Início Notícias Finanças Pessoais Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

2
4.2
(100)

Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para realizar compras e até mesmo pagar algumas contas. A grande maioria desses cartões conta com uma anuidade. Apesar de muitas pessoas pagarem essa taxa, será que sabem de fato o que é?

Dependendo do cartão de crédito, as anuidades são consideradas altas. E esse valor cobrado pelas administradoras é justificado como tarifa de manutenção.

Os que possuem programas de benefícios, como pontuação ou milhas, justificam a anuidade por manter os programas funcionando.

Vale ressaltar que de acordo com o Banco Central não é errado cobrar a taxa de anuidade. Contudo, quem vai decidir sobre a cobrança ou não, se terá parcelas ou será à vista são as próprias instituições financeiras.

A seguir, confira o que é a taxa de anuidade, se é possível negociar o valor e muito mais. Boa leitura!

Entenda o que é a taxa de anuidade do cartão de crédito

A taxa de anuidade é uma cobrança, seja do banco ou da instituição financeira responsável pelo uso do cartão de crédito.

É comum que essa taxa seja cobrada de forma automática e discriminada na fatura do cartão.

É importante frisar que a cobrança da tarifa é de responsabilidade das instituições financeiras. E o valor da taxa está sempre disponível no site do banco, na seção do cartão de crédito.

A taxa ainda pode ser cobrada de forma mensal, dividida em parcelas ou anual, na forma à vista. Grande parte das instituições financeiras cobra em parcelas na própria fatura do cartão.

Da mesma forma que existem diversos tipos de cartões de crédito, também existem diversos valores de anuidade. Nos sites das administradoras é possível encontrar as informações sobre os cartões e os valores. Além dos exemplares sem anuidade.

A cobrança pode ser realizada, conforme definição do banco, a partir do primeiro ano de utilização do cartão. Ocorrendo no primeiro mês de uso.Mas, algumas instituições optam em dar o primeiro ano de anuidade gratuita para os clientes.

O recomendado é sempre consultar o banco emissor, por meio do serviço de atendimento, e buscar as informações sobre como será realizada a cobrança e a partir de quando ela irá acontecer.

+ Confira motivos para não pagar a anuidade do cartão de crédito

É possível negociar o valor da anuidade do cartão?

Para essa resposta, você precisa consultar os termos do seu banco e verificar o que consta no seu contrato de aquisição do cartão de crédito. Em alguns casos, sim, é possível negociar o valor.

Além disso, se você estranhar qualquer valor que não esteja identificado na fatura, entre em contato. Ele pode ser referente à anuidade, mas com outra identificação.

Os bancos podem cobrar este valor de forma automática em alguns casos. Mas é preciso lembrar que esses valores são sempre negociáveis.

Basta você ter em mãos o número de contato do seu banco para fazer essa negociação. É importante mencionar que é um valor que muda constantemente, então provavelmente você terá que negociar mais de uma vez, se for o caso.

cartões de crédito mastercard e visa
Saiba como conseguir negociar o valor da anuidade do cartão de crédito

Para buscar uma taxa menor, uma dica é tentar um desconto maior para o próximo ano, dependendo também do período em que você efetuará essa negociação.

Outra notícia é que se você utiliza o cartão de forma recorrente, o valor da sua anuidade pode ser negociado com mais facilidade e pode chegar a zerar, de acordo com a administradora.

Argumentos para negociar a taxa do cartão

  • O volume de gastos do seu cartão é considerável e, por isso, você é um cliente importante para a empresa;
  • O mercado atual oferece opções de anuidade zero sem necessidade de utilização mínima;
  • Um amigo ou familiar conseguiu a isenção da anuidade, então você também poderá conseguir;
  • Você é um cliente antigo e paga sempre sua anuidade em dia.

Qual a diferença entre anuidade diferenciada e convencional?

Muitos não sabem que neste meio das instituições financeiras é possível existir dois tipos de anuidade: a diferenciada e a convencional. E, por incrível que pareça, os nomes já dizem muito sobre elas.

Na convencional, é aquele modelo de anuidade que todos já estão acostumados. O valor é fixo e pago anualmente à vista, ou então dividido em até três vezes.

Na diferenciada, no entanto, você paga um valor por mês, o qual costuma ser dividido em 12 vezes ao ano. As parcelas são mais acessíveis.

Confira opções de cartões sem taxa

Ah, e você sabia que já existem diversas opções de cartões de crédito sem anuidade? Isso mesmo, a notícia é animadora e a lista de empresas que já dão essa alternativa para seus clientes é grande.

Geralmente, é bem mais comum que as fintechs ou bancos digitais ofereçam cartões de crédito sem anuidade. Inclusive esse é um dos benefícios principais.

E se você quer saber uma lista completa, o FinanceOne traz para você 14 opções de cartões de crédito sem anuidade:

  • Credicard Zero;
  • Santander Free;
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Digio;
  • Neon;
  • Banco Original;
  • BMG;
  • Saraiva;
  • Meu Pag;
  • Atacadão;
  • Digimais;
  • SIM;
  • Lojas Americanas.

Gostou dessas opções? Você já sabia o que é e como funciona a anuidade de um cartão de crédito? Então salva este link e não deixe de compartilhá-lo para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo também.

O que achou disso?

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 100

Seja o primeiro a avaliar este post.

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Suely! Tudo bem?
      O valor da anuidade varia de cartão para cartão. Cada administradora estabelece esse valor previamente e ele deve ser informado no momento da contratação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile