Taxa de desemprego cai em julho na região metropolitana de São Paulo | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Taxa de desemprego cai em julho na região metropolitana de São Paulo


São Paulo, 31/08 (Enfoque) –

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo apresentou leve queda ao passar de 17,6% em junho para 17,4% em julho, segundo informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego, feita todos os meses pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada hoje (31) na capital paulista.

Segundo os dados, o contingente de desempregados foi calculado em 1,953 milhão de pessoas, 37 mil a mais do que no mês anterior. Esse número é decorrente da redução do nível de ocupação com a eliminação de 45 mil postos de trabalho (-0,5%) e da População Economicamente Ativa (PEA), que registrou 82 mil pessoas deixando o mercado de trabalho, o que equivale a 0,7%.

Os dados mostram também que em fevereiro o nível de ocupação caiu 0,5% e o contingente de ocupados foi estimado em 9,274 milhões de pessoas. O resultado ocorreu em função da queda de empregados na indústria de transformação (-3,0%), equivalente a 44 mil postos de trabalho a menos; no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2,2%), com a eliminação de 36 mil postos de trabalho; e na construção (-0,3%), com menos 2 mil postos de trabalho. O setor de serviços registrou crescimento no nível ocupacional (0,7%), com geração de 38 mil postos de trabalho.

A pesquisa mostrou ainda que o número de assalariados caiu 0,5%. No setor privado, houve aumento do assalariamento com carteira assinada (1,9%) e caiu o número de assalariados sem carteira (-0,5%). O contingente de ocupados nas demais posições caiu 1,9%, os autônomos caíram 1,1%. A quantidade de empregados domésticos cresceu 2,7%. De acordo com a pesquisa, entre dezembro e janeiro, o rendimento médio real dos ocupados caiu 0,3%, passando a R$ 1.963,00. Já o rendimento dos assalariados teve variação positiva, passando a R$ 2.034,00.

Quando analisados os últimos 12 meses, a taxa de desemprego na região metropolitana em julho deste ano foi maior do que a verificada em julho do ano passado (13,7%). O contingente de desempregados aumentou em 439 mil pessoas, devido à eliminação de 261 mil postos de trabalho (-2,7%) e ao aumento da força de trabalho da região, com a entrada de 178 mil pessoas no mercado de trabalho (1,6%).

Segundo os dados, em relação a julho do ano passado, o nível de ocupação diminuiu 2,7% em função das reduções no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com a eliminação de 111 mil postos de trabalho, ou -6,5%, na construção (-93 mil postos ou -13,5%) e na Indústria de Transformação (-88 mil postos ou -5,8%). Houve aumento do nível ocupacional nos serviços, com geração de 34 mil postos de trabalho ou 0,6%.

(por Gabriel Codas)


Fonte: Enfoque
Publicado em: 31/08/2016 11:01:36

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras