Início Notícias Carreiras Sisu 2022: saiba como se inscrever, quais as notas de corte e...

Sisu 2022: saiba como se inscrever, quais as notas de corte e mais!

0
menina lendo livro
0
(0)

As inscrições do Sisu 2022 para o segundo semestre já estão abertas e vão até a próxima sexta-feira, 1º de julho. Esse é um momento importante para muitos estudantes, já que o Sisu é considerado a principal porta de entrada em universidades e institutos públicos federais de todo o país.

Vale ressaltar que desde o último dia 15, os estudantes estão podendo realizar a consulta das vagas disponíveis nessa nova seleção. A consulta pode ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Se você é estudante e ainda está perdido em como se inscrever no Sisu, quais são as notas de corte e a quantidade de vagas, fique tranquilo que nós vamos te ajudar. Neste artigo você terá acesso a essas e mais informações.

Como se inscrever no Sisu 2022?

O Sisu 2022 está oferecendo 65.932 vagas em diversos cursos espalhados por todo o país em 125 instituições federais e estaduais. Antes de falar como você deve fazer para se inscrever no processo, é preciso saber quem pode, certo?

Para se candidatar a uma das vagas é necessário que você tenha participado do Enem em 2021. Além disso, não pode ter zerado a redação ou ser um dos participantes que realizaram o exame como treineiro.

+ 10 universidades particulares que oferecem bolsas pela nota do Enem

Descubra agora como se inscrever no Sisu deste ano.

exame como treineiro.

+ 10 universidades particulares que oferecem bolsas pela nota do Enem

Descubra agora como se inscrever no Sisu deste ano.

Passo a passo para se inscrever no Sisu

1º passo: acesse a página do Sisu e clique em “Fazer inscrição”, e depois clique em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”;

2º passo: confirme todos os seus dados para que o Sisu possa entrar em contato com você;

3º passo: na tela de inscrição, será possível escolher até duas opções de curso no qual você tenha interesse. Você pode pesquisar as vagas pelo município, nome da faculdade ou do curso;

3º passo: no resultado da busca aparecerá os cursos disponíveis. Clique no curso para saber mais detalhes e as modalidades disponíveis. Leia atentamente as informações disponíveis para o curso;

4º passo: escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar;

5º passo: confira todos os dados do curso e modalidade de vaga escolhida, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”;

6º passo: depois que confirmar a sua inscrição, você poderá voltar para a tela “Minha inscrição” e conferir as informações da opção escolhida.

As inscrições do Sisu 2022 vão até sexta-feira

Uma informação importante é que você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

Como funciona a nota de corte do Sisu?

A nota de corte do Sisu 2022 deve oscilar até o último dia e não é possível precisar até o momento qual será a média final de cada curso. Você sabe como funciona?

O Sisu calcula, uma vez ao dia, qual é a menor nota para o candidato conseguir ficar entre os selecionados para aquela universidade e curso. Essa nota se chama nota de corte e vai mudando até o último dia.

+ Prouni 2022: veja passo a passo para se inscrever

É importante dizer que o próprio Sisu já calcula a sua média automaticamente e se ela é capaz de fazer você ficar entre os aprovados daquele curso. Na mesma tela, caso você se candidate, aparecerá a sua posição, de acordo com a nota.

Como os candidatos podem trocar de opção até o último dia, é comum que a sua posição também mude, para mais ou para menos.

Veja o calendário completo do Sisu 2022

Bom, você já sabe que o Sisu 2022 está com inscrições abertas até a próxima sexta, 1º. Mas, quais serão as próximas fases?

+ Conheça os 4 programas que utilizam as notas do Enem

Ficar de olho nas datas é importantíssimo para que você não perca nenhum evento do cronograma e, principalmente, a matrícula para ingresso no curso. Veja a seguir o calendário do Sisu 2022:

  • Realização das inscrições: de 28 de junho a 1º de julho;
  • Resultado da chamada única: 06 de julho;
  • Matrícula: de 13 até 18 de julho;
  • Participar da lista de espera: de 06 até 18 de julho.

Gostou de saber todos os detalhes do Sisu 2022? Então compartilhe o artigo com o seu amigo que fez o Enem e precisa dessas informações.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui