
O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 começará a ser pago na próxima sexta-feira, 29. Para quem deseja saber se será contemplado neste lote ou em um próximo, saiba que as consultas já podem ser realizadas pelo site da Receita Federal.
Neste momento serão pagos R$6,3 bilhões para 5.242.668 de contribuintes. Mas deste total, R$285,79 milhões foram destinados a contribuintes com prioridade legal, e o que isso significa?
Que 9.461 brasileiros são idosos acima dos 80 anos, já 62.969 contribuintes estão com idade entre 60 e 79 anos. Há também 6.361 que possuem algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
É importante lembrar que a Receita Federal sempre prioriza esses grupos, para somente depois pagar o restante dos contribuintes brasileiros.
Por conta disso, ainda foram contemplados no terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022, um total de 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio de 2022.
Este é o terceiro de cinco lotes. A ordem dos pagamentos é baseada na data da entrega da declaração (e nas prioridades previstas em lei).
Ou seja, quem declarou primeiro, recebe a restituição primeiro. O dinheiro será pago em 30 de junho.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?
Se você está entre os grupos mencionados, já pode consultar a sua situação com o Leão. Isso deve ser feito por meio do site da Receita Federal. Siga o passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique no campo Meu Imposto de Renda;
- Clique em Consultar Restituição;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Selecione a opção ‘consultar’.
Também é possível consultar a Restituição do Imposto de Renda 2022 por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones Android e iOS.
Na consulta, o contribuinte pode verificar se existem eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição, como inclusão na malha fina.
Se uma ou mais inconsistências tiverem sido encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. E então consultar a restituição novamente.
Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?
O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado na conta bancária informada na declaração ou por meio de Pix.
Se o contribuinte notar que o crédito não foi realizado (como no caso de a conta informada ter sido desativada, por exemplo), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Quando serão pagos os outros lotes?
Este é o segundo de um total de cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. É importante frisar que, embora a entrega das declarações tenha sofrido um adiamento em maio, por causa da pandemia, o calendário de restituição foi mantido.
Ainda faltam dois lotes de pagamento, que ocorrerão nas seguintes datas:
- 31 de agosto
- 30 de setembro
O pagamento é sempre no último dia útil de cada mês.
Como saber se caí na malha fina?
Ao consultar a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte também pode verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, incluindo se caiu na malha fina. Siga o passo a passo:
- Acesse o portal e-Cac da Receita Federal
- Cadastre-se com seus documentos e recibo de entrega da declaração (ou faça login, se já tiver)
- Clique em “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, clique em “Processamento”
- Selecione a opção “Pendências da Malha”
Se houver uma ou mais inconsistências na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
O conteúdo ajudou? Então compartilhe e leia também:
- O que fazer com a restituição: gastar, investir ou pagar dívidas?
- Golpe na restituição do IRPF: veja como se proteger!
*Colaboração: Juliana Favorito