Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que aprender com o brasileiro Empreendedor do Ano Global

Escrito por: Rafael Massadar em 16 de agosto de 2018

O empresário Rubens Menin foi eleito o Empreendedor do Ano Global. Esta é primeira vez que um empreendedor brasileiro é reconhecido como World Entrepreneur of the Year.

Fundador da MRV Engenharia, Menin foi escolhido entre empreendedores de 46 países. A cerimônia aconteceu em meados de junho, em Mônaco, no sul da França. Na ocasião, o prêmio homenageou empreendedores por suas trajetórias e o poder transformador de seus negócios.

O prêmio foi criado em 1986 pelo escritório da EY de Milwaukee, nos Estados Unidos. A ideia era inspirar novos empreendedores, ao reconhecer e divulgar exemplos de criatividade e inovação durante as mudanças no ambiente empresarial nos anos 1980 naquele país.

Em 2001, com a expansão do evento pelo mundo todo, foi criado o World Entrepreneur of the Year, a etapa internacional da premiação. A festa reúne anualmente, no Principado de Mônaco, os grandes vencedores de cada país e reconhece o empreendedor de maior destaque em escala global.

Empreendedor do Ano Global
O empresário Rubens Menin foi eleito o Empreendedor do Ano Global

A trajetória do Empreendedor do Ano Global

Rubens Menin iniciou sua trajetória como empreendedor no final dos anos 1970. Em 1979, o vencedor do título de Empreendedor do Ano Global, com 23 anos, realizou seu sonho: construir casas populares.

Esse terreno na zona norte de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu o primeiro dos 300 mil imóveis que a MRV Engenharia construiu ao longo de sua história. Hoje, um em cada 200 brasileiros vive num imóvel construído pela MRV.

Menin presidiu a empresa por 35 anos. Em 2014, assumiu a presidência do conselho de administração, delegando o comando para a segunda geração.

A empresa seguiu lucrativa, mesmo em meio à crise. Atualmente, são 24 mil funcionários que executam a missão da empresa em mais de 150 cidades, em 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Dicas de Rubens Menin para ser um empreendedor de sucesso

O empresário Rubens Menin garante que o sucesso do negócio está no foco. Veja cinco frases do empreendedor que sonhava em construir casas e prédios no ritmo de uma linha de produção:

1 – “O sucesso da empresa é construído a base de muita dedicação.”

2 – “Se eu ficar trancado na minha sala, perco metade da visão que tenho hoje sobre a empresa.”

3 – “O empreendedor precisa saber trabalhar sua mão de obra.”

4 – “O segredo do sucesso é manter o foco.”

5 – “Toda empresa de muito sucesso tem foco bem definido.”

MRV é eleita a empresa mais inovadora do setor

Empreendedor do Ano GlobalAlém do seu fundador ser eleito o Empreendedor do Ano Global, a MRV Engenharia foi destaque da primeira edição do Prêmio Whow! de Inovação.

A premiação busca identificar e reconhecer empresas protagonistas na geração de produtos e serviços inovadores.

A MRV Engenharia consagrou-se como a maior companhia com potencial de inovação do mercado de Construção Civil no Brasil. Além de vencedora no setor a MRV Engenharia ficou em 28º lugar no ranking geral da premiação.

Esse é o segundo prêmio que a companhia recebe este ano neste quesito. O primeiro foi o Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico.

O Prêmio Whow! de Inovação analisou mais de 1.900 empresas na primeira etapa. Dessas, 246 empresas foram selecionadas para disputar ao prêmio em uma das 37 categorias, divididas de acordo com seu segmento de atuação.

Para chegar aos vencedores, seis critérios foram levados em conta. Entre eles a relevância da inovação, impacto da inovação para stakeholders, diferenciação da concorrência, ganho de mercado, pipeline de inovação e escalabilidade.

Empreendedorismo cresce no Brasil

Pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio próprio. O estudo mostra ainda que neste montante, alguns estão envolvidos com a criação de uma empresa.

De acordo com a pesquisa, a taxa de empreendedorismo no Brasil foi de 39,3% no ano passado, considerado o maior índice dos últimos 14 anos. Isso representa quase o dobro do número registrado em 2002, quando era de 20,9%.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

aplicativos de carona
hábitos dos investidores inteligentes
aposentadoria compulsória
empresas fechadas
Robô