administração (21%), Comunicação Social (17%) e Jornalismo (9%). Do público geral, 44% concluiu um curso de pós-graduação.

Ainda na linha de formação, 62% dos profissionais se consideram atualizados, 61% não têm medo que o trabalho seja substituído por novas tecnologias e 76% acreditam que a profissão continuará existindo em até 5 anos.

E esse público está satisfeito com o trabalho em andamento. O estudo apontou que 71% dos entrevistados se consideram felizes no atual trabalho. Ainda, 55% dos profissionais estão otimistas e 92% acreditam que 2020 será melhor do que este ano.

O principal receio dos profissionais de marketing digital, na verdade, reflete os medos de muitas outras carreiras. A pesquisa do Digitalks com a Opinion Box revelou que os entrevistados sinalizaram como seus medos o desemprego, a tecnologia, a desvalorização e a desatualização.

profissional de marketing digital
Na pesquisa do Digitalks, a principal formação do profissional de marketing digital é Publicidade

Perfil profissional de marketing digital

O perfil que o profissional de marketing digital é data driven, ou seja, orientado por dados. E isso não somos nós do Finance One falando, é o Google. Em um artigo, publicado no Think with Google, de Casey Carey, Director, Platforms & Publisher Marketing da gigante, ele aponta justamente isso.

Segundo Carey, “todo bom profissional de marketing sabe que a análise de dados é o melhor caminho para decisões mais assertivas e resultados melhores”. Traduzindo: usar o Analytics para tomar decisões, que serão baseadas em dados e números, é essencial no mercado atual. Para isso, o profissional precisa ser capaz de pegar essas informação, ter insights e transformar em ações.

No artigo, o diretor relata o resultado de uma pesquisa feita com executivos de marketing, em que eles deveriam pensar nas principais oportunidades e desafios, considerando iniciativas baseadas em Analytics.

A boa notícia é que mais da metade afirmou que as empresas já estão neste caminho, usando análise de danos para tomar decisões e planejar ações. Destes, 70% disseram que suas principais ações nesse sentido foram para melhorar campanhas, aumentar receita e otimizar custos. Aí é que vem o problema, já que 61% dos executivos de marketing disseram encontrar dificuldades para acessar ou integrar seus dados.

Pior, nessa análise de 2016, 26% dos profissionais de marketing disseram não ter os profissionais necessários à disposição para executar esse trabalho. É aí que o diretor Carey aponta três estratégias – para 2017, mas certamente válidas em 2018 -, para esses profissionais, sejam os executivos ou os profissionais de marketing digital. Fazer um inventário, organizar os dados e compartilhar as descobertas.

Só que um profissional de marketing digital, hoje, é muito mais do que um analista de dados. Uma das habilidades é saber inglês e você pode aprender online e grátis. É isso que vamos ver a seguir.

Funções do profissional de marketing digital

Um outro estudo realizado pelo Digitalks ano passado, em parceria com o Opinion Box, dessa vez apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, no Rio, fala de estratégias de marketing digital. Isso acaba refletindo as habilidades do profissional de marketing digital.

A pesquisa apurou que os profissionais conhecem as principais e importantes ferramentas de marketing. Se você ainda não conhece alguma, é a sua chance de pesquisar e se atualizar. Entre as ferramentas conhecidas pelo público, estão:

=>  Blog (conhecida por 100% do público)
=> E-mail marketing (100%)
=> Vídeos online (99%)
=> E-books (98%)
=> Social media ads (95%)
=> SEO (94%)
=> Webinar (93%)
=> Funil de vendas (89%)
=> Automação de marketing (88%)
=> Mídia programática (86%)
=> Real time marketing/lives (82%)
=> Growth hacking (58%)

É muita ferramenta, não é mesmo? Um profissional de marketing completo deveria dominar todas. Aí é que a realidade é diferente. Sobre quem já utilizou ou utiliza essas ferramentas, o estudo aponta outros dados: 90% adota e-mail marketing para suas campanhas, 87% os blogs, 84% os vídeos online, 77% social media ads, 71% para SEO, 70% e-books e 65% o funil de vendas. Outras usadas, mas com baixa experiência, são webinar (55%), mídia programática (55%), automação (53%), real time marketing (43%) e growth hacking (24%).

A pesquisa aponta ainda tendências para 2018. Aí é que você, profissional de marketing digital, pode aproveitar e se atualizar. Em primeiro lugar das tendências de marketing digital para 2018 estão os vídeos online. Eles vêm seguido pelo real time marketing, em 2º lugar, e mídia programática, em 3º. Essas são habilidades que os profissionais de marketing digital deverão dominar agora em 2018.







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