Início Notícias Carreiras Confira 16 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Confira 16 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

0
duas pessoas numa entrevista de emprego para trabalho temporário
0
(0)

O seu currículo está bem estruturado com todas as informações pertinentes, e já foi recebido pelo setor de RH. O seu último e-mail é um convite para participar da entrevista de emprego que acontecerá na próxima semana. E agora, o que deve ser dito?

Como se comportar e qual roupa vestir? Será que consigo fazer uma lista com os prós e contras da minha personalidade? E se me perguntarem sobre a empresa também?

As respostas para essas perguntas você encontrará aqui!

Como se dar bem na entrevista de emprego

Tudo aquilo que é novo e sai da zona de conforto traz insegurança, medo, pode reforçar a ansiedade e acaba deixando as pessoas ainda mais tensas e nervosas.

A sensação de ser avaliado contribui para que esses sentimentos fiquem aflorados. Pensando nisso, listamos 15 dicas para você se ver livre dos perrengues e se sair muito bem na entrevista de emprego.

Seguindo a cada uma delas a contratação estará muito próxima de você. Confira!

1. Pesquise sobre a empresa

Estude sobre o local que deseja trabalhar. Se você se candidatou ao cargo que está vago, é porque há um interesse por essa empresa ou instituição. Entenda sobre a missão, visão e os valores do lugar que poderá te empregar, principalmente sobre seu mercado de atuação, trajetória, público-alvo e concorrentes.

Absorva o máximo de informações que conseguir, converse com profissionais que já trabalham por lá ou que exercem a profissão no mesmo segmento.

Com esse conhecimento sobre a organização em mãos, você poderá sair na frente dos outros candidatos e causar uma boa impressão ao entrevistador.

2. Atenção às suas mídias digitais

Os recrutadores pesquisam seus candidatos nas mídias digitais e isso pode ser um fator positivo ou negativo, dependendo da forma como se comporta no mundo virtual.

Então, além da atualização dos seus perfis no Linkedin, Instagram, Facebook ou Twitter, analise-os e veja se está em conformidade com aquilo que você mostra nas entrevistas de emprego.

+ 15 dicas para arrumar emprego pelo LinkedIn

3. Saiba o que vestir

Se o local for formal, tente adequar as suas roupas a ele. Busque tons neutros, confortáveis e limpos. Você precisa estar em evidência, a sua roupa não.

Tente não exagerar em penteados, transparências, cores, perfumes ou maquiagem.

Se o ambiente for mais descontraído o leque de opções pode aumentar, mas as recomendações iniciais continuam sendo válidas.

4. Tenha seus objetivos em mente

Por que você quer trabalhar nessa empresa”? “Quais são os seus principais objetivos como novo funcionário”? “Quais são as suas expectativas para o cargo”?

Tente responder mentalmente a essas perguntas para não ser pego de surpresa na hora da entrevista.

5. Esteja preparado para responder

É difícil desvendar quais perguntas o preparador fará, mas tente pensar em boas respostas para as mais comuns. Contudo, existem algumas perguntas comuns em entrevistas e processos seletivos.

Portanto, antes da entrevista, busque quais são elas e formule respostas para cada uma delas. 

6. Esteja atento a sua comunicação verbal e não verbal

Em uma entrevista de emprego você precisa se vender, literalmente. Por isso, estar atento à sua comunicação verbal e não verbal é muito importante. Lembre-se que mesmo que você não fale, os seus gestos podem dizer muita coisa sobre você.

Dessa forma, uma dica é treinar o que você deseja falar para não gaguejar na hora. Você também pode treinar o seu tom de voz para que ele não fique muito alto e nem muito baixo, a sua fala precisa ser segura e clara para o entrevistador.

Outro fator importante é a sua postura, mantenha ela sempre alinhada e cuidado ao gesticular muito. Isso pode acabar te prejudicando.

7. Sinta-se confiante

Acredite no seu potencial, mantenha-se seguro e tente seguir todas as recomendações.

Dessa forma, você será capaz de lidar com o nervosismo e não entrará em contradições ao falar.

Você já estudou e pesquisou, agora basta manter-se tranquilo e ser positivo para que as próximas etapas fluam perfeitamente.

8. Desligue o celular

Evite o momento constrangedor que poderá acontecer se o seu telefone tocar ou de repente o alarme despertar.

Antes mesmo de apresentar-se na recepção, certifique se o seu aparelho não o colocará em uma cilada.

9. Não se atrase para a entrevista

Ser pontual em uma entrevista de emprego é o básico para quem está se candidatando. Isso porque você começa a ser avaliado antes mesmo de chegar e, a pontualidade é levada em consideração.

Por isso, saia cedo de casa e se planeje para caso tenha algum imprevisto. É importante lembrar que você pode pegar trânsito no meio do caminho ou pode se perder, se não conhecer o local.

Além disso, o ideal é que você chegue com uma determinada antecedência para que possa ir ao banheiro e beber uma água, se quiser. Procure chegar 10 ou 15 minutos antes do horário marcado.

Vale ressaltar que ao chegar atrasado você estará causando uma má impressão para a empresa.

10. Seja cordial

Cordialidade, educação e gentileza nunca é demais. Portanto, cumprimente as pessoas e agradeça ao final da entrevista. Gestos simples são buscados pelas empresas e também são analisados pelo recrutador.

11. Fale sobre as suas competências

Mostre as suas habilidades, fale sobre os assuntos que você domina e que tenham a ver com a vaga que está concorrendo.

Apresente seus últimos trabalhos e especializações para que o entrevistador veja que você é um ótimo candidato ao cargo.

12. Fique atento

Não se disperse, mantenha a atenção ao que for dito. Se a entrevista ocorrer em grupo, repare no que os colegas estão dizendo.

A falta de atenção é perceptível e não saber falar sobre algo em um determinado momento por falta dela é um fator negativo.

13. Não enrole

Seja claro e objetivo ao se apresentar ou responder a uma pergunta. O entrevistador sabe quando você está apenas enrolando para tentar ganhar tempo ou alguma vantagem.

14. Seja ético

Em algum momento você terá que falar sobre o seu antigo emprego a menos que ainda não tenha tido experiências.

+ Empregos: como definir sua pretensão salarial?

Então, evite falar mal da empresa, chefe ou colegas, ao ser questionado sobre o seu desligamento ou como era realizado o trabalho anteriormente.

15. Pergunte

A entrevista é um diálogo e não há a necessidade de você se limitar a apenas responder perguntas. Quando surgir uma dúvida pergunte, não tenha medo.

Apenas mantenha a atenção para que a pergunta não seja óbvia demais.

16. Tenha em mente todo o seu histórico de trabalho

Saber falar sobre a sua trajetória profissional é fundamental para que você mostre ter conhecimento de tudo que os cargos anteriores.

Procure anotar em um papel todos os lugares que já trabalhou e as tarefas que desempenhou em cada um deles. Você não vai usar o papel na hora da entrevista, mas isso vai te ajudar a lembrar de cada trabalho seu.

Antes de qualquer entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa e a posição

Além disso, seja objetivo e seguro na hora de falar e dê destaque às suas conquistas dentro da empresa. Fale algo que você tenha mudado nos trabalhos anteriores.

Mas antes: em nenhum momento minta sobre ter feito algo que não aconteceu, isso vai te prejudicar caso passe na entrevista. 

E se a entrevista de emprego for online?

Com a realidade da pandemia, muitos processos seletivos passaram a ser online. Essa etapa está se tornando mais comum e, na realidade, trata-se de mais uma forma que os recrutadores têm de conhecer você.

Nelas, alguns cuidados necessários são os mesmos de uma entrevista presencial. Contudo alguns cuidados especiais são necessários.

Portanto, o ideal é seguir as normas previstas. Então, utilize essa oportunidade para despertar interesse sobre você e sua trajetória.

1. Garanta que a sua conexão está funcionando

Se a entrevista é online a sua internet precisa ser de boa qualidade, já pensou se no meio da conversa ela trava ou cai? É claro que imprevistos podem acontecer, mas é melhor tentar evitá-los, certo?

Nesses casos, a dica é ficar bem perto do modem para evitar a oscilação da internet, você pode até mesmo usar a internet do seu celular para se sentir mais seguro neste quesito.

E lembre-se que a internet pode cair uma vez, mas ficar travando toda hora pode acabar não sendo bem visto pelo recrutador.

2. Se atente ao fundo e enquadramento

Ao se preparar para a entrevista online procure sentar em um local neutro, a parede não pode chamar mais atenção que você. Evite locais que tenham muitos objetos que podem acabar fazendo com que o recrutador não preste atenção no que você está falando.

E por isso, o mais indicado é que você escolha uma parede totalmente lisa e de cor clara, que beneficiará a sua imagem na hora da entrevista. 

Outro fator fundamental é o enquadramento, já que ele vai ajudar o entrevistador a ter uma ideia sobre a sua imagem. O ideal é que a câmera pegue da altura do seu peito e o seu rosto todo, nada de cortar o rosto, hein?

3. Ambiente

Escolha um lugar silencioso e organizado para fazer a sua entrevista. Isso porque, qualquer barulho exterior pode dificultar a captação do som.

4. Aparência

Vista-se como se você fosse a uma entrevista de emprego presencial. Baseado na sua pesquisa sobre a empresa e a vaga, escolha entre uma roupa mais formal ou mais casual.

É importante que o traje não fuja do contexto ou se destaque mais do que o conteúdo.

5. Fale olhando para a câmera

Não é porque a entrevista é online que ela precisa ser fria, certo? Por isso, procure olhar para a câmera ou para a pessoa que está conversando com você. Isso mostra interesse na vaga.

E também é importante agir com naturalidade, lembre-se que por mais que a entrevista seja online, você ainda estará sendo avaliado. Então, nada de bocejar e fazer caras e bocas.

6. Conteúdo

Por mais que as entrevistas online sejam curtas, na maioria das vezes, servem para instigar o recrutador. Por isso, aparecer lendo não é uma boa ideia.

Escreva um roteiro simples e objetivo, que resuma bem quem você é, pelo menos profissionalmente. Leia várias vezes até que consiga falar para a câmera com segurança.

Não decore palavra por palavra, porque pode não parecer sincero e natural. Evite tocar nos pontos exatos do seu currículo, porque o recrutador já tem acesso a ele.

Foque em explicar os movimentos da trajetória.

Por exemplo:

  • Por que escolheu migrar para outra área?
  • Quais habilidades desenvolveu em tal etapa da carreira?
  • O que fez para se desenvolver no período em que esteve desempregado?

Contar por ordem cronológica, nesse caso, é uma boa ideia. No entanto, se você quer se diferenciar ainda mais, trace a história de uma forma criativa, que faça sentido e tenha coerência.

Por fim, tome cuidado para não deixar o vídeo relaxado ou descontraído demais.

Opte por um modelo de currículo resumido na entrevista de emprego

Antes de mais nada, um currículo bem escrito, que destaque o que realmente é relevante, pode atrair a atenção do recrutador e garantir o convite para uma entrevista de emprego.

Elencar as experiências, fornecer as informações principais e adequar os dados de acordo com o cargo a que se destina a vaga é fundamental.

Portanto, seu currículo deve ser escrito de uma forma a ser lido rapidamente, com frases curtas, linguagem simples e que não tenha mais de uma página.

O que ele deve conter?

  • Dados pessoais atualizados, como nome, sobrenome, endereço, telefones de contato e e-mail;
  • Objetivo Profissional, que esteja de acordo com o que é solicitado para a vaga;
  • Formação Acadêmica.

Conte para nós: como você costuma se sair nas entrevistas? Utilize este passo a passo e nos diga se deu certo!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui