O cartão consignado é um aliado e tanto para aposentados, pensionistas e servidores públicos. O que muitos não sabem, entretanto, é como funciona e quais são os principais requisitos para solicitar o saque complementar do cartão consignado, função que ajuda a desafogar o orçamento e ainda preencher um eventual plano de gastos.
Esse saque complementar possibilita que o titular do cartão tenha mais comodidade na hora de utilizar o limite da conta atrelada. Porém, funciona de forma distinta quando comparado a um cartão de crédito tradicional. Por isso, é importante atentar-se às regras para uso e também a forma correta de solicitar o saldo.
Em dúvida sobre como utilizar o saque do cartão consignado? Acompanhe o texto a seguir e confira as principais informações.
O que é o saque complementar?
O saque complementar do cartão consignado é um recurso que permite o saque de parte do limite disponível para eventuais imprevistos ou compras. Ou seja, ele funciona em duas frentes: uma de forma tradicional, para uso de limite de crédito – tal qual um cartão de crédito comum – e outra como forma de antecipar uma espécie de empréstimo.
O valor do adiantamento é descontado do limite total da fatura, podendo ser utilizado para qualquer finalidade. O cálculo do limite do cartão consignado é feito com base no valor do salário ou da aposentadoria do beneficiário, como já acontece em outros serviços do tipo.
Em alguns casos, dependendo do score do titular, o limite disponível para saque complementar do cartão pode chegar a 99% do total. O percentual varia de banco para banco, e está sujeito a análise prévia.
Como funciona o saque complementar do cartão consignado?
Em comparação ao cartão de crédito tradicional, o consignado se diferencia na hora do saque. Por isso, se você está pensando em utilizar o recurso, deve verificar como esse limite é liberado.
Diferentemente do saque emergencial, o saque complementar do consignado é feito com base na renda mensal e pode ser utilizado até por quem está negativado. O limite de crédito é dividido entre a função crédito e o total liberado pelo banco. À medida em que as faturas são pagas, o limite é liberado novamente e assim por diante.
As parcelas do saque consignado são debitadas mensalmente na fatura do cartão sem que haja necessidade de análise prévia. Isso porque o titular tem uma conta associada que pode ser utilizada para abater os gastos. O desconto, entretanto, é limitado a 5% da margem consignável – algumas instituições financeiras podem oferecer margem adicional.
Como solicitar o saque complementar?
Agora que você já sabe como funciona o saque complementar do cartão consignado, deve estar se perguntando como solicitar o adiantamento. Liberado para pensionistas do INSS e aposentados, o saque pode ser solicitado diretamente para o banco correspondente ao cartão e costuma ser liberado de forma automática na grande maioria dos casos.
O saque ou transferência do limite desejado não necessita do uso do cartão, podendo ser feita via agência bancária ou mesmo pela internet. Para utilizar o recurso, basta apresentar os dados do cartão e digitar a senha no caixa eletrônico ou internet banking. O valor pode ser sacado ou transferido para a conta do titular diretamente.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir as mudanças no crédito consignado que foram anunciadas para 2022.