Início Notícias Carreiras Quanto devo guardar por mês do salário?

Quanto devo guardar por mês do salário?

1
4.1
(40)

É bastante comum encontrar pessoas que economizam dinheiro na poupança mesmo sem ter uma renda alta. No entanto, também é comum conhecermos aqueles que não conseguem poupar e acabam gastando tudo. Por isso, quanto guardar por mês do salário para não passar o famoso sufoco?

Independentemente da sua renda, é fundamental que você entenda a importância de economizar e quanto guardar do salário todos os meses.

Monitoramento de gastos, controle dos impulsos de consumo e mudança em alguns padrões de comportamento são essenciais para quem deseja começar a poupar.

Neste texto, daremos as principais dicas de quanto economizar do seu salário nos meses. Continue a leitura para saber mais!

Por que é importante guardar o salário?

Muitas pessoas não sabem, mas economizar dinheiro mensalmente é a forma mais fácil de conquistar independência financeira. Além disso, é possível ter mais qualidade de vida quando não estamos sempre preocupados com dívidas, por exemplo.

Por mais que você tenha um planejamento financeiro todo certo e controlado, imprevistos podem acontecer e te tirar do eixo. E é claro que estando preparado para esses acontecimentos, fica mais fácil de resolvê-los.

Imagina você ter um problema de saúde e não poder arcar com remédios, exames e médicos? Guardando uma quantia do seu salário todo mês, fica mais fácil de resolver e não fazer dívidas para arcar com os custos. 

E você pode até mesmo criar uma estratégia para poder guardar salário todo mês. Dessa forma, você poderá ficar mais tranquilo que terá uma reserva de emergência sendo criada todo mês.

Se você conseguir poupar uma parte do seu salário todos os meses será possível aplicá-lo em uma poupança ou até mesmo em outros tipos de investimento mais rentáveis.

Qual é o valor ideal do salário para economizar?

É comum que as pessoas não saibam ao certo qual valor certo para poupar todo mês. Muitos especialistas apontam que é recomendável aplicar pelo menos 10% do seu salário.

Vale lembrar que esse valor de 10% é referente ao seu salário líquido mensal. Portanto, se você recebe R$2 mil por mês, após o pagamento de suas contas, por exemplo, você deve economizar R$200, no mínimo.

Guardar dinheiro dá segurança para possíveis imprevistos financeiros no futuro

Entretanto, vale lembrar que esse valor não é uma regra, mas sim uma recomendação. Esse percentual economizado por mês pode variar de acordo com o seu rendimento e objetivos, por exemplo.

Quanto se deve guardar por mês?

Se você está decidido a guardar parte do seu salário todo mês, precisa pensar nisso como um estilo de vida e, também, um hábito a ser inserido na sua rotina. Além disso, é preciso deixar claro que não existe um valor certo para você guardar o seu salário.

Mas sim o que se encaixa melhor para as suas necessidades. Não adianta você querer poupar metade do seu salário se vai deixar de pagar alguma conta para isso, entende?

Existe até uma regra muito famosa que é a 50-15-35, esses valores são os percentuais que você deve guardar mensalmente. Você pode usar essa regra como um parâmetro para começar a guardar salário todo mês.

No exemplo, os 50% representam os gastos essenciais que você tem todos os meses. É o que é necessário para viver, como alimentação, aluguel, vestuário, luz, água, entre outras contas. 

Os 15% devem ser destinados para as prioridades financeiras, podendo ser alguma dívida ou empréstimo que você tenha se comprometido. 

E os 35% restantes podem ser usados para o lazer, viagens, pedir comida e até mesmo ir ao cinema ou teatro. 

É claro que você pode adaptar esse percentual de acordo com a sua realidade financeira. Depois disso, é só aplicar a regra e tirar o percentual que você quer poupar. 

Quer outra dica? Comece a guardar o seu dinheiro aos poucos, não retire uma grande quantia do seu orçamento de repente. Um passo de cada vez. 

Como guardar dinheiro gradualmente?

A maioria dos brasileiros não tem o hábito de economizar dinheiro e, no começo, essa tarefa pode não parecer fácil.

Como cada caso é um caso e não temos uma maneira exata para começar a ter resultados positivos nessa empreitada, uma dica valiosa é começar aos poucos.

No 1º mês, em vez de poupar 10%, estabeleça um percentual menor e vá aumentando progressivamente.

Isso fará com que você comece a ter o hábito de se planejar e guardar o seu salário. Após alcançar a meta dos 10%, por exemplo, você pode começar a aumentar esse percentual.

Se gastou mais do que deveria em um mês, tente compensar no outro apertando os gastos, por exemplo.

E o mais importante antes de começar a poupar: não existe mágica que estique o seu dinheiro, mas hábitos que podem ser adotados à medida que você vai economizando.

Dicas para você começar a guardar salário

Como já falamos acima, o valor a ser guardado por mês do seu salário vai depender da sua realidade financeira. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a economizar para que você possa guardar dinheiro. Confira!

Tenha organização financeira

Essa é uma das dicas mais importantes para você começar a guardar o seu salário todo mês. Isso porque ao ter organização financeira, será possível entender quais são os seus principais gastos e a sua relação com o dinheiro.

E você pode fazer essa organização por meio de planilhas ou aplicativos, o importante é entender quanto entra e sai de dinheiro mensalmente da sua conta. 

Controle as suas finanças

Apesar de ser um pouco parecida com a dica anterior, nesta você deverá definir o valor que vai gastar para atender cada necessidade sua. Neste momento, também será possível ver o que você pode ou não contar.

Além disso, essa é uma ótima estratégia para você distribuir melhor a sua renda e ter o dinheiro disponível para outras necessidades. 

Faça avaliações a cada período

É fundamental que você faça avaliações a cada três meses ou mais para entender se o dinheiro que está sendo guardado  está fazendo falta para você ou não. 

Lembre-se que o valor que você determinou meses atrás pode não estar mais dentro da vida que está levando no momento. Pode ser que você tenha que passar a guardar menos ou até mais.

Mas para descobrir isso, é preciso realizar as avaliações e entender as suas finanças no momento em questão.

E aí, pronto para começar a guardar o seu dinheiro? Lembre-se que é muito importante ter disciplina e planejamento.

Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo “7 aplicativos de controle financeiro para organizar seu dinheiro” para você conseguir dar o pontapé inicial.

O que achou disso?

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 40

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui