Profissional de marketing digital: como ser um | FinanceOne

Gráficos e cotações de Hoje

Dólar R$ 3,4040
Euro R$ 4,3630
Bitcoin R$ 31.410,05
Bovespa 74.538,54
CDI 6,39% a.a
Poupança (mês) 0,5000%
Libra R$ 4,975
Conversor de Moeda
Veja a Cotação do
Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.


Profissional de marketing digital: como ser um

Que o mercado digital cada vez mais cresce não é segredo para ninguém. Para liderar isso nas empresas, um profissional de marketing digital é uma das pessoas que mais vai entender do assunto e ajudar no processo, certo? Mas quem é e o que faz esse profissional? É isso que vamos descobrir a seguir.

O perfil do profissional de marketing digital é bastante abrangente dentro da área de Comunicação. Em um estudo realizado pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, com mais de 700 profissionais de marketing do Brasil, esse perfil foi traçado. O resultado da pesquisa foi apresentado durante o Expo Fórum de Marketing Digital, em São Paulo, em 2017.

A principal formação do público entrevistado, composto por 51% de mulheres e 49% de homens, é Publicidade e Propaganda (34%). A habilitação vem seguida por Administração (21%), Comunicação Social (17%) e Jornalismo (9%). Do público geral, 44% concluiu um curso de pós-graduação.

Ainda na linha de formação, 62% dos profissionais se consideram atualizados, 61% não têm medo que o trabalho seja substituído por novas tecnologias e 76% acreditam que a profissão continuará existindo em até 5 anos.

E esse público está satisfeito com o trabalho em andamento. O estudo apontou que 71% dos entrevistados se consideram felizes no atual trabalho. Ainda, 55% dos profissionais estão otimistas e 92% acreditam que 2020 será melhor do que este ano.

O principal receio dos profissionais de marketing digital, na verdade, reflete os medos de muitas outras carreiras. A pesquisa do Digitalks com a Opinion Box revelou que os entrevistados sinalizaram como seus medos o desemprego, a tecnologia, a desvalorização e a desatualização.

profissional de marketing digital
Na pesquisa do Digitalks, a principal formação do profissional de marketing digital é Publicidade

Perfil profissional de marketing digital

O perfil que o profissional de marketing digital é data driven, ou seja, orientado por dados. E isso não somos nós do Finance One falando, é o Google. Em um artigo, publicado no Think with Google, de Casey Carey, Director, Platforms & Publisher Marketing da gigante, ele aponta justamente isso.

Segundo Carey, “todo bom profissional de marketing sabe que a análise de dados é o melhor caminho para decisões mais assertivas e resultados melhores”. Traduzindo: usar o Analytics para tomar decisões, que serão baseadas em dados e números, é essencial no mercado atual. Para isso, o profissional precisa ser capaz de pegar essas informação, ter insights e transformar em ações.

No artigo, o diretor relata o resultado de uma pesquisa feita com executivos de marketing, em que eles deveriam pensar nas principais oportunidades e desafios, considerando iniciativas baseadas em Analytics.

A boa notícia é que mais da metade afirmou que as empresas já estão neste caminho, usando análise de danos para tomar decisões e planejar ações. Destes, 70% disseram que suas principais ações nesse sentido foram para melhorar campanhas, aumentar receita e otimizar custos. Aí é que vem o problema, já que 61% dos executivos de marketing disseram encontrar dificuldades para acessar ou integrar seus dados.

Pior, nessa análise de 2016, 26% dos profissionais de marketing disseram não ter os profissionais necessários à disposição para executar esse trabalho. É aí que o diretor Carey aponta três estratégias – para 2017, mas certamente válidas em 2018 -, para esses profissionais, sejam os executivos ou os profissionais de marketing digital. Fazer um inventário, organizar os dados e compartilhar as descobertas.

Só que um profissional de marketing digital, hoje, é muito mais do que um analista de dados. Uma das habilidades é saber inglês e você pode aprender online e grátis. É isso que vamos ver a seguir.

Funções do profissional de marketing digital

Um outro estudo realizado pelo Digitalks ano passado, em parceria com o Opinion Box, dessa vez apresentado durante o Fórum de Marketing Digital, no Rio, fala de estratégias de marketing digital. Isso acaba refletindo as habilidades do profissional de marketing digital.

A pesquisa apurou que os profissionais conhecem as principais e importantes ferramentas de marketing. Se você ainda não conhece alguma, é a sua chance de pesquisar e se atualizar. Entre as ferramentas conhecidas pelo público, estão:

=>  Blog (conhecida por 100% do público)
=> E-mail marketing (100%)
=> Vídeos online (99%)
=> E-books (98%)
=> Social media ads (95%)
=> SEO (94%)
=> Webinar (93%)
=> Funil de vendas (89%)
=> Automação de marketing (88%)
=> Mídia programática (86%)
=> Real time marketing/lives (82%)
=> Growth hacking (58%)

É muita ferramenta, não é mesmo? Um profissional de marketing completo deveria dominar todas. Aí é que a realidade é diferente. Sobre quem já utilizou ou utiliza essas ferramentas, o estudo aponta outros dados: 90% adota e-mail marketing para suas campanhas, 87% os blogs, 84% os vídeos online, 77% social media ads, 71% para SEO, 70% e-books e 65% o funil de vendas. Outras usadas, mas com baixa experiência, são webinar (55%), mídia programática (55%), automação (53%), real time marketing (43%) e growth hacking (24%).

A pesquisa aponta ainda tendências para 2018. Aí é que você, profissional de marketing digital, pode aproveitar e se atualizar. Em primeiro lugar das tendências de marketing digital para 2018 estão os vídeos online. Eles vêm seguido pelo real time marketing, em 2º lugar, e mídia programática, em 3º. Essas são habilidades que os profissionais de marketing digital deverão dominar agora em 2018.







Mais lidos

Como fazer cartão de crédito pela internet
As compras com cartões de crédito são cada vez maiores. A Abecs, associação das empresas de ca...
Como escolher o seguro de vida mais adequado para você
Você já pensou o quanto um seguro de vida pode ser útil nos dias de hoje? Quando as pessoas busca...
7 livros sobre Bitcoin, Blockchain e Criptomoedas
Algumas pessoas aprendem mais lendo, outras vendo vídeos ou até mesmo escutando música. Cada um t...
FGTS inativo: quem tem direito e como sacar
Todo trabalhador brasileiro com contrato formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, a ...
Férias de julho no Brasil: para onde ir?
O meio do ano está chegando e é hora de decidir onde passar as férias em família. Mesmo com algu...
Como limpar seu nome no SPC e Serasa
Seu nome está no SPC e Serasa? Muitos brasileiros estão nessa situação. Em fevereiro, 61,7 milh...




Publicidade