Início Notícias Economia Taxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

Taxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

0
Montagem de gráfico com bandeira do Brasil ao fundo e uma ilustração de moeda
1
(1)

A taxa Selic é utilizada como uma referência para as demais taxas de juros da economia, mas também é um mecanismo de controle da inflação pelo Banco Central.

Portanto, na esteira dos dados mais recentes de inflação, os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções da Taxa Selic para 8,35% ao ano até o fim de 2021.

Essa é a 24ª elevação consecutiva na projeção e está na última edição do Boletim Focus.

A previsão está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional: de 3,75%.

Puxada pelos combustíveis, a inflação subiu 0,87% em agosto, a maior para o mês desde o ano 2000. Esse dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses. Portanto, o maior acumulado desde fevereiro de 2016, quando o índice alcançou 10,36%.

“O aumento na taxa Selic é um reflexo dos índices de inflação divulgados recentemente. As projeções evidenciam a tendência de que o IPCA fique acima da meta definida para o ano de 2021. Como uma medida para manter a inflação dentro do centro da meta, a tendência é de que ocorram novos aumentos na taxa Selic até o final do ano”, avalia o economista Jhonatan Hoff.

Para 2022, a estimativa de inflação é de 4,10%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

Qual é o motivo do aumento da taxa Selic?

Na prática, o aumento da taxa Selic tem como objetivo dificultar o acesso da população ao crédito. Com isso, as empresas têm menos demanda e os preços caem.

Junto a esse efeito, o dólar também tende a recuar.

O economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, explica que com o dólar controlado, investidores internacionais começam a botar dinheiro no país.

“Assim, eles geram emprego, renda e introduzem verba na economia. O dólar caindo gera conforto. Gasolina, gás, commodities e uma série de alimentos são afetados pela cotação do dólar”, afirmou Vieira.

Contudo, o aumento dos juros provocará taxas bancárias mais elevadas, influenciando assim, o consumo da população e os investimentos produtivos.

Outro problema previsto pelos especialistas são as despesas maiores com os juros da dívida pública. O possível crescimento de 4,5 pontos na taxa Selic geraria cerca de R$145 bilhões a mais nas despesas com juros.

Alta da taxa de Selic gera impactos principalmente em títulos de renda fixa

Como ficam os investimentos

A alta da taxa Selic deixa as aplicações financeiras com renda fixa mais atrativas. A poupança, por exemplo, tende a render mais.

Uma taxa Selic de 4,25% ainda perde da inflação oficial projetada para os próximos 12 meses, de 4,31%.

Mas a tendência é que o ciclo de alta de juros continue. Elevando assim gradativamente o retorno das aplicações financeiras cuja remuneração esteja atrelada à Selic e à taxa DI – taxa de juros que costuma acompanhar a taxa básica.

Assim, os investimentos conservadores estão voltando a ter rentabilidades atrativas, aumentando sua probabilidade de ganhar da inflação e preservar o poder de compra do investidor.

É o caso do Tesouro Selic (LFT), da caderneta de poupança, dos fundos DI e de títulos bancários, como os CDB, LCI e LCA pós-fixados.

Por outro lado, os títulos de curto prazo devem se desvalorizar, o que prejudicaria investidores que já investem em produtos pré-fixados e atrelados à inflação.

Mas é importante dizer que o mercado financeiro considera o cenário da alta da Selic positivo para outros títulos que acompanham a taxa básica de juros.

Gostou do artigo? Descubra o que as alterações na Taxa Selic interferem no dia a dia do pequeno poupador

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui