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Veja como consultar a Restituição do Imposto de Renda 2022

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celular com a logo da Receita Federal
Pagamento DARF com PIX é feito por meio do internet banking e exige validação de QR Code. (Fonte: Divulgação)
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O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022 começará a ser pago na próxima sexta-feira, 29. Para quem deseja saber se será contemplado neste lote ou em um próximo, saiba que as consultas já podem ser realizadas pelo site da Receita Federal. 

Neste momento serão pagos R$6,3 bilhões para 5.242.668 de contribuintes. Mas deste total, R$285,79 milhões foram destinados a contribuintes com prioridade legal, e o que isso significa?

Que 9.461 brasileiros são idosos acima dos 80 anos, já 62.969 contribuintes estão com idade entre 60 e 79 anos. Há também 6.361 que possuem algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

É importante lembrar que a Receita Federal sempre prioriza esses grupos, para somente depois pagar o restante dos contribuintes brasileiros.

Por conta disso, ainda foram contemplados no terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022, um total de 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio de 2022.

Este é o terceiro de cinco lotes. A ordem dos pagamentos é baseada na data da entrega da declaração (e nas prioridades previstas em lei).

Ou seja, quem declarou primeiro, recebe a restituição primeiro. O dinheiro será pago em 30 de junho.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

Se você está entre os grupos mencionados, já pode consultar a sua situação com o Leão. Isso deve ser feito por meio do site da Receita Federal. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique no campo Meu Imposto de Renda;
  3. Clique em Consultar Restituição;
  4. Informe seu CPF e data de nascimento;
  5. Selecione a opção ‘consultar’.

Também é possível consultar a Restituição do Imposto de Renda 2022 por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones Android e iOS.

Na consulta, o contribuinte pode verificar se existem eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição, como inclusão na malha fina.

Se uma ou mais inconsistências tiverem sido encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes. E então consultar a restituição novamente.

Como é feito o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado na conta bancária informada na declaração ou por meio de Pix.

Se o contribuinte notar que o crédito não foi realizado (como no caso de a conta informada ter sido desativada, por exemplo), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos)
Está aberta a conulta para o terceiro lote da Restituição do Imposto de Renda 2022

Quando serão pagos os outros lotes?

Este é o segundo de um total de cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. É importante frisar que, embora a entrega das declarações tenha sofrido um adiamento em maio, por causa da pandemia, o calendário de restituição foi mantido.

Ainda faltam dois lotes de pagamento, que ocorrerão nas seguintes datas:

  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

O pagamento é sempre no último dia útil de cada mês.

Como saber se caí na malha fina?

Ao consultar a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte também pode verificar eventuais pendências que impeçam o pagamento, incluindo se caiu na malha fina. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal e-Cac da Receita Federal
  2. Cadastre-se com seus documentos e recibo de entrega da declaração (ou faça login, se já tiver)
  3. Clique em “Meu Imposto de Renda”
  4. Em seguida, clique em “Processamento”
  5. Selecione a opção “Pendências da Malha”

Se houver uma ou mais inconsistências na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

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*Colaboração: Juliana Favorito

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