Início Notícias Finanças Pessoais Quem tem direito ao saque digital do FGTS?

Quem tem direito ao saque digital do FGTS?

0
Tempo de leitura: 3 minutos
0
(0)

Você já pensou em realizar o saque do FGTS sem precisar sair de casa? Essa é uma novidade que a Caixa Econômica divulgou recentemente. O saque digital do FGTS já está disponível no aplicativo do benefício. 

Mas será que são todas as pessoas que podem realizar o saque digital do FGTS? Tem direito a esse saque os trabalhadores que se enquadram em alguma das modalidades de retirada do dinheiro que estão previstas em lei.

Os aposentados também estão inclusos nessa modalidade de saque. Além disso, é preciso ter dinheiro na conta para que você possa fazer a retirada do valor. 

É importante ressaltar que para realizar o saque digital do FGTS, você deverá informar um banco que você tenha uma conta no seu nome. Mas atenção, a conta salário não pode ser utilizada para esse tipo de saque, já que ela é exclusiva para que você receba o seu salário.

Saiba quem pode realizar o saque digital do FGTS

Quer saber se você se encaixa em alguma das situações para realizar o saque digital do FGTS? Confira a lista abaixo!

-> Aposentadoria: essa modalidade de saque vale para os trabalhadores que têm idade igual ou superior a 70 anos. O valor poderá ser retirado caso eles venham a se aposentar pelo INSS;

-> Rescisão de contrato motivado por força maior: caso aconteça algum incidente que seja motivado por catástrofe natural, e que atinja tanto a empresa, quanto à casa do trabalhador. Como por exemplo chuvas e inundações e situação declaração de emergência ou calamidade pública, que seja reconhecida por portaria do governo federal;

-> Doenças Graves: têm direito os trabalhadores que forem diagnosticados com doenças como câncer e HIV. O benefício também pode ser estendido aos dependentes; 

-> Trabalho Avulso: aqueles que prestam serviços à diversas empresas sem vínculo empregatício, podem sacar o FGTS caso seja feita a suspensão de um dos contratos devendo ser por período igual ou superior a três meses; 

-> Em caso de falecimento: o benefício é destinado aos dependentes do trabalhador que tenha falecido, como o cônjuge ou filhos. No caso do trabalho doméstico, a empregada poderá solicitar o saque se o empregador vier a falecer;

-> Para a casa Própria: o dinheiro poderá ser utilizado por quem tem mais de três anos de trabalho sob o regime do FGTS;

-> Para quem está desempregado: quem está à mais de três anos sem assinar a carteira de trabalho, pode solicitar o saque integral; 

-> Contrato Temporário: os trabalhadores contratados temporariamente podem fazer o saque após o encerramento do mesmo.

Como realizar o saque digital do FGTS?

Agora que você já sabe se tem direito ou não ao saque do FGTS, é muito importante conhecer o processo. Será que é fácil realizar o saque digital? E a resposta é sim! 

Realizar o saque digital do FGTS é simples e fácil

A Caixa não coloca nenhuma dificuldade e todo o procedimento é muito fácil de ser realizado por qualquer pessoa, precisando apenas de um aparelho com acesso à internet para seguir o passo a passo.

+ Conheça 19 situações para você sacar o FGTS em 2021

Além disso, você pode fazer a consulta e o saque de qualquer lugar, com a mobilidade que o aplicativo lhe proporciona. O primeiro passo é ir até a loja de aplicativos do seu telefone e pesquisar pelo app do FGTS e realizar o download.

O aplicativo pode ser baixado tanto para Android como iOS. Em seguida, acesse a plataforma utilizando os dados pessoais para que seja possível conferir o valor e o saque disponível.

Agora, basta você informar a sua conta bancária da Caixa ou de qualquer outra instituição bancária para que você possa receber o valor disponível. Além disso, vale lembrar que não há taxas ou qualquer custo adicional para realizar a operação.

Você consegue o retorno e em até cinco dias úteis após a solicitação o dinheiro estará em sua conta.

“O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque”, diz a Caixa Econômica Federal.

Gostou desse conteúdo? Ele te ajudou a saber mais sobre FGTS e o seu saque digital? Então continue acompanhando o FinanceOne pois aqui você fica bem informado sobre assuntos acerca da Economia do país e do mercado financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui