Quanto custa morar sozinho? Confira essas dicas | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Quanto custa morar sozinho? Confira essas dicas

Cada vez mais as pessoas saem das casas dos pais mais tarde. Muito disso está relacionado a quanto custa morar sozinho. A verdade é que os filhos estão deixando a casa dos pais cada vez mais tarde, tornando-se a “geração canguru”.

Segundo os dados da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançado em 2016, houve um prolongamento da convivência familiar entre pais e filhos adultos.

Entre aqueles na faixa dos 25 aos 34 anos houve crescimento, chegando a 25,3% em 2015.

Outro dado interessante é que o nível de ocupação de 71,7%, das pessoas que viviam com os pais foi semelhante ao das que não viviam (75,1%). Isso sugere que não é a falta de trabalho que causa a permanência na casa dos pais.

Sobre a escolaridade, aqueles que viviam com os pais tinham nível mais alto, sendo 35,1% com ensino superior incompleto ou nível mais elevado. A média de anos de estudo foi de 10,7 anos, e 13,2% no grupo ainda estudavam.

Para os que não moravam com os pais, 20,7% tinham ensino superior incompleto ou nível mais elevado, a média de anos de estudos era de 9,8 anos, e 7,2% ainda estudavam. O prolongamento dos estudos poderia ser um fator motivador a quem decidiu permanecer na casa dos pais.

Além disso, a publicação do IBGE sugere fatos de natureza psicológica, como dependência emocional e acomodação ao padrão de vida que possui com os pais.

O importante é descobrir quanto custa morar sozinho e estar preparado para essa ação antes de concretizar. Isso porque, em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 34% das pessoas que moram sozinhas extrapolaram o orçamento alguns meses.

Saiba quanto custa morar sozinho
Para saber quanto custa morar sozinho, é preciso colocar na ponta do lápis todos os seus gastos

Quanto custa morar sozinho

Do total de pessoas entrevistadas na pesquisa do SPC e da CNDL, oito em cada dez pessoas que moram só (79%) não se planejaram financeiramente para isso. Essa falta de um plano pode gerar dívidas ou fazer com que você extrapole o orçamento mensal. Isso ocorre com 34% das pessoas que vivem sozinhas.

A justificativa de 49% para extrapolar a receita é a falta de uma pessoa para dividir as contas.

O estudo mostra que 93% das pessoas vivendo só são as únicas responsáveis por sustentar a casa e, o mais grave, 66% não tem controle do seu orçamento.

Não possuir o controle do seu orçamento é creditado à falta de importância que as pessoas atribuem a esse controle (33%) e à falta de hábito e disciplina para fazer esse controle diário (27%). Que tal começar com uma planilha de orçamento doméstico?

Para morar sozinho, você deve levar em conta todos os gastos:

– Contas: água, luz, gás, telefone / celular, internet, TV a cabo / Netflix e outros.

– Moradia: condomínio, aluguel / prestação do financiamento. Aqui você deve considerar um gasto variável, como a cota extra do condomínio, caso seja necessário em algum mês.

– Alimentação: supermercado, refeições na rua como o almoço.

– Saúde: plano de saúde, remédios que eventualmente precise.

– Transporte: como você irá e retornará do trabalho, meio de locomoção também para atender suas necessidades. Será transporte público, táxi ou combustível no seu carro?

– Outros gastos: além das contas fixas, há gastos como IPTU, taxa de incêndio, imposto de renda, seguro do carro, academia, cuidados pessoais como salão de beleza e barbeiro, além de lazer que devem ser considerado. O que reforça a necessidade de que você tenha um planejamento.

Como morar sozinho

quanto custa morar sozinhoDiante dos dados apresentados na pesquisa SPC e CNDL, você já viu o quão importante é ter um controle financeiro ao morar sozinho. O custo disso vai depender dos seus gastos fixos e variáveis. Lembrando que se o orçamento ficar apertado e você chegar ao ponto de ter de sair das dívidas, pode tentar reduzir os fixos e só depois partir para os variáveis.

Antes de mudar-se, você precisa pesquisar alguns pontos. Como é a vizinhança? O local é movimentado, barulhento ou deserto? Sai mais em conta pagar um pouco mais e ficar perto do trabalho? Com isso você economiza tempo e no transporte. Mas e se pagar menos na moradia, mas ficar mais horas no trânsito e gastar mais com combustível e transporte público? Será que vale mais?

O seu orçamento sempre precisa ter uma folguinha, pois imprevistos acontecem. E se o seu chuveiro queimar? Se a descarga estiver vazando? Se o microondas, a geladeira ou a máquina de lavar pararem de funcionar? A manutenção da moradia também inclui a limpeza. Você ficará responsável por todo o cuidado ou precisará de uma diarista? Esse é mais um gasto para ser considerado na sua lista.

Conclusão

Os gastos para morar sozinho dependem muito também das condições que você terá. Se for aluguel, precisa considerar o reajuste anual. Se você for comprar um imóvel, precisa decidir entre o consórcio ou o financiamento imobiliário e ver o que é melhor para seu orçamento. Não importa a opção, você precisa estar preparado para cumprir com as parcelas mensais e não deixar que isso se torne uma dívida com a inadimplência.

Por isso a importância de poupar e buscar fazer um investimento. Você não precisará ter um lugar com todos os eletrodomésticos e móveis da moda, nesse primeiro momento. Se o imóvel não estiver mobiliado, você pode começar pelo essencial e poupar com o objetivo de ir adquirindo o que falta.

Guardar parte da sua receita é também importante para gastos variáveis e imprevistos que acontecem com todos. Além disso, tem aquela viagem das férias que você vai desejar fazer e não vai poder se não tiver se planejado para isso. Portanto, quanto custa morar sozinho é mais do que gastos básicos. Exige um planejamento orçamentário para que você alcance e mantenha a saúde financeira.

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras