Início Notícias Mercado Cambial Saiba como escolher uma casa de câmbio

Saiba como escolher uma casa de câmbio

0
Pessoa usando a calculadora e contando os dólares amontoados
5
(4)

Na hora de escolher uma casa de câmbio para comprar ou vender alguma moeda estrangeira você acha que o preço é o único diferencial? Enganou-se! É necessário tomar precauções e se atentar a alguns fatores antes de escolher uma casa de câmbio.

Por isso, é importante pesquisar, com antecedência, a cotação da moeda do país de destino e definir quando (e onde) você deve comprá-la.

Mas você sabe o que é e como escolher uma casa de câmbio? Continue lendo este artigo para descobrir!

Entenda o que é e como funciona uma casa de câmbio

Quem vai viajar para outro país sabe que precisa levar a moeda local para conseguir realizar as compras que deseja, seja de alimentação, passeios ou lembranças. Por esse motivo, muitos turistas recorrem à casa de câmbio.

Mas apesar de se falar muito sobre a casa de câmbio, algumas pessoas ainda não sabem muito bem o que ela é e como funciona.

Para quem não sabe, uma casa de câmbio é a empresa responsável por viabilizar transações de troca de moeda estrangeira entre pessoas físicas ou jurídicas e bancos. 

+ Entenda como comprar Euro pelo melhor câmbio. Confira 3 dicas!

Vale ressaltar que para manter a estabilidade do poder de compra da nossa moeda e promover um sistema financeiro sólido e eficiente, o Banco Central regulamenta as corretoras de câmbio no Brasil.

E quais são os serviços oferecidos pelas casas de câmbio? Confira a lista abaixo!

  • Comprar e vender moedas estrangeiras em espécie em lojas físicas ou online;
  • Comprar cartão pré-pago internacional;
  • Transferências internacionais;
  • Troca de cheques internacionais.

Como escolher uma casa de câmbio?

Para ajudá-lo a trocar o dinheiro de uma forma mais rentável, preparamos três sugestões neste post. Confira!

1 – Certifique-se da idoneidade da instituição financeira

Quando procuramos por uma alternativa mais barata, podemos encontrar propostas atraentes que não condizem com a realidade.

Todo cuidado é pouco no momento de escolher uma instituição financeira para comprar uma moeda estrangeira.

Portanto, antes mesmo de se informar sobre o preço da moeda, confira se a instituição financeira é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BC).

No próprio site da autoridade financeira você pode ter acesso a lista de bancos autorizados a prestarem serviços financeiros.

2- Verifique o valor do preço e taxas

Comparar os preços e taxas extras é essencial para comprar mais barato! Os bancos e casas de câmbio cobram valores diferentes e incluem taxas adicionais na venda da moeda que podem pesar em seu bolso.

Através do próprio site do Banco Central, você tem acesso a uma lista do Valor Efetivo Total (VET), ou seja, o custo total da compra da moeda em diferentes instituições.

Outra opção, ainda mais prática, é fazer o download do aplicativo do Banco Central. O aplicativo é chamado de “Câmbio Legal”.

Por meio do Câmbio Legal, você pode consultar a qualquer momento, em uma interface simples e intuitiva, o VET cobrado nas instituições e fazer a conversão do real para dólar em um só clique, por exemplo.

O aplicativo “Câmbio Legal” está disponível para sistema Android e iOS.

3 – Compre a moeda com meses de antecedência

A antecedência é primordial para não aumentar o estresse antes da viagem. Ou até mesmo para conseguir economizar mais dinheiro.

Procurar de última hora uma casa de câmbio ou banco para comprar dólar, pode fazer com que você faça escolhas que não tenham custo-benefício.

+ Casa de câmbio passa a aceitar bitcoin para comprar dólar

Além disso, quando você compra dólar através de uma instituição financeira, a moeda pode demorar alguns dias até cair em sua conta bancária.

A falta de organização pode fazer com que você fique aflito por não ter o dólar ainda em sua conta perto de sua viagem.

Câmbio de turismo é diferente do câmbio comercial

Uma grande confusão entre as pessoas é: a diferença de câmbio de turismo e câmbio comercial. Afinal, diariamente assistimos notícias sobre a alta e baixa das moedas no mercado financeiro.

Esses dados se referem ao câmbio comercial. Ou seja, as taxas do mercado para o pagamento de exportações e importações em transações comerciais.

Já a moeda que você precisa para a sua viagem internacional, é do câmbio de turismo. Ele é o valor que as casas de câmbio cobram para vender a moeda em espécie ou enviá-la para a sua conta bancária.

O câmbio de turismo é mais “alto” do que o câmbio comercial. Afinal, no primeiro estão incluídos impostos e taxas cobradas pela instituição.

Enviar dinheiro do exterior para o Brasil é possível de várias formas

Vale a pena utilizar uma casa de câmbio?

Vale a pena usar uma casa de câmbio por ser uma forma segura de trocar moedas diferentes e por normalmente ser mais barata do que os bancos.

Contudo, a primeira dica para comprar dólar ou euro mais barato é comparar as cotações entre casas de câmbio confiáveis. Aliado a isso, existem plataformas online que podem fazer isso por você. Elas compararam em tempo real as cotações de outras moedas em diversas casas de câmbio pelo Brasil e verificam a melhor oferta do dia.

Outra dica é adquirir as moedas aos poucos. Se a sua viagem não está tão próxima, fique ligado na cotação diária para comprar as moedas em períodos diferentes.

Por fim, crie alertas de câmbio online, você será notificado quando o dólar, o euro, a libra ou outra moeda estrangeira atingir o valor desejado ou próximo a ele.

Se quiser saber a cotação de moedas internacionais, use o Conversor de Moedas do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui