Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Siglas e termos que todo empreendedor deve saber.

Escrito por: Redação em 19 de dezembro de 2017

Para quem inicia no ramo de finanças, fica difícil entender todas as siglas e termos. Para ficar por dentro e sair entendendo de tudo, confira esse post.

É horrível ler um artigo em que estamos gostando muito e esbarrar em siglas que não conhecemos. Esse ruído pode prejudicar e muito o entendimento final do conteúdo. O mesmo serve para quem inicia carreira no ramo financeiro e virar empreendedor. Mas não entre em desespero, depois dessa matéria sairá entendendo todos os termos e siglas.

É legal saber o termo certo na hora certa para um empreendedor

Aporte

Se dermos uma definição básica e geral, aporte é um auxílio dado para certas finalidades. Para empreendedores, é o investimento financeiro que é investido na empresa.

Aceleradora

Esse termo é utilizado para indicar as novas incubadoras, outra expressão do meio. Ao ponto que as incubadoras estão mais identificadas a universidades e a projetos do governo, as aceleradoras costumam ser financiadas pelo capital privado e apoiam startups, empresas que possuem alto potencial de crescimento. A aceleração pode incluir ajuda financeiro, m

as está baseada principalmente no suporte à criação e ao desenvolvimento de negócios.

Benchmarking 

Ato em que as empresas se avaliam usando a concorrência como base. Essa avaliação é feita através de uma investigação meticulosa, com foco em identificar os aspectos que diferenciam e as características dessas empresas, com o propósito de melhorar os seus próprios métodos e produtos.

Bootstrapping

É o método em que o próprio empreendedor financia os gastos, ideias, pagamentos e projetos da sua empresa, sem receber alguma ajuda do capital externo ou de outras instituições.

Capital de giro

Termo usado para definir os recursos utilizados em que cobre cursos extras da empresa e para mantê-la caso haja problemas, períodos de recessão ou quando a receita de clientes está baixa. Esse método compactua com a

sustentabilidade da empresa, mesmo em fases difíceis.

Co-working

Espaço de trabalho compartilhado por diferentes empresas, que possuem a possibilidade de se relacionar e de trocar conhecimentos.

Crowdfunding

Aquisição de capital através de financiamento coletivo, em geral de pessoas físicas interessadas na iniciativa. Existem plataformas on-line especializadas nisso.

Crowdsourcing

É o termo dado a forma de conseguir serviços ou ajudas de forma colaborativa para geração de conteúdos, solução de problemas, desenvolvimento de novas tecnologias, geração de fluxo de informação e afins.

DealBreaker

É o ponto exato que impede que uma negociação seja fechada, é o momento da quebra de um acordo e um dos maiores medos dos empreendedores.

Earlystage

Earlystage é a forma que se nomeia o estágio inicial das empresas. Somente as que possuem até três anos de existência são classificadas nessa categoria.

Elevatorpitch

Apresentação da ideia do negócio em aproximadamente 30 segundos (tempo possível que uma pessoa poderia passar no elevador).

E-commerce

Termo americanizada para as famosas

compras online. O e-commerce é uma palavra de grande importância para os empreendedores por ser uma das maneiras mais rentáveis de ter o próprio negócio.

Investidor-anjo

Os investidores chamados de anjo são profissionais especializados que têm capital disponível para investir em novos empreendimentos. Em troca desse capital, espera-se um percentual da empresa investida.

MEI

Sigla para “Micro Empreendedor Individual, é a pessoa que trabalha por conta própria e que possui autorização legal como empresário.

Meetup

Encontro com participantes de comunidades de

ou empreendedores de pequenas e médias empresas, para discutir ideias, trocar experiências e aumentar o networking.

Networking

Possuir ou propor uma rede de contatos. ‘Fazer networking’, como é chamado, costuma ser uma ótima forma de melhorar a qualidade de seus relacionamentos e transformá-los em benefício mútuo no meio profissional.

Patente

O título de propriedade por tempo limitado sobre uma invenção, nome ou ideia, para evitar roubos e plágios.

Royalties

É o valor que se cobra pelo uso do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados.

SEO (Search Engine Optimization)

Conjunto de práticas e estratégias que buscam melhorar o posicionamento de sites e e-commerces em mecanismos de busca como o Google.

Spin-off

Criação de um negócio novo com base em uma empresa maior chamada de empresa-mãe.

Fique ligado nas dicas e informações que passamos aqui no FinanceOne. Com um pouco de finanças pessoais é possível economizar muito.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

venda de produtos
investimentos melhores que a poupança
Como quitar as dívidas
Lucro do FGTS
levar cachorro no avião