Início Notícias Investimentos Qual rendimento da poupança em 2020?

Qual rendimento da poupança em 2020?

0
5
(1)

Você aplica o seu dinheiro na poupança? De acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL, 62% dos brasileiros guardam o dinheiro nesse tipo de investimento. Mas qual é o rendimento da poupança atualmente?

Se você aplica o seu dinheiro neste investimento, é preciso que esteja atento ao rendimento da poupança. Principalmente este ano, em que a taxa Selic tem sofrido quedas constantemente, por conta da crise ocasionada pela Covid-19.

Para se ter uma ideia, em julho deste ano, por exemplo, o rendimento mensal da poupança ficou em 0,13%.

Veja a tabela abaixo do rendimento da poupança em 2020, de acordo com cada mês.

Tabela de rendimento da poupança de 2020

Mês/2020Rendimento mensal (para depósitos realizados a partir de 4 de maio de 2012)
Janeiro0,25%
Fevereiro0,25%
Março0,24%
Abril0,21%
Maio0,21%
Junho 0,17%
Julho0,13%
Fonte: Banco Central

É importante frisar que, como o rendimento da poupança calculado é deste ano, os meses que ainda não se passaram não podem entrar na tabela.

No primeiro mês de 2020, o rendimento da poupança, que é igual a 70% da Taxa Selic mais a Taxa Referencial) foi de 0,25%. O que já mostra uma queda em relação ao registrado em dezembro do ano passado, quando o rendimento foi de 0,28%.

Quem aplicou R$1.000, por exemplo, na poupança no primeiro dia do ano, teve o rendimento de 0,25%. Que chegou a R$1,002,59 no dia primeiro de fevereiro. 

Para se ter uma ideia, o rendimento da poupança este ano, de janeiro a julho, foi de somente 1,51%.

É importante frisar que a projeção de rendimento da poupança não é boa. Isso porque estima-se que o investimento passe a render menos que a inflação.

E com a Taxa Selic a 2%, a poupança passou a render, aproximadamente, 1,4% ao ano. Enquanto a projeção da inflação para 2020 é de 3,6%, de acordo com o relatório do Focus do Banco Central.

Como se calcula os lucros da poupança em 2020?

Como a projeção não é boa e a estimativa é um rendimento menor do que a inflação, é preciso saber calcular esse rendimento, como precaução e visando um cenário diferente do atual.

Para quem não sabe, o rendimento desse investimento pode ser calculado a partir de uma equação que soma a taxa da Selic mais a referencial, veja:

Rendimento da poupança = 70% da Selic + TR (Taxa Referencial)

É importante destacar que, quanto menor for o percentual da Taxa Selic, menor será o rendimento da poupança. Além disso, a cada 45 dias a taxa da Selic é revista pelo Copom, tendo apresentado três quedas seguidas somente neste ano.

O rendimento da poupança é calculado a partir da Taxa Selic mais a Taxa Referencial

O que muitos não sabem, também, é que a liquidez da poupança pode ser diária e não quebrada como é dito. Dessa forma, se faz possível resgatar os valores aplicados quando for desejado.

“Existem datas específicas para sacar os valores investidos na poupança com todos os seus rendimentos, o chamado aniversário da poupança. Se o resgate for feito antes disso, todos os rendimentos são perdidos”, diz o banco Nubank.

Rendimento da poupança: vale a pena?

De acordo com o Nubank, a resposta é não. A fintech explica que deixar o dinheiro na poupança torna-se vantajoso apenas se você for deixá-lo parado na conta corrente. Entre uma opção e outra, a poupança é melhor. Mas, não é a mais recomendada para rendimento.

“Quem busca rendimentos melhores pode contar com outros investimentos e contas que oferecem uma remuneração maior que a da poupança são igualmente seguras e também têm liquidez diária”, explica a fintech.

Além disso, ela cita como exemplo a sua própria conta digital, que rende 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) diariamente. 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso? Ah, e não deixa de conferir quais são os investimentos mais seguros e que rendem ainda mais do que a poupança.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui